5 passos de como ter sucesso na vida financeira

Atualmente, o brasileiro tenta chegar ao fim do mês com dinheiro para pagar todas as suas contas. A crise econômica parece se agravar a cada mês e o país já contabiliza 12 milhões de desempregados, além de o fechamento de milhares de empresas em todos os estados. Então, chegou a hora de você aprender a ter sucesso na vida financeira!

Mais do que nunca, o cidadão deseja aprender novas maneiras de alcançar o sucesso na vida financeira. Mas, será que você conhece os conceitos básicos de como prosperar na vida financeira?

sucesso na vida financeira

Contas para ter sucesso na vida financeira

Não significa achar o caminho mais rápido para acumular uma fortuna, mas obter um padrão de vida estabilizado e fornecer condições dignas para toda a sua família.

Por que ter sucesso na vida financeira?

Se você nunca se preocupou com as suas finanças deve ter se assustado com o aumento da inflação, dos preços dos alimentos e até mesmo da elevação constante dos valores dos combustíveis.

Portanto, o sucesso financeiro pessoal também se converteu em uma chance de ter muito mais tranquilidade para planejar toda a sua jornada dentro e fora do mercado de trabalho.

Os passos para você ter sucesso em sua vida financeira

Se você está a fim de descobrir como crescer na vida profissional para atingir o sucesso na vida financeira toda ajuda pode ser muito bem-vinda, principalmente, neste período de instabilidade econômica. Sendo assim, confira a seguir 5 dicas simples para melhorar as suas finanças neste fim de ano.

1 – Não gastar mais do que se ganha

A primeira lição que todo trabalhador, empresário, empreendedor ou profissional liberal deve aprender é que não se deve gastar mais do que se ganha no mês. Portanto, se o seu salário é de R$ 1500, você não pode passar três meses com despesas acima dos dois mil reais.

Cortes Sucesso Vida Financeira

Negociar dívidas e cortas gastos também é necessário

Simplesmente, a conta não veja e você terá que arcar com todas essas dividas posteriormente. Considere o exemplo de uma caixa d’água: enquanto houver algum furo sairá água, mas quando o problema for sanado a água tende a encher gradativamente.

Esse mesmo conceito pode ser aplicado a sua vida. Mesmo que se trate de uma dica básica, nem todo mundo tem o cuidado de verificar o quanto sai e o quanto entra em suas finanças todos os meses. Comece a se preocupar com as questões básicas para dar conta de sanar os problemas mais sérios.

2 – Organizar as suas finanças

A partir do momento que você começa a calcular quais os valores que você arrecada e o que deve ser gasto mensalmente, é possível também organizar a sua situação econômica. Esse pode ser considerado o primeiro passo efetivo para atingir o sucesso na vida financeira.

Descubra como alcançar sucesso na vida financeira

Como obter sucesso na vida financeira?

Isso não significa que estará no caminho mais curto para a fortuna, apenas que está aprendendo a andar na direção correta.

Portanto, você pode usar todas as ferramentas digitais, online ou virtuais para facilitar o seu procedimento. Afinal, já existem programas de computador, aplicativos de celular, sites gratuitos, artigos, vídeos explicativos e até mesmo tutoriais a sua disposição na internet.

Todavia, não importa se você se sente mais confortável fazendo esses cálculos em uma folha de papel, na sua planilha do Excel ou no mais sofisticado programa do planeta. Os especialistas apenas alegam que é fundamental anotar todas as despesas fixas (contas, financiamentos), os gastos variáveis e os seus ganhos para ter noção de como está a sua saúde financeira.

Ei! Sucesso na vida financeira está relacionado com desenvolvimento pessoal, então dá só uma olhada nesses artigos aqui…

1 – Descubra como elevar o seu desenvolvimento pessoal

2 – Descubra 7 formas de como manter a motivação pessoal

3 – Os 7 segredos da alta performance

3 – Cortar os gastos desnecessários

Quando você tem consciência de como está a sua situação econômica pode dar o segundo passo, ou seja, cortar as despesas desnecessárias ou supérfluas. Isso acontece, principalmente, se a sua saúde financeira está realmente abalada.

Por isso, é preciso realizar alguns cortes, de preferência, nos seus gastos variáveis para aliviar o seu orçamento. Basicamente, os seus gastos variáveis são as contas que mudam de acordo com o mês, como, por exemplo: compra de roupas, itens pessoais, entre outros.

E essa dica também pode ser aproveitada por uma empresa ou por um profissional autônomo que deseja alcançar o sucesso financeiro e a ciência de enriquecer. Pois, você para de gastar em questões não emergenciais e pode utilizar esse capital para alavancar as suas vendas e/ou expandir a sua marca.

4 – Aprender a poupar dinheiro

Quando você consegue voltar a contar com um orçamento sólido está na hora de aprender mais um conceito interessante: guardar dinheiro para emergências.

Essa é uma necessidade para o trabalhador que conta com família e está propenso a ter que comprar remédios, pagar o dentista do filho ou arcar com alguma despesa repentina.

Por isso, é recomendado que você tenha a possibilidade de poupar mensalmente, mesmo que seja apenas 10% de seu salário. Os especialistas recomendam cerca de 30% de seus ganhos, mas qualquer quantia já se torna valida.

5 – Empreender

Empreender é um passo a mais rumo ao sucesso na vida financeira, porém, é o mais complexo. Uma vez que exige conhecimento profundo e ousadia de um cidadão que pode estar acostumado a somente colocar dinheiro na sua conta poupança.

Empreenda Vida Financeira

Empreender para o sucesso na vida financeira

Por isso, quando você reúne uma quantia considerável e pode dispor dela para iniciar um empreendimento próprio, variar os seus investimento ou mesmo aplicar na Bolsa de Valores é preciso avaliar todos os riscos.

Se tudo der errado, qual será o impacto desta perda na sua rotina?

E essa analise pode assustar as pessoas mais conservadoras para assumir riscos. Mas, vale lembrar que quanto menor o risco, menor o seu retorno. Quanto maior o risco assumido, maior o seu lucro. Todas essas variáveis precisam ser pensadas, estudadas e calculadas para não voltar ao primeiro estágio.

Domínio total de sua situação financeira

Ao chegar neste estágio, você se mostra totalmente informado sobre a sua condição econômica e pronto para avançar mais algumas casas em busca do sucesso na vida financeira. É importante destacar que errar não deve ser encarado como uma falha completa ou desperdício puro de dinheiro.

Sucesso na vida financeira

Estabilizar a situação financeira também é obter sucesso

Isso acontece quando você não se prepara ou não se planeja para a possibilidade de fracasso. Todavia, os erros e os acertos fazem parte da trajetória de todas as pessoas. Então, aprenda com as suas falhas, busque sempre por novas informações e não deixe de fazer planos.

Como ter liberdade com a internet