Como ganhar dinheiro com blog

Ganhar dinheiro com blog talvez seja a frase mais procurada nos mecanismos de busca atualmente. E em todo o mundo. E não é apenas a crise o motivo de tanta procura.

Em verdade, a tendência de desenvolver atividades laborais na própria casa cresce muito por conta da evolução da tecnologia da informação. Um dos caminhos para isso – e ser muito bem remunerado – é criar um blog. Veja aqui algumas portas que abrem esses caminhos.

Como ganhar dinheiro com blog é sonho de muitos.

Como ganhar dinheiro com blog é sonho de muitos.

É possível fazer quase tudo no recanto dos lares hoje em dia, inclusive atividades que precisem do profissional in loco (eletricista, encanador etc.), pois elas são acertadas via internet diretamente de casa.

E tudo isso começou quando inventaram o conceito de blog. A internet é profícua em notícias das mais diversas e meio propagação fácil de conhecimento. Essa ideia é intrínseca à ideia de internet.

Aos poucos, a informalidade foi ganhando espaço quase físico no espaço virtual e usuários passaram a expor suas opiniões, falácias, conceitos, pensamentos, posturas etc.

Daí para alguém ter iniciativa de criar um diário pessoal e torná-lo público na rede foi um passo pequeno de bebê. Essa foi a premissa dos blogs: diários pessoais e quase íntimos compartilhados com amigos especiais.

Aliás, o termo em si tem justamente esse significado: web (rede) + log (diário) –> weblog –> blog. Você pode encontrar a história dos blogs aqui e também aqui.

Var achar interessante descobrir que o pesquisador brasileiro Cláudio Pinhanez é considerado o primeiro blogueiro do mundo. Ele criou o primeiro “Diário Aberto” quando era funcionário do MIT Media Lab, laboratório que compõe o corpo de arquitetura e urbanismo do Massachusetts Institute of Technology – MIT, EUA.

De lá para cá, muita coisa mudou no caminho dos blogs. Inclusive a forma de ganhar dinheiro com blog.

O que são e como ganhar dinheiro com blogs

Como foi visto acima, blogs eram uma espécie de site pessoal, espaço virtual no qual um internauta, nesse caso chamado blogueiro, expunha suas opiniões e conhecimento sobre determinado assunto. Via de regra, a coisa se desenrolava quase como brincadeira, hobby de quem não tinha muito o que fazer em certas horas do dia.

Qualquer assunto é importante no universo dos blogs. E rentável. - Ganhar dinheiro com blog

Qualquer assunto é importante no universo dos blogs. E rentável.

Atualmente, blogs são meios de ajustes nas finanças pessoais de muitos e sobrevivência financeira de vários interessados.  Assim, ganhar dinheiro com blog é preocupação de todos que usam esse espaço virtual em suas atividades.

Continua sendo espaço virtual para divulgação de conhecimento pessoal de algum assunto que o blogueiro considera importante para muita gente. E esse já é um dos caminhos para se ter sucesso em blogs: discorrer, instruir, indicar, argumentar, fazer discutir, ensinar algo que seja interessante para muita gente.

E é inacreditavelmente surpreendentes alguns temas encontrados em blogs. Imagine um… qualquer um… o mais absurdo que você possa imaginar. Acredite: existe um blog com esse tema.

Há alguns anos, os blogs eram considerados sites de quinta categoria. Qualquer empreendimento que apresentasse o domínio do site de blogs em seu endereço era considerado de baixa estirpe. Algo como “minhaempresa.nomedosite.com.br” era inimaginável no mundo corporativo.

A evolução das ações de escritório de marketing deram um jeito nisso. Elas começaram a usar blogs para divulgar produtos e ideias. Em tempo recorde, os blogs passaram de espaços pessoais a grandes fontes de divulgação de marcas, produtos e serviços.

Monaliza Rigo é chefe operacional de grande agência virtual. Conselho é: “Escrever sobre o assunto favorito é  muito divertido para vários usuários online. Mas a profissão de blogueiro é um pouco diferente, pois é trabalho real, que inclui outras tarefas além de escrever”. E ainda complementa: “O conteúdo é realmente importante, mas há algumas outras recomendações”.

Pois então, vamos a elas.

Como ganhar dinheiro com blog por visita

E como os blogs ganharam status diferenciado perante escritórios de publicidade, ganharam também importância para empresas de todo porte.

  Blogs bem feitos são caminhos para a independência. - ganhar dinheiro com blog

Blogs bem feitos são caminhos para a independência.

Grandes empresas de sites começaram a desenvolver ferramentas com olhos voltados para os blogs. FAQs. Feeds, RSS, área de comentários, internal links, external links etc. são algumas delas que mostram a importância dos blogs atualmente.

E você precisa dar atenção a todas elas caso sua intenção seja viver de atividades no chamado cyberspace.

Uma delas é marcadores de visitas.

Um blog é a fachada de sua casa; os temas e seus links são os cômodos. Quando se tem bela casa, quer-se que haja visitantes e que estes conheçam todos os cômodos.

Com um pouco de experiência, você consegue distribuir quadros e objetos de arte que atraiam atenção de visitantes a ponto de eles quererem comprar objetos semelhantes.

Essa é a ideia. Atrair visitantes e leitores e ganhar dinheiro com blog por visitas.

O Google é o primeiro interessado em seu blog. Quanto mais rentável ele for, mais vai atrair os mecanismos de busca do gigante da internet e de outras empresas da área. O programa Google Adsenses (veja mais abaixo) existe para criar tais elos.

Para isso, você precisa aplicar algumas estratégias. Veja:

Ei! Antes de seguir, deixa a gente te mostrar como você pode ganhar dinheiro online com outras formas…

1 – Programa de afiliados: como ganhar dinheiro com ele

2 – Programa de Afiliados: dinheiro, sombra e água fresca

3 – 10 dicas para ganhar dinheiro como infoprodutor em 2017

1 – Discorra sobre assuntos atuais

Qualquer que seja o tema central de seu blog, é sempre possível associá-lo a assuntos discutidos na atualidade. É o que fazem, por exemplo, grandes empresas em publicidade de rádio e TV: carnaval vende carro, cerveja, roupa, casas;

Dia das Mães vende carro, cerveja, roupa, casas; dias festivos vendem carro, cerveja, roupa, casas.

Para isso, é necessário perspicácia redacional. Caso não tenha poder de escrita, nossa sugestão é que participe de cursos nessa área. Como alternativa, é sempre possível recorrer a freelancers provedores de conteúdo.

São profissionais que passam o dia pesquisando formas de tornar seu blog agradável e produtivo.

Mas…

2 – Adote um fluxo de atualizações

Determine um período para novas postagens e siga-o com presteza. Se você publica um texto ou dez por semana, mantenha essa periodicidade. Seus leitores se habituam a ela facilmente.

Entretanto, convém lembrar que o ideal é atualização diária. Quanto mais conteúdo, melhor é o desempenho de seu blog perante os mecanismos de buscas.

E…

3 – Participe de outros blog

Faça comentários inteligentes em blogs diversos semelhantes ou não ao seu. Inclua links de seus próprios textos e, em contrapartida, inclua  links daqueles em que você comentou algo em seu próprio blog.

E ainda…

4 – Divulgue seu blog

O conceito um produto não faz publicidade por si só é conhecido no mundo do marketing. É necessário buscar formas de torná-lo conhecido. Não à toa revistas fazem publicidade em jornais e vice-versa; emissoras publicam em sites e vice-versa; jornais se mostram em out-doors e empresas de out-doors se divulgam em jornais etc.

Vá ao facebook, ao twitter, ao G+ etc. e fale de seu blog.

5 – Conheça o básico das estratégias SEO

O Search Engine Optimization é ferramenta que identifica conjunto de ações aplicadas em seu blog. Quanto melhor o nível SEO, mais rapidamente seu blog é pesquisado nos motores e busca.

6 – Interaja com seus leitores. Mesmo que sejam poucos

A ideia de blog como publicação de diário pessoal ainda está na mente de muitos e provavelmente vai estar por muito tempo. Assim, um leitor gosta de ter atenção como se fosse único, um amigo.

Responda a todos os comentários nas postagens de seu blog. É boa a boca  contemporâneo: virtual.

7 – Identifique o poder de seu blog

Crie formulários de pesquisa. O próprio Google dispõe de aplicativo para isso.

Incentive seus visitantes a responder a algumas perguntas sobre seu blog. Essa ação auxilia você a também conhecer seu público, o que é ideal para saber o que postar e deixar de postar.

8 – Procure imagens incentivadoras

Um blogueiro que ainda não disponha de anunciantes precisa tomar cuidado com imagens em suas postagens. Elas são a primeira voz do blog.

Antes de ler, o visitante vê. Assim, as imagens devem levar o leitor ao texto e não o contrário. Mas tenha cuidado com direitos autorais. Procure imagens em bancos disponibilizadores. Sempre que não for possível identificar o autor da imagem, deixe claro a fonte onde a conseguiu.

Quanto ganha um blogueiro

Essa é questão de difícil discurso. A renda de um blogueiro é intensamente variável por conta da multiplicidade de ações que cada um determinada para seus blogs.

Mas a empresa E-konimista conseguiu identificar alguns dados que dão ideia de quanto ganha um blogueiro de renome: 30 mil reais por mês com imagens, postagens em redes sociais, anúncios em seu próprio espaço etc.

blog

A renda de um blogueiro é intensamente variável por conta da multiplicidade de ações que cada um determinada para seus blogs.

Mas certamente o blogueiro com essa renda começou trabalhando 18 horas por dia e comeu o pão que muitos amassaram com os pés antes de chegar a esse nível.

Google Adsenses é o caminho mais conhecido para que um blog comece a converter empenho de blogueiro em dinheiro de blogueiro. Trata-se de ferramenta pela qual o Google aciona anunciantes nos blogs de grande reconhecimento público.

O Google identifica anunciantes interessantes para seu blog e cria links externos para eles. Cada click que determinado anunciante tiver a partir de seu blog tem um valor, que é pago ao Google que, por sua vez, repassa um percentual para você.

O número de visitas é o parâmetro para boa colocação do blog nesse mecanismo. Quanto maior, certamente mais chances de gerar clicks o blog tem. É nesse contexto que as dicas acima têm grande relevância para seu blog. Siga-as.

Muito bem. Crie seu blog ou adapte-o caso tenha um. Aquele velho sonho de todo empregado de ser seu próprio patrão é falácia motivacionista, mas você pode muito bem substitui seu patrão por clientes virtuais e viver muito, mas muito bem mesmo.

Suas dúvidas são nosso empenho. Envie-as para nós. Teremos satisfação em discuti-las.

Boa sorte!

Como ter liberdade com a internet