Livro “Pai Rico, Pai Pobre”: tudo o que você precisa saber

Primeiro best-seller de Robert Kiyosaki e Sharon Lechter, o livro “Pai Rico, Pai Pobre” traz importantes lições sobre o papel da educação financeira. Como o dinheiro é um dilema na vida de muitas pessoas, a sua ideia é auxiliar aqueles que não conseguem administrar suas economias.

Ele enfatiza a necessidade de pensar sobre planejamento de finanças pessoais, reforçando a importância da busca pela independência financeira através de uma boa gestão do dinheiro ou da criação de seu próprio negócio.

Resultado de imagem para pai rico pai pobre

Livro Pai Rico, Pai Pobre

O conceito do livro “Pai Rico, Pai Pobre” é simples: com maior inteligência financeira, você conseguirá resolver problemas comuns do seu dia a dia. A partir daí, torna-se possível determinar o destino do dinheiro que chega às suas mãos. Além disso, a ideia do livro refere-se aos ensinamentos financeiros que você passará a seus filhos. Ao dividir esse conhecimento, eles estarão mais bem preparados para o mundo.

Neste artigo, você conhecerá os autores do livro, compreenderá o que vem a ser o famoso quadrante financeiro e saberá como ganhar dinheiro sem precisar investir em imóveis. Vamos nessa?

Quem são os autores do livro “Pai Rico, Pai Pobre”

O livro “Pai Rico, Pai Pobre” é uma obra feita em conjunto por duas pessoas: Robert Kiyosaki e Sharon Lechter. Ambos os autores são empresários e investidores e viram no livro a possibilidade de passar seu conhecimento adiante – e faturar, é claro!

Robert Kiyosaki nasceu em Hilo, Hawaii, em 1947. Autor de 19 livros, ele, ao lado de sua esposa, é fundador da The Rich Dad Company, uma empresa de educação financeira, e criador do jogo de tabuleiro CASHFLOW 101. Este não se trata apenas de um simples brinquedo, mas também promete ensinar técnicas financeiras para ajudar os jogadores a ficarem ricos trabalhando por conta própria ou montando empresas.

Robert Kiyosaki

Robert Kiyosaki nasceu em Hilo, Hawaii, em 1947, e é autor de 19 livros.

Depois do sucesso internacional do livro “Pai Rico, Pai Pobre”, Robert Kiyosaki tornou-se, para quem busca independência financeira, uma espécie de guru. Atualmente, ele atua como coach e tem sido convidado especial nos mais diversos meios de comunicação.

A segunda autora do livro, Sharon Lechter, é auditora pública certificada e cofundadora da Rich Dad’s Organization. Atualmente, ela dedica seus esforços profissionais à área educativa, sendo uma defensora da educação e da necessidade de aumentar a conscientização de suas economias.

Resultado de imagem para Sharon Lechter

Segunda autora do livro, Sharon Lechter, é auditora pública certificada e cofundadora da Rich Dad’s Organization

Filantropa, palestrante motivacional e ativista para a alfabetização financeira, Sharon Lechter tornou-se mundialmente conhecida após a publicação do livro “Pai Rico, Pai Pobre”.

“Pai Rico, Pai Pobre” quadrante financeiro

Que tal aprender um pouco mais sobre o famoso quadrante financeiro do livro “Pai Rico, Pai Pobre”? Afinal, todos nós, de uma forma ou outra, desejamos segurança econômica e independência financeira.

A ideia do quadrante é ensinar os conceitos básicos de renda, ativos e fluxo de caixa. Além disso, ela também inclui fazer com que você entenda os diferentes métodos pelos quais a renda ou o dinheiro são gerados e utilizados. Para que não haja dúvidas, vamos entender como funciona o quadrante financeiro por passos.

1 – Aprenda sobre o conceito dos quatro indivíduos

Para começar, é preciso entender que o mundo dos negócios é composto basicamente por quatro tipos de pessoas, que são:

Quadrante financeiro

É preciso entender que o mundo dos negócios é composto basicamente por quatro tipos.

  • Empregado (E): aquele que tem um emprego
  • Autônomo (A): possui um emprego, trabalhando por conta própria
  • Dono de negócio (D): possui um sistema de negócios e, por que não, empregados e autônomos
  • Investidor (I): faz o dinheiro trabalhar para ele
2 – Identifique a sua posição atual

Sabendo quais são os quatro tipos de pessoas no mundo dos negócios, é importante se identificar em algum deles. Segundo o livro “Pai Rico, Pai Pobre”, você determinará o seu tipo observando a partir de onde vem a maior parte de sua renda.

3 – Decida onde você quer estar

Se você deseja alcançar a liberdade financeira, saiba que ela dificilmente virá se você for do tipo empregado (E) ou autônomo (A) no mundo dos negócios. Por isso, decida onde você quer estar para caminhar em direção a esse lugar.

4 – Determine se a liberdade financeira é para você

No mundo atual, ser verdadeiramente livre significa ser financeiramente livre. O dinheiro nos permite “viver” mais, proporcionando maior sensação de real liberdade. Para isso, caso você seja um empregado ou autônomo, é preciso mudar de quadrante, o que é  experiência transformadora.

Pai Rico, Pai Pobre

No mundo atual, ser verdadeiramente livre significa ser financeiramente livre.

Tornar-se dono de um negócio ou investidor requer uma mudança fundamental em seus princípios, sendo necessário uma imensa transformação pessoal. É preciso sair de sua zona de conforto.

Antes que você vá ao próximo tópico, deixe-nos apresentar alguns outros artigos de nosso blog sobre geração de renda através da internet.

1 – Ganhar dinheiro com poker online: descubra maneiras de como fazê-lo

2 – Aprenda agora a ganhar dinheiro com trader esportivo

3 – Programa de afiliados: como ganhar dinheiro com ele

5 – Obtenha inteligência financeira

Ter a sua independência financeira requer alguns sacrifícios, como o desejo de uma vida segura e normal. Por isso, é necessário um elevado nível de inteligência financeira. É preciso deixar a segurança do emprego fixo de lado para conquistar sua verdadeira liberdade. O caminho é arriscado e incerto a um primeiro momento, mas recompensador a longo prazo.

6 – Esteja ciente dos riscos

Como dissemos acima, conquistar sua liberdade financeira tem riscos. Esteja ciente deles e fique preparado para quaisquer eventualidades.

7 – Desenvolva as habilidades necessárias

Para ser um dono de negócio (D) ou investidor (I) são necessárias certas habilidades que adquirimos no nosso dia a dia. Dentre elas, está a curiosidade por conhecimento, segurança quanto a seus objetivos e não ter medo de se arriscar.

A partir dessas 7 etapas, você estará pronto e ciente do que quer e em qual quadrante que deseja estar. Embora a segurança financeira possa ser encontrada em qualquer tipo de pessoa no mercado de negócios, ela será mais facilmente adquirida se você estiver nos quadrantes D ou I.

Pai Rico, Pai Pobre

O caminho é duvidoso, contudo, será algo compensador.

Não podemos negar que o caminho para a sua liberdade financeira é árduo, mas temos a certeza de que, no final, a caminhada terá sido válida.

Como ganhar dinheiro sem precisar investir em imóveis

No livro “Pai Rico, Pai Pobre”, os autores defendem a tese de que é possível ganhar dinheiro sem investir em imóveis. Realmente, isso é possível, mas é necessário ter uma certa quantidade de dinheiro para começar. Infelizmente, essa não é a realidade da maioria dos brasileiros. Pensando nisso, listamos outras maneiras de se obter dinheiro exclusivamente com a internet.

1 – Programa de afiliados

Segundo a Wikipédia, programa de afiliados é “Um serviço de publicidade prestado por uma pessoa ou empresa, que disponibiliza espaços publicitários na Internet, e é remunerada em função dos negócios gerados a partir dos acessos gerados por estes espaços publicitários”. Deu pra entender?

Então, em um programa de afiliados, qualquer pessoas que tenha uma página na internet pode “alugar” um espaço de seu site ou blog, faturando com isso. Em troca, o dono é recompensado pela empresa “locatária” conforme os resultados obtidos pelos anúncios em sua página.

A partir de um investimento muito pequeno, é possível ter uma boa oportunidade para ganhar dinheiro na Internet. Dinheiro fácil, não?! Melhor ainda é saber que existem eventos online gratuitos que nos possibilitam entender e descobrir como ser um afiliado de sucesso, como o evento da Jornada da Liberdade. Se você ainda não se inscreveu, pode estar deixando uma grande oportunidade de lado.

Para você entender melhor, deixe-nos mostrar este vídeo incrível sobre o mercado de infoprodutos, feito pelo criador do Movimento Freesider, Fagner Borges:

2 – Negócios digitais

Se tem algo que anda brilhando os olhos dos empreendedores brasileiros, esses são os negócios digitais. Para quem não sabe, trata-se das tão conhecidas infoproduções, que estão se expandindo cada vez mais no Brasil, as quais podemos resumi-las como ensino a distância.

Apesar de parecer ser mais simples abrir um negócio digital, ele não é.  Um empreendimento digital é tão complexo quanto um físico. Há diversos concorrentes no mercado, sua visibilidade é um pouco mais complicada e os conceitos de negócios digitais estão sempre inovando.

Antes de começar, verifique se seu empreendimento é viável do ponto de vista mercadológico. Se sim, o empreendedor poderá começar a definir metas para o novo negócio. Além disso, é preciso averiguar se o mercado em que atuará já está saturado e se você tem caixa para manter sua empresa enquanto ela não lucra.

Apesar de ser assustador em um primeiro momento, ter seu próprio negócio te dará, conforme o livro “Pai Rico, Pai Pobre” a sua verdadeira liberdade. Por isso, tenha paciência, esteja antenado e disposto a buscar novos conhecimentos.

Negócios Digitais - pai rico, pai pobre

Se tem algo que anda brilhando os olhos dos empreendedores brasileiros são os negócios digitais.

Saber lidar com o dinheiro depende única e exclusivamente de você. Estão à sua disposição diversas dicas, como o nosso post. Basta agora encarar esse desafio para, finalmente, conhecer a sua liberdade. O futuro pode parecer incerto, mas é promissor!

Como ter liberdade com a internet