5 Esportes radicais para crianças

O hábito de apresentar esportes como um instrumento de desenvolvimento físico e mental é muito comum, assim como as principais opções buscadas: futebol, natação ou caratê. Mas se seu filho tiver interesse em esportes radicais para crianças? Calma! Vamos te explicar tudo que você precisa saber.

Crianças estão sempre buscando uma forma de dar vazão as suas energias, criatividade e habilidades motoras, e os esportes são uma excelente prática.

Esportes radicais para crianças

Sabemos que o que mais atrai os adultos dentro dos esportes radicais é sensação da adrenalina. Então, por que não deixar as crianças curtirem um pouco este hormônio também?

Eles contribuem não só no desenvolvimento físico, como auxiliam na prática de relações pessoais. Existem esportes de maior apelo popular como futebol, vôlei, natação e artes marciais, que são as opções cogitadas, a priori, quando se pensa em introduzir esportes na vida dos filhos.

Hoje em dia, as opções vão além dessas imaginadas inicialmente e as próprias crianças têm apontado para novas possibilidades, como esportes radicais para crianças, ou como muitos preferem chamar, esportes de aventura. Os benefícios da prática esportiva são os mesmos; independente do esporte, a decisão deve ser baseada realmente em personalidade e interesse.

Enquanto o pensamento de seu filho balançando entre vigas ou saltando em rampas de lama com uma bicicleta te faz gelar, especialistas concordam que o melhor a ser feito é buscar todas as informações possíveis sobre o esporte.

O conhecimento fará entender o esporte e aliviar alguns dos pontos que causam temor. Assim como qualquer atividade esportiva, os esportes radicais para crianças proporcionam uma série de benefícios físicos e mentais que podem durar uma vida.

A seguir, vamos apresentar alguns esportes que saem da linha tradicional, mas que possuem estudos e estruturas para propiciar segurança e desenvolvimento aos seus filhos.

5 Esportes radicais para crianças

Antes que fique preocupado(a) com a integridade física de seu filho(a), você descobrirá tudo o que precisa saber para que não sobre dúvidas, ok?

1 – Tecido acrobático

Este esporte é feito com base em acrobacias em um tecido longo, e nele se realizam movimentos de embrulhar, suspender e escorregar em várias posições.

Se o seu filho adora subir nas paredes ou fica nervoso em atividades que envolvem equipe, essa é uma excelente prática alternativa.

Tecido aéreo - esportes radicais para crianças

Use o tecido aéreo para tirar o nervosismo em atividades que envolvem equipe. Esta é uma excelente prática alternativa.

Os benefícios físicos e mentais que uma criança recebe em práticas aéreas como essa são semelhantes aos que receberiam dos esportes mais tradicionais, como dança e ginástica. Como todos os esportes, artes aéreas possuem risco de lesão, mas os programas profissionais são projetados para manter os alunos seguros.

Crianças praticam próximo do chão durante o primeiro ano, e, progressivamente, há um aumento na altura à medida que se tornam mais experientes. Os instrutores estão próximos em todos os momentos e os alunos trabalham sobre almofadas de colisão.

Escalada Indoor

Escalada indoor é uma forma cada vez mais popular de escalada realizada em estruturas artificiais concebidas para imitar rocha. Esse esporte radical para crianças promove disciplina e habilidades para resolver problemas.

Parede de escalada

Esse é um esporte radical para crianças que promove disciplina e habilidades para resolver problemas.

O esporte também estimula as crianças a confiarem umas nas outras, o que cria um senso de comunidade entre os participantes. A escalada é como resolver um quebra-cabeça; com isso, é preciso tempo para praticar tentativas, erros e acertos.

Ela também permite que as crianças explorem sua criatividade e apresente sua própria maneira de fazer as coisas. É recomendada a introdução de jovens interessados ​​em escalada entre as idades de cinco e sete anos, quando as crianças são capazes de usar as habilidades de resolução de problemas que eles adquiriram de outras atividades.

Parkour

Parkour está na lista de esportes radicais para crianças e que consiste em se mover de um ponto a outro, tendo um ambiente complexo, com obstáculos e variáveis, de maneira mais rápida e eficiente possível (correr, saltar e subir por obstáculos ao longo do caminho).

O esporte foi desenvolvido a partir de treinamento militar com pista de obstáculos e é muitas vezes comparado a uma arte marcial não combativa.

Parkour

O parkour foi desenvolvido a partir de treinamento militar com pista de obstáculos e é muitas vezes comparado a uma arte marcial não combativa

O parkour proporciona o desenvolvimento atlético do corpo inteiro, tendo como resultado mais velocidade, agilidade, força superior e inferior do corpo, flexibilidade, coordenação e noção de tempo.

Esse esporte radical para crianças pode ser praticado a partir dos 4 anos, ou logo que eles sejam capazes de seguir as instruções específicas e são altas o suficiente para dimensionar os circuitos de exercício. Existem riscos associados ao esporte, incluindo lesões que vão desde escoriações simples a ossos quebrados.

A melhor maneira de praticar o parkour é buscar por uma instituição respeitável e que possua instalações seguras. Solicite uma aula experimental e observe como é a postura dos orientadores; o treinamento adequado depende bastante de uma supervisão correta para minimizar riscos.

Ops! Antes que você passe para o próximo tópico, sugerimos que você dê uma olhada em outros artigos relacionados:

1 – Como ter bem mais tempo para os filhos?

2 – 10 ideias para passar mais tempo com os filhos

3 – 7 Dicas para conciliar trabalho e família

Skate

O skate é um esporte alternativo que tem visto um ressurgimento da popularidade ao longo dos últimos anos, com abertura de pistas em locais públicos, mais competições sendo realizadas e mais cobertura do esporte na televisão.

Uma boa referência na busca de uma instituição de qualidade para a prática desse esporte é observar se os instrutores buscam orientar seus filhos com base em sua capacidade.

Acrobacias de skate

Skate é um esporte alternativo que tem visto um ressurgimento da popularidade ao longo dos últimos anos.

Esse é um esporte que responde ao que o praticante deseja. Crianças a partir dos quatro anos de idade podem se envolver com skate. Além da prancha com rodinhas, uma prática segura envolve capacete, cotoveleiras, joelheiras e protetores de pulso.

E as crianças podem praticar em parques de skate ou em qualquer trecho aberto de concreto ou asfalto. As lesões de skate mais comuns são menores, tais como as mãos e cotovelos ralados, canelas machucadas e tornozelos torcidos.

Dados mostram que três em cada quatro acidentes de skate acontecem na primeira semana e o equipamento de segurança e instrução profissional adequados podem ajudar a minimizar o risco.

Motocross de bicicleta

Nesse esporte os atletas andam de bicicleta especiais (BMX) em pistas de terra ou outro terreno off-road. A programação de BMX segue uma abordagem progressiva, realizando atividades dentro da capacidade de cada atleta, mas sempre com a finalidade de competição.

Bike cross

Nesse esporte os atletas andam de bicicleta especiais (BMX) em pistas de terra ou outro terreno off-road.

Os pilotos são obrigados a usar calças, camisas de manga comprida, sapatos fechados e um capacete, e quase toda a bicicleta pode ser equipada para BMX.

O esporte pode ser praticado a partir do momento que a criança domina as habilidades necessárias para andar de bicicleta, geralmente entre cinco e seis anos. Iniciar no esporte logo cedo faz com que os pilotos possam desenvolver o equilíbrio, força e habilidade no manuseio de bicicleta.

As crianças que se encontram em esportes de aventura podem ser mais propensas a viver uma vida ativa como adultos, o que pode trazer uma série de benefícios para a saúde, e também pode levar ao aumento da autoconfiança.

Esperamos muito que você tenha gostado de nosso conteúdo. Se isso for um fato, compartilhe com seus amigos ou então deixe seu comentário.

Como ter liberdade com a internet