Descubra como aprender a andar de skate em 2017

Verão está ai! Temos todos os motivos para fazermos atividades externas e aproveitar as belezas dessa estação, e nada como um novo esporte para nos fazer ganhar horas treinando e aprendendo novas técnicas. Então, já pensou aprender a andar de skate em 2017? Vem comigo que vou te contar tudo que você precisa saber.

Esse esporte pode ser uma mudança na sua vida, pois andar de skate emagrece, fortalece as articulações e dá estabilidade aos ligamentos dos joelhos e tornozelos, aumenta os batimentos cardíacos e pode ser considerado um excelente exercício aeróbico, por causa dos impulsos com um dos pés, para dar velocidade ao skate.

Andar de skate ajuda no autoconhecimento.

Andar de skate ajuda no autoconhecimento.

Ele auxilia no desenvolvimento de uma melhor consciência corporal, dando mais concentração, segurança e equilíbrio. Além disso, o skate possibilita um aumento do seu ciclo social e pode funcionar muito bem como um meio de transporte.

O que impede de aprender a andar de skate?

Se você está tentando aprender a andar de skate, de forma alguma você pode se dizer que não vai conseguir. Não acreditar em si mesmo é como desistir antes mesmo de começar, você precisa ter autoconfiança.

Você pode se tornar seu maior inimigo nessa conquista.

Você pode se tornar seu maior inimigo nessa conquista.

Muitas vezes, diante do novo as pessoas tendem a dizer “eu não posso fazer isso” ou “eu nunca vou ser capaz de fazer isso”. Bem, adivinhe… Você está certo! A única maneira de você ser capaz de fazer alguma coisa é se você acreditar que você pode. Então, saia de sua zona de conforto!

Entenda que é algo que você nunca fez na vida, que é mais fácil para crianças porque elas não têm medo de cair, não acham que vão passar vergonha.

Algo novo precisa de dedicação, prática e isso só se tem se começar a se exercitar. Aproveita e exercite também seu lado criança, se importando menos com o restante do mundo e simplesmente dando foco ao seu aprendizado. Isso vale para qualquer coisa na vida.

Como aprender a andar de skate em 2017

Mesmo sabendo que o skate é um esporte muito individual, se você é um novato absoluto e nunca pôs os pés em um skate antes, então você precisa ter atenção a essas dicas até mesmo se você quiser saber como andar de skate de duas rodas.

Esqueça sobre manobras

Este é provavelmente o maior erro na hora de aprender a andar de skate, se imaginar executando manobras antes que possa andar.

As manobras são uma etapa avançada no aprendizado.

As manobras são uma etapa avançada no aprendizado.

Você não tem nenhuma chance de ser capaz de fazer manobras até que esteja completamente confortável com o skate.

Compor seu skate

Obtenha seu skate pronto. Não é recomendado comprar um skate caro. Em primeiro lugar, bons skates são surpreendentemente caros, e se você não gostar do equipamento vai ser um desperdício de dinheiro. Em segundo lugar, eles são muito mais rápidos, o que os tornam mais difíceis de montar e menos indulgente.

Também não adianta montar um skate se você não sabe a diferença entre as peças. Um skate personalizado deve seguir seu gosto pelo aparelho, pelo esporte e para isso você deve experimentar um pouco de tudo.

Compre um skate básico, que possibilite aprender os movimentos principais e logo você fará amizade com outros praticantes. Nesse ponto você deve experimentar o skate de outras pessoas e se algo te agradar buscar informações sobre esse ponto.

Dessa forma, você monta na sua cabeça um skate ideal e depois é só investir na materialização desse projeto.

Antes de você seguir com o resto do conteúdo, estou certo que você vai gostar também desses posts, vem conferir!

1 – Os melhores destinos para prática de esportes radicais no Brasil

2 – Esportes radicais urbanos: conheça quais são os melhores

3 – 4 benefícios dos esportes radicais

Dica importante – Equipamento de segurança

Quando você começa a aprender a andar de skate os primeiros passos são mover e frear e entre essas duas ações as quedas são inevitáveis.

Todo equipamento de segurança é essencial, principalmente para quem vai aprender a andar de skate.

Todo equipamento de segurança é essencial, principalmente para quem vai aprender a andar de skate.

Para sua segurança, prepare-se com joelheiras, cotoveleiras, protetores de pulso para proteger suas articulações e um capacete.

Ande próximo a lugares macios

Antes de praticar nas ruas e no momento em que você busca como se equilibrar no skate, use alguns minutos para obter um forte senso de equilíbrio, em pé sobre sua prancha em um espaço com grama ou até mesmo no tapete da sua sala de estar.

A primeira vez que você saltar para um skate, você pode sentir bastante instabilidade, então se você cair de imediato é bom para pousar em uma superfície suave. Pratique até você se sentir mais confortável.

Experimente com o seu pé esquerdo à frente (também chamado de equitação ou “estilo regular”) ou o seu pé direito para frente (às vezes chamado de “estilo pateta”), então tente dobrar e esticar para obter a sensação de tudo.

Uma vez que você se sentir realmente firme em sua posição, é o momento de seguir para pavimentos planas e treinara movimentação.

Empurre como você anda

Para manter o skate sob seus pés, mantenha seus movimentos simples. Em primeiro lugar, o skate tende a ficar longe deles, porque eles tendem a empurrar a partir de uma posição em que seus pés são de nível um com o outro ou até mesmo com o pé empurrando para trás o pé da frente.

Em vez disso, você deve imaginar que empurrar é como andar a pé – o pé empurrando deve intervir a frente do pé sobre o skate e depois empurrar para trás. O pé da frente deve estar sempre atrás dos parafusos da frente.

Atenção e concentração fazem com que as técnicas sejam aprimoradas.

Atenção e concentração fazem com que as técnicas sejam aprimoradas.

Em segundo lugar, a ação de empurrar deve ser um movimento suave, mas poderoso. A maioria dos iniciantes tendem a fazer cerca de dez pequenos empurrões antes de entrar no skate, quando um par de longos e  suaves empurrões vai ganhar a mesma velocidade.

Certifique-se de pisar com firmeza, confiança e não se mexa sobre o skate, pois esse é o momento em que você está mais vulnerável a cair. Seus pés devem estar por trás dos parafusos em ambos os casos, por isso, se você não chegar a esta posição imediatamente, tentar posicionar rapidamente para a posição correta.

Muitos iniciantes na prática de skate passam seu pé de trás na frente ou em cima dos parafusos, e se você fizer isso, você deve dar um passo para trás, caso contrário o skate fica difícil de controlar.

Em vez de empurrar o skate longe de você e perder o controle, pense em seu movimento como uma espécie de gondoleiro empurrando um barco e trabalhe com a direção que você já está indo.

Use o seu pé de trás como um freio básico

Quando você inicia o processo de aprender a andar de skate, a maneira mais fácil de executar o freio  é chamado de frenagem com pé. Tudo que você faz é tirar o pé de movimento para fora da prancha e arrasta-lo no chão a abrandar o seu ritmo até que você pare de se mover.

Considerações finais

Bem, você viu nesse conteúdo que a prática esportiva do skate também é fundamental para sua saúde, desde para um adulto ou até para uma criança. E acredito que quebramos um forte estigma do skate, pois para muitos esse é um esporte muito perigoso. E você notou que tudo nessa prática esportiva urbana é questão de segurança.

Espero muito que você tenha gostado desse conteúdo. E se ele foi realmente importante para você, compartilhe com os amigos. E se ficou qualquer dúvida, deixe seu comentário.

Antes de você sair, dá uma olhada nesse vídeo bem interessante que separei para você:

Como ter liberdade com a internet