Descubra os melhores campeonatos de surf pelo mundo

Que tal ver de pertinho um campeonato mundial de surf? É uma experiência bem bacana e mais fácil do que você imagina. Sabia que todos os anos a World Championship Tour (WCT) organiza etapas do mundial de surf em diferentes cidades, como no Havaí, Austrália, Estados Unidos e inclusive no Brasil?

A nossa cidade maravilhosa foi quem abrigou uma das etapas WCT 2016. A Liga Mundial de Surf já anunciou que em 2017 será a vez de Saquarema sediar o evento no Brasil.

campeonatos de surf pelo mundo

World Championship Tour (WCT) ou Circuito Mundial.

Então, fique aqui com a gente, porque você vai descobrir tudo o que precisa sobre campeonatos de surf pelo mundo, e se animar para um dia participar de um desses.

Campeonatos de surf pelo mundo

Os campeonatos de surf pelo mundo são relativamente recentes. Em 1992, a Associação dos Surfistas Profissionais decidiu criar a World Championship Tour (WCT), conhecido também como Circuito Mundial.

Ao longo do ano são realizadas etapas classificatórias para o WCT ranking e apenas 36 dos melhores surfistas do mundo competem nos campeonatos de surf pelo mundo.

O WCT também é conhecido como Divisão de Elite Mundial e não é difícil de entender o porquê, apenas os melhores dos melhores participam da competição.

Os campeões do mundial de surf em 2014 e 2015 foram dois brasileiros que, pela primeira vez, trouxeram esse título para o país.

Os países famosos por sempre levarem a medalha de ouro nos campeonatos de surf pelo mundo são Austrália e Estados Unidos. Mas, nos últimos anos, o Brasil tem se mostrado referência no surf também.

Primeiríssimo lugar: Austrália

Um dos países campeões em títulos é a Austrália e a realização de várias etapas de classificação para o WCT ranking é feita por lá. Se você conhecer todos os dias uma nova praia na Austrália será preciso fazer isso por 29 anos para visitar todas.

campeonatos de surf pelo mundo

A Austrália é referência em surf no mundo

O país conta com cerca de 10.685 e as que sediaram o os campeonatos de surf pelo mundo em 2016 foram:  Gold Coast, Bells Beach e Margaret River. Fãs do surf puderam acompanhar o WCT ao vivo em várias cidades do país e torcer para o seu favorito.

Nosso campeão mundial Gabriel Medina já escolheu a Snapper Rocks, que fica na Gold Coast, como uma das melhores praias para surf do planeta.

Segundo ele, a intervenção humana que existe na estrutura da praia favorece muito o tamanho e a frequência das ondas. Foi criada uma bancada de areia artificial. A onda encavala na frente das pedras sugando a água debaixo e formando, assim, um tubo oco.

A Austrália tem mais títulos nos campeonatos de surf pelo mundo, que qualquer outro país, (são 20 no total). O surf lá é tão famoso quanto nossa “pelada” com os amigos nos finais de semana aqui.

Segundo Lugar: Estados Unidos

Já os Estados Unidos só tem o maior medalhista de todos os tempos, Kelly Slater. Ele tem 11 vitórias e deixa os EUA em segundo lugar em número de títulos. Por lá o campeonato passou por Trestles durante 10 dias em setembro.

campeonatos de surf pelo mundo

Imagina você conseguir surfar num tubo desses?

Muitos surfistas gostam bastante dessa praia pelos picos de surf localizados em San Onofre, na Califórnia.

Terceiro lugar: o Havaí

A Liga Mundial de Surf, para fins de competição, considera o Havaí como local independente dos Estados Unidos e tem seu próprio WCT ranking.

Pipeline, no Havaí, foi o local para uma das etapas do WCT 2016. O Havaí, agora, está em terceiro lugar, com 6 títulos.

A Pipeline é bastante conhecida como uma das mecas para o surf. Ondas de até 30 metros são ideais para aqueles corajosos que curtem o mar mais agressivo e intenso e que são ótimos desafios para grandes surfistas.

Quarto lugar: Brasil

Todos os anos as etapas dos campeonatos de surf pelo mundo são realizadas também no Brasil, geralmente do estado do Rio de Janeiro.

Mas apenas em 2014 que tivemos o gostinho da medalha de ouro com a merecida vitória de Gabriel Medina. No ano seguinte foi a vez do Adriano de Souza nos encher de orgulho. O Brasil ficou em quarto lugar nos melhores campeonatos de surf pelo mundo, com 2 títulos.

Você acabou de conferir países que são medalhistas no mundial de surf e que são sede para a realização das provas. Mas não podemos nos esquecer das outras praias paradisíacas que fazem parte da competição também.

Ops! Antes que siga para o próximo tópico, deixe-nos mostrar outros artigos de esportes radicais aqui do Vida de Freesider:

1 – Curte esportes radicais? Você precisa conhecer os pontos de interesse em Queenstown agora em 2017

2 – Conheça agora os melhores esportes radicais individuais

3 – 5 Esportes radicais para crianças

1 – Ilhas Fiji

Sediou o evento em junho de 2016 e deixou o público admirado com tanta beleza. Surfar é um dos esportes que mais tem tido popularidade nos últimos tempos. Sua interação com a natureza nos deixa mais conectados com nós mesmos, além de ser ótimo para a saúde física.

Que tal se dar a chance de praticar um novo esporte que vai fazer bem para o seu corpo e alma?

2 – Peniche, Portugal

Portugal é um país pequeno, ali no pontinha da Europa, e tem Peniche como uma das praias mais importantes nos campeonatos de surf pelo mundo.

É considerada a capital da onda no país e está entre uma das principais cidades que compõe o circuito. Foi em Portugal também que foi vista a onda mais alta no mundo, batendo os 30 metros de altura na praia de Nazaré.

3 – Teahupoo – Taiti

Surfista que é surfista tem que ter passagem obrigatória por Teahupoo. Suas ondas estupidamente altas e intensas por vezes parecem que não são reais.

campeonatos de surf pelo mundo

Meca de grandes surfistas

Em uma das etapas WCT, foi aqui que Medina tirou vantagem sob seu maior ídolo e rival, Kelly Slater, com uma onda de 4 metros de altura. No último mundial de surf, em 2016, uma das etapas foi realizada nesse paraíso.

Para quem gosta de surfar, como não sonhar em pegar uma onda dessas? Até quem não gosta muito do esporte acaba sendo conquistado por tantas praias bonitas e paradisíacas.

Ir a um mundial de surf aqui no Brasil é bem fácil, nosso país faz parte de um dos lugares incríveis pelo mundo onde o campeonato acontece, temos mais é que aproveitar!

O próximo campeonato de surf pelo mundo está chegando, não perca a oportunidade de acompanhar de pertinho do Brasil. Vamos torcer para os nossos campeões trazerem mais medalhas nesse esporte que cresce cada vez mais!

Então, falando nisso, dê uma olhada neste vídeo sobre o Gabriel Medina, que foi o primeiro brasileiro a conquistar o campeonato mundial de surf:

Como ter liberdade com a internet