Descubra tudo o que precisa saber sobre escalada esportiva

Escalada esportiva é o esporte para as pessoas que gostam de desafios e amam superar obstáculos.  Muitas pessoas têm descoberto as alegrias e os prazeres deste esporte que ganha cada vez mais seguidores no Brasil.

Superar os limites do corpo, entrar em contato com a natureza e praticar um esporte que ensinará você a ser cada vez mais determinado são apenas uma parte daquilo que fará você não se arrepender de escolher este esporte.

Escalada horizontal

Escalada esportiva é o esporte para as pessoas que gostam de desafios e amam superar obstáculos.

A escalada esportiva é o esporte ideal para quem tem alma de explorador. Por isso, selecionamos os principais fatos que você deve saber para começar a praticar este esporte.

Escalada esportiva, um esporte que ganhou o Brasil

A escalada esportiva é um esporte relativamente novo. Teve origem na Alemanha durante o século XIX, e como modalidade esportiva surgiu na década de 70, graças a um ucraniano, que, para praticar montanhismo no inverno, já que ficava impossibilitado de realizar isto ao ar livre, pendurava pedras na parede de casa para escalar.

Não demorou muito para que outros escaladores europeus imitassem seus conterrâneos. Daí a se tornar um esporte e uma modalidade de treino foi um pulo.

Escalada esportiva, um esporte cheio de adrenalina

A primeira competição do esporte ocorreu na Itália em 1985. Hoje a cidade de Groningen, na Holanda, possui a maior parede artificial do mundo. Esta chega a ter 37 metros de altura.

No Brasil, o esporte se proliferou no final da década de 1980, e se espalhou pelo mundo pela década de 1990. Em nosso país, os grandes representantes do esporte atualmente são André Berezoski e Janine Cardoso.

O atleta que quiser se aventurar na escalada esportiva deve ter em mente que existem diversas modalidades de escaladas, sendo a esportiva apenas uma delas. Outras modalidades de escaladas incluem escalada de bloco, artificial, indoor, tradicional, bigwall, alpina e em alta montanha (alpinismo).

Quem pode praticar a escalda a esportiva?

 A escalada esportiva é um esporte maravilhoso que com certeza estimula aqueles que buscam por desafios e querem superar os limites do corpo e não têm medo de obstáculos. Por isso, você tem que ter em mente que este é um esporte radical.

Para praticar a escalada esportiva no Brasil, você deverá ter alguns documentos. O primeiro deles é um seguro, que é obrigatório. Além do seguro em dia, deve-se tirar a carta de montanhista na Confederação Brasileira de Montanhismo e Escalada (CBME)

escalada esportiva 4

Inicie ainda hoje sua escalada esportiva e comece a se aventurar

Depois de tirar os documentos, tudo o que o interessado precisa é de coragem, disposição e do equipamento certo. Não esqueça de pesquisar bem antes de começar a praticar o esporte para ter certeza de que está tendo todo o apoio e assessoria necessários.

Pesquise na hora de começar a sua escalada esportiva

Para você ter a segurança de que precisa e ter certeza de que está sendo muito bem atendido, procure profissionais capacitados.

Procure escolas e cursos em que os instrutores tenham registro ou certificado da federação de seu estado. É importante sentir que está começando no esporte com o pé direito. Dê uma olhada como funciona o negócio…

A escalada esportiva é um esporte completo e muito divertido, mas também é cheio de riscos e você deve estar atento(a) a eles. Comece no esporte com o pé direito e aproveite tudo o que ele tem a oferecer.

O que é necessário para a escalada esportiva?

Além dos documentos, para praticar escalada esportiva você não precisa muito. Meio caminho andado para ter sucesso como escalador esportivo é estar ao lado de profissionais especializados. Quanto ao equipamento, é preciso estar ciente de que necessitará alguns materiais importantes e que, se quiser começar com o esporte, terá que investir, principalmente para se manter seguro.

escalada esportiva 2

Pesquise bem antes de começar na escalada esportiva

Alguns dos materiais básicos para quem quer começar a escalada é a cadeirinha, conhecida como baudrier; capacete; sapatilha; saco de magnésio; mosquetões (jumbo, com trava e simples, freio, além de fitas e cordeletes).

Todos estes equipamentos são importantes e ajudarão a se manter seguro nesse esporte que tem muito riscos e por isso mesmo deve ser praticado em segurança.

Antes de seguir para o próximo tópico, dê uma olhada nesses artigos do Vida de Freesider sobre esportes radicais:

1 –  Esportes radicais urbanos: conheça quais são os melhores

2 – Descubra onde praticar trekking no Brasil

3 – Dicas e motivos para esquiar no Chile e querer voltar no inverno seguinte

Benefícios da prática da escalada esportiva

A escalada esportiva é um esporte que traz diversos benefícios e vantagens para quem resolver praticá-lo.

Caso esteja em dúvida quanto a praticar ou não o esporte, saiba que existem diversos motivos para você praticar a escalada esportiva. A revista Forbes  colocou a escalada no terceiro lugar no ranking  das 10 melhores atividades física para se praticar. Os únicos esportes que a superaram foram o Squash e Remo.

escalada esportiva 3

Escalada esportiva, esporte cheio de benefícios

O esporte radical traz inúmeros benefícios não só para seu corpo, mas também para sua mente. Entre eles destacam-se o aumento da força, resistência e potência muscular, melhora da flexibilidade, concentração, coordenação motora, equilíbrio, consciência corporal, controle sobre o corpo, além de proporcionar, é claro, uma alta dose de adrenalina.

O esporte ainda ajuda para quem precisa ou quer melhorar sua saúde mental já que trabalha alguns aspectos psicológicos como o medo, concentração e atenção, além de eliminar o stress. A escalada também é indicada para aqueles que buscam perder alguns quilinhos.

Tudo que você precisa é encarar este desafio, aproveitar tudo que este esporte pode oferecer para quem está procurando um pouco de aventura e mexer com todo o corpo. Você não vai se arrepender.

Escalada esportiva

Escalada esportiva é um dos esportes que mais faz bem à saúde

Entrar em contato com a natureza, superar desafios e conhecer seus limites. Tudo isso você com certeza terá ao iniciar uma vida de atleta com a escalada esportiva, que não só fará com que você se sinta mais seguro na hora de encarar o dia a dia como também trará à tona aquilo que de melhor há em você: o campeão que está escondido e que até agora ainda não descobriu seu potencial.

Encare este desafio passo a passo. Com certeza o fará olhar o mundo de outra maneira.

Como ter liberdade com a internet