Descubra as melhores dicas de kitesurf para iniciantes

Apaixonados pelo mar sempre buscam novas aventuras em meio às águas e se você busca as melhores dicas de kitesurf para iniciantes você está no artigo certo! Para um novato, kitesurf pode parecer assustador, mas depois de algumas aulas você vai acha-lo emocionante e gratificante.

Algo que você precisa ter claro desde o início é que esse esporte exige paciência. Como diz o ditado “se no início você não conseguir, tente e tente novamente”. Mas não adianta forçar, é preciso respeitar os seus limites e seguir as orientações nas aulas de kitesurf passo a passo.

dicas de kitesurf para iniciantes

Uma das importantes dicas de kitesurf para iniciantes: pratique junto com quem sabe!

Antes de falarmos sobre as dicas de kitesurf para iniciantes, a experiência com esse esporte deve iniciar fora do mar. Isso mesmo, sua evolução será bem mais rápida se você estiver familiarizado com algumas expressões típicas do kitesurf e você pode encontrar todas aqui e descubra entre muitas coisas o que é e como orçar no kitesurf!

5 dicas de kitesurf para iniciantes

Quero te falar algo muito importante e que vale para todos os esportes aquáticos. Tenha etiqueta na água! Isso é importante para manter todos felizes e seguros.

Saiba as regras do esporte e os sinais de comunicação, respeite as outras pessoas que estão praticando nas águas e o não menos importante, respeite o mar, ele é a base para toda sua diversão. Então, vamos as dicas de kitesurf para iniciantes?

1- Aprender kitesurf sozinho

Esta é provavelmente a primeira coisa que vai estar em sua mente e por isso é uma das primeiras dicas de kitesurf para iniciantes. Quer saber se realmente preciso de lições para voar numa pipa e montar uma prancha? Absolutamente que sim! Não só é muito mais seguro, como se torna mais rápida sua evolução e a qualidade das suas técnicas.

kitesurf sozinho

Não aprenda sozinho, pode não ser seguro!

Tendo aulas até o estágio em que você pode se firmar sobre a prancha, permitirá construir a confiança com sua habilidade e seu equipamento. As aulas permitem que você fique seguro na água e aprenda truques e dicas que podem salvar sua vida.

2 – Progressões de aprendizagem

Tudo começa com a lição em terra, onde o iniciante aprende o controle da pipa e que a chave é manter o olho no céu sobre o arco de 180 graus chamado de “janela de vento kitesurf”.

Depois disso, aprender como seu corpo é arrastado faz parte do aprendizado antes mesmo de subir na prancha. Voar a pipa perto da água, mantendo a cabeça baixa e as pernas juntas. Isso transforma o seu torso em um leme, arrostando-o contra o vento.

Só após esses procedimentos, você terá sua iniciação na água, aprendendo a angulação para a prancha e como manter a asa pairando na posição correta. Nessa fase você utilizará todo aprendizado em terra ao dirigir seu peso através de seus quadris, pernas e pés.

Ficar em pé, mergulhar a pipa para acelerar e entrar em modo de velejar será os próximos passos das suas aulas, nesse momento a diversão será ainda maior, pois você colocará todo o conhecimento teórico em prática e começará o aumento no seu nível de experiência.

3 – Situações climáticas

Você provavelmente já ouviu entusiastas dos esportes aquáticos falando sobre o tempo, se o vento vai ser bom amanhã, na próxima semana ou no próximo mês. Existem vários sites confiáveis dando as previsões.

Isto significa que você pode estar sentado em sua mesa um minuto e na estrada a próxima caça as condições perfeitas.

kitesurf - sucesso nesse esporte.

Ter conhecimento sobre clima é uma das ferramentas de sucesso nesse esporte.

Pesquise sites e experimente as informações para definir qual será seu guia favorito. Claro que pode haver fortes oscilações entre as previsões e a real situação no local. Uma vez que você vai a um local para prática, a familiarização com as situações climáticas será natural.

Nunca se esqueça, se você frequenta uma praia movimentada e não há ninguém na água, provavelmente isso não é um bom sinal. Novamente, boas instruções vão ensiná-lo a ler as condições corretamente.

Quer saber mais sobre esportes radicais? Confira também esses artigos:

– Descubra onde praticar esportes radicais no Brasil em 2017

– 5 Esportes radicais para crianças

– Esportes de aventura na natureza: descubra quais são os melhores

4 – Quando eu posso sair sozinho?

Não há certo ou errado nessa questão, assim você terá que tomar a decisão por si mesmo em torno de seu nível de confiança, essa é uma das dicas de kitesurf para iniciantes.

Mais uma vez se você seguir as aulas de kitesurf passo a passo, você será muito mais confiante em seu equipamento e, portanto, mais propensos a ser feliz ao entrar na água sem supervisão.

kitesurf - pipa do esporte

Sua pipa deve ser apropriada para o vento e para suas habilidades.

O melhor conselho que podemos dar é que quando você achar que está pronto chame alguns amigos que praticam kite e se reúnam para uma sessão. Dessa forma, se você ficar em apuros pode sempre pedir ajuda ou apenas obter alguns conselhos ficar de pé e voar.

Sempre fazer uma avaliação da área em que irá praticar kitesurf. Ter uma atenção especial a variações de relevo próximas a água que podem causa turbulências no vento e criar correntes de ar ascendentes e rajadas perigosas.

5 – Equipamentos

Quando se pensa em dicas de kitesurf para iniciantes uma das grandes questões que passam pela cabeça dos esportistas é o equipamento completo para kitesurf e a primeira coisa a procurar é uma pipa com boa estabilidade, velocidade de rotação moderada, excelente unidade contra o vento e com maior amplitude de vento possível.

kitesurf freesider

A prancha pode te ajudar em manobras sensacionais.

A questão seguinte a ser abordada é como escolher o tamanho do kitesurf? Você tem que escolher a prancha e a pipa que se encaixem ao seu peso, altura e nível de experiência. E diante disso, fica mais complicado querer investir logo de cara no equipamento.

Uma ótima maneira de economizar dinheiro na compra de equipamentos de kitesurf é praticar bem e com diferentes tipos de equipamentos que seu instrutor possua. Após ter total conhecimento do esporte e medindo o seu nível de experiência, fica muito mais fácil e barato fazer o investimento nos equipamentos corretos.

Dica extra e A MAIS IMPORTANTE DE TODAS

Todas as dicas de kitesurf para iniciantes que falamos acima são com o intuito de mostrar quão radical, porém seguro pode ser esse esporte, mas as dicas mais valiosas são sempre confie no seu equipamento e sua capacidade, não foque nas falhas e divirta-se.

Não se preocupe se as coisas não vão perfeitamente, busque aprender com os erros e rir de você mesmo quando cair.  Determinação aqui é a chave!

Agora que você chegou até aqui, deixa a gente te mostrar esse vídeo incrível feito pelo Fagner Borges, criador do movimento Freesider.  E se gostou do nosso conteúdo ou gostar do nosso vídeo, compartilha!

Como ter liberdade com a internet