Saiba tudo sobre o arvorismo esportivo

O arvorismo esportivo é um dos esportes mais procurados por aqueles que estão em busca de fortes emoções. Neste esporte, os praticantes andam pelas copas das árvores e tem a chance não só de desafiar todos os limites do corpo como também de observar e experimentar paisagens lindas. Tudo isso tentando vencer obstáculos.

Este esporte vem ganhando cada vez mais seguidores no Brasil e adeptos no mundo todo. Quem gosta de esportes radicais, aventura e de quebra entrar em contato com a natureza com certeza irá se identificar com este esporte.

arvorismo esportivo

Em busca de fortes emoções? Venha conhecer o arvorismo esportivo.

O arvorismo esportivo com certeza é uma das modalidades que mais mexe com seu corpo e ajuda a manter sua mente equilibrada. Por isso, reunimos algumas informações para quem está querendo começar no esporte. Com certeza elas ajudarão você a começar sua vida de atleta com o pé direito.

O que é o arvorismo esportivo?

O arvorismo esportivo ou arborismo  é um esporte em que atletas têm que transpor obstáculos e superar desafios nas copas das arvores. Os atletas atravessam um percurso  que é preparado para que eles possam testar os limites do corpo.

Neste percurso, que depende da modalidade de arvorismo esportivo praticada pelo atleta, ele atravessará a parte de cima das arvores auxiliado por cabos de aço e cordas, com o objetivo maior de aumentar o desafio e a adrenalina dos aventureiros.

arvorismo

Arvorismo esportivo, uma história recente…

Dependendo do percurso e da modalidade que o atleta escolheu podem ser necessárias tirolesas, pontes de madeira ou outras maneiras de superar os obstáculos causados impostos pelo caminho ao atleta.

Você não precisa ser atleta profissional e pode ficar tranquilo que sempre haverá um monitor com você, independente da modalidade do esporte que você escolheu.

Para participar do arvorismo esportivo, você irá receber um kit que é conhecido “kit arvorismo’, que contém cabo de segurança, cadeirinha, polia, mosquetão e capacete. Quem pratica este esporte indica para aqueles que buscam aventura e emoções.

Quais as modalidades de arvorismo esportivo?

Quem está interessado em começar no esporte deve saber que existem três modalidades de arvorismo esportivo. Cada uma diferente da outra, por isso você deve ter em mente qual delas será a mais benéfica para você na hora de escolher uma e entrar de cabeça no esporte.

1 – Arvorismo acrobático

A primeira modalidade é o arvorismo acrobático. Esta modalidade é para quem gosta de adrenalina. Os obstáculos são mais difíceis e mais elaborados para aumentar a diversão de quem procura por aquela dose a mais de perigo. Para praticar esta modalidade, tenha certeza de que seu equilíbrio está em dia. Você vai precisar.

2 – Arvorismo Técnico

A segunda modalidade de arvorismo é o técnico. Este arvorismo é para os cientistas e para quem está mais interessado em pesquisas. Nesta modalidade, geralmente, os pesquisadores e atletas são responsáveis pelo seu próprio equipamento.

3 – Arvorismo de Contemplação

A última modalidade é para os amantes da natureza e para as pessoas que curtem um bom passeio ao ar livre.

No arvorismo contemplativo não há necessidade de equipamentos de segurança. O único objetivo desta modalidade é observar a natureza e curtir a paisagem.

Além disso, o caminho é todo preparado para com proteções, plataformas mais amplas e passarelas. Tudo para você aproveitar o momento.

Arvorismo esportivo

Simplesmente contemplar a natureza pode ser também uma excelente opção.

Escolha uma dessas modalidades, veja qual é a melhor e aproveite tudo o que este esporte tem a oferecer.

Antes de seguir para o próximo tópico, conheça outros esportes radicais de tirar o fôlego…

1 – Tudo que você precisa saber sobre o BASE Jumping

2 – Paintball: aprenda sobre esse esporte bem aqui

3 – Descubra tudo o que precisa saber sobre escalada esportiva

Arvorismo esportivo, uma história de aventuras

O arvorismo, também conhecido como arborismo, possui uma história bem recente. A modalidade começou na década de 1980 na Costa Rica.

Nesta época, o arvorismo era apenas técnico. Já o arvorismo esportivo, no qual as pessoas realizavam a atividade apenas por esporte, surgiu na década de 1990. Ele foi desenvolvido na França e na Nova Zelândia e de lá saiu para o mundo, conquistando cada vez mais adeptos.

No Brasil, o esporte chegou provavelmente em 1998 em diversas cidades brasileiras como Dourados e Analândia e, posteriormente, em Brotas, no estado de São Paulo.

Hoje o esporte está cada vez mais popular e vem conquistando inclusive empresas. Muitas organizações já o utilizam como forma de treinamento de seus funcionários.

Para estas organizações, o esporte ajuda a fazer com que seus colaboradores treinem aspectos necessários para a vida corporativa e para os desafios do mercado.

Quem pode praticar arvorismo esportivo?

O arvorismo esportivo é um esporte que traz inúmeros benefícios e oferece inúmeras vantagens para quem decidir praticar o esporte e aproveitar tudo o que ele tem a oferecer. Não existem limitações. O esporte pode ser praticado por pessoas de todas as idades e tipos físicos.

Quem está mais receoso de começar com o esporte pode ficar tranquilo que basta pesquisar e encontrar profissionais experientes e bacanas que você poderá começar a experimentar as alegrias e maravilhas do arvorismo esportivo.

Além disso, é bom ter em mente que o arvorismo é um esporte radical e é feito em grandes alturas. Por isso, siga sempre as dicas de segurança e tenha certeza de que está praticando o esporte da maneira mais segura possível.

Você não precisa ser atleta para praticar arvorismo esportivo, basta ter disposição e coragem para encarar os desafios com que o esporte premia seus praticantes.

Benefícios do arvorismo esportivo

Quem pratica arvorismo sabe que o esporte pode trazer inúmeros benefícios para quem é praticante deste esporte.

Além de ajudar a perder aquele quilinhos extras, o arvorismo ajuda a colocar o corpo para trabalhar ao mesmo tempo em que a mente se beneficia com o contato com a natureza.

Além disso, o arvorismo ainda dá aquela ajudinha aos seus pulmões já que os livra e afasta do ar poluído da cidade.  O esporte também não é caro, o que ajuda na hora de escolhê-lo para colocar o corpo em movimento.

Outro benefício que quem pratica arvorismo testemunha é a autoconfiança trazida para aqueles que buscam superar obstáculos.

Nada vai te fazer mais confiante do que estar a metros de altura se sentindo poderoso após ter conseguido driblar aquela passagem perigosa. Ei! Dá uma olhada nessa reportagem sobre a modalidade…

O arvorismo é o esporte dos que procuram ação, adrenalina e aventura, mas também é o esporte para aqueles que querem sair da artificialidade da vida urbana experimentar em primeira mão a exuberância da natureza.

[data-image-id='gourmet_bg']
[data-image-id='gourmet_bg']
[data-image-id='gourmet_bg']
[data-image-id='gourmet_bg']
[data-image-id='gourmet_bg']
[data-image-id='gourmet_bg']
[data-image-id='gourmet']
[data-image-id='gourmet']
[data-image-id='gourmet']
[data-image-id='gourmet']
[data-image-id='gourmet']
[data-image-id='gourmet']
[data-image-id='gourmet']
[data-image-id='gourmet']
[data-image-id='gourmet']
[data-image-id='gourmet']