Viagem ao Jalapão: tudo o que você precisa saber

Podemos te sugerir uma viagem ao Jalapão? Não, você não leu errado. É Jalapão mesmo, e não Japão! O Jalapão é um parque estadual de mais de 150 mil hectares, localizado no Tocantins, que também é uma unidade de conservação de proteção integral à natureza.

A melhor parte é que o paraíso ainda não é muito conhecido pelos turistas, já que só começou a virar destino em 2001 e até hoje não possuí um hotel sequer em seu território. É por isso que uma viagem ao Jalapão é uma ideia maravilhosa!

viagem ao Jalapão

Anote nossas dicas e prepare sua viagem ao Jalapão, um paraíso desconhecido pelos turistas l Foto: Safari no Jalapão

Seu cenário é perfeito para aqueles aficionados por natureza: uma mistura de dunas, lagoas, paredões de chapadas, cerrado, rios, cachoeiras e muito mais! Para os fãs de natureza e de viajar pelo Brasil é uma viagem necessária! Vamos te contar tudo sobre esse destino incrível e barato: saiba tudo sobre viagem ao Jalapão!

Viagem ao Jalapão: tudo o que você precisa saber

Só o fato de sair da rotina do dia a dia já é uma grande conquista, mas a coisa pode ficar ainda melhor quando se vai para lugares inesquecíveis com o Jalapão. veja tudo o que você precisa saber. Primeiro…

…. Você pode chegar ao Jalapão por conta própria, contudo você vai encarar uma espécie de rali, já que as estradas são muito ruins e pouco cimentadas. Se você for do estilo mochileiro, deve ser sua opção preferida. É uma aventura e tanto, com certeza.

E, acredite, o visual do Jalapão vale a pena o perrengue. Se esse for seu caso, você deve se hospedar em alguma cidade próxima (como Ponte Alta do Tocantins, por exemplo) e contratar de lá passeios de empresas especializadas, que vão te levar para ficar um dia no parque e voltar.

Nesse post vamos te contar um pouco mais sobre as empresas especializadas, que fecham pacotes para visita ao parque, incluindo pernoite em um camping local. De qualquer forma, uma viagem ao Jalapão é uma experiência única e que temos certeza que você vai adorar.

Opções de empresas para contratar em uma viagem ao Jalapão

Existem três principais empresas que são responsáveis por movimentar o turismo no Jalapão, são elas: Korubo, NorteTour e Venturas. Vamos explicar qual é o diferencial de cada uma para que você possa escolher a sua preferida! Qualquer uma delas é garantia de uma inesquecível viagem ao Jalapão.

A Korubo foi a empresa pioneira no que diz respeito ao turismo no Jalapão. O deslocamento de Ponte Alta para o Jalapão e dentro do próprio Jalapão é feito por caminhões adaptados para ônibus, com um local para observação.

O roteiro é completo e visita todos os pontos turísticos do Jalapão, tais quais: cachoeira velha, duna do Jalapão, fervedouro, cachoeira da formiga e o mirante da serra do Espírito Santo.

viagem ao Jalapão

Foto do caminhão da Korubo, utilizado para transporte. l Foto: Korubo Expedições

Um dos maiores diferenciais da Korubo é que seu serviço é impecável, de altíssima qualidade e que seu roteiro dura 6 dias, onde 4 os viajantes passam as noites acampados na beira do rio local. O visual é incrível e o acampamento é muito confortável. Um dos pontos altos de uma viagem ao Jalapão.

A NorteTur tem itinerários que duram entre 3 e 6 dias e usa jipes para locomoção. Dependendo da duração, alguns pontos turísticos do Jalapão são visitados e outros não. Também é um roteiro altamente completo, mas não incluí o acampamento. Os pernoites são sempre feitos em cidades próximas, como São Félix do Tocantins, Mateiros e Ponte Alta do Tocantins.

Já a Venturas é a empresa que possuí o roteiro mais aventureiro, que incluí até dias de rafting. As pernoites são feitas em acampamentos variados, pelo caminho e os deslocamentos feitos por caminhão, também adaptado para receber pessoas.

Como os três dias finais do tour são o rafting no Rio Novo (um show à parte, com certeza), os três primeiros dias são um pouco curtos para visitar todos os pontos turísticos do Jalapão, mas a empresa consegue cobrir quase todos.

Qual é a melhor época para visitar o Jalapão?

É possível visitar o Jalapão o ano inteiro, mas você pode escolher a melhor época para visitar o Jalapão com base no que gostaria de ver. Por exemplo, se quiser ver o capim-dourado (planta típica da região que é usada para diversos artesanatos) no auge de seu dourado, o mês ideal é setembro.

Caso você queira evitar chuvas, os melhores meses são entre maio e setembro. Evite ir depois do meio de setembro, pois é quando aumenta a incidência de queimadas no Cerrado. Reserve com antecedência e garanta os melhores preços.

As melhores pousadas de Jalapão

O Jalapão não tem pousadas e nem hotéis. A única forma de se hospedar dentro do parque é fazendo um dos pacotes oferecidos pelas empresas, como a Korubo. As cidades próximas possuem pousadas muito simples, mas pessoas muito acolhedoras.

As melhores cidades para hospedagem são Mateiros e Ponte Alta do Tocantins, mas saiba que você não vai encontrar nenhum luxo por lá!

Quer luxo? Pondere sobre essas viagens:

  1. Itália de carro: tudo que você precisa saber
  2. O melhor da Suíça: está tudo bem aqui
  3. Intercâmbio no Canadá: descubra tudo o que você precisa saber

Principais pontos turísticos de Jalapão

Para você não perder nada, elencamos os pontos turísticos de Jalapão mais imperdíveis, que não podem faltar no seu cronograma! Qualquer que seja sua opção de empresa ou de viagem, negocie para que esses pontos sejam incluídos no itinerário. Você não vai se arrepender!

Cachoeira da Velha

A cachoeira da velha é a maior do parque e tem mais de 20 metros de queda! Como se não fosse o bastante, ela ainda tem perto de 100 metros de largura e gera dois semicírculos que são maravilhosos de observar e tirar fotos.
viagem ao Jalapão

20 metros de queda e 100 metros de largura: a Cachoeira da Velha é uma gigante que você não pode deixar de conhecer

O banco, como dá para imaginar, é inviável, mas a visita vale muito a pena. Bem perto dali há uma pequena praia, chamada de “prainha”, onde você pode tirar foto a vontade de mergulhar.

Mirante da Serra do Espírito Santo

Subir a serra não é um desafio fácil. A trilha é puxada, com 30km e caminho íngreme. O governo recomenda que os visitantes saiam antes das 4 horas da manhã para pegar o sol mais ameno ou só no final da tarde, quando o sol já está um pouco mais baixo. São ótimas opções para quem quer ver o sol se pôr ou o sol nascer, escondido arás das dunas de areia que vamos falar abaixo.

Dunas

As dunas do Jalapão são o motivo pelo qual muitas pessoas acham que a região é desértica. Sua altitude varia entre 200 e 400 metros e imagina-se, por conta de objetos que já foram encontrados, que em algum momento do passado o lugar já tenha sido o fundo do oceano.

viagem ao Jalapão

Tente chegar cedo para assistir o nascer do sol: a visão é magnífica

É possível avistar a Serra do Espírito Santo, deleitar-se com os lagos que são verdadeiros oásis e até mesmo olhar as veredas de capim dourado, em todos os seus tons.

Cachoeira da Formiga

Comparada com a Cachoeira da Velha, a cachoeira da formiga é uma formiguinha mesmo! Mesmo assim, a pressão de sua água é muito forte e, a melhor parte, é que a água forma uma espécie de lago, cercado por árvores.

O visual é incrível e é o melhor lugar para quem quer se refrescar em águas naturais e cristalinas. Uma ótima opção para terminar um dia cansativo de viagem ao Jalapão.

Fervedouro

O fervedouro é um dos pontos turísticos do Jalapão mais famosos. Seu grande diferencial é que o fervedouro é uma espécie de lago onde é impossível afundar. Isso mesmo! Parece estranho?

viagem ao jalapão

Um lago onde não dá para afundar? Parece estranho, mas é assim que funciona o fervedouro do Jalapão l Foto: Abril Viagens

A sensação é semelhante a do Mar Morto, em Israel. O fenômeno se explica de outra forma, no entanto é possível flutuar no mar morto porque o sal aumenta muito a densidade da água. No fervedouro do Jalapão o motivo é justamente o fato dela ficar “fervendo”, que também faz a densidade da água aumentar.

Considerações Finais

Já está contando os dias para sua viagem ao Jalapão? Esperamos que sim! O lugar é verdadeiramente um grande paraíso para todo tipo de amante da natureza e o turismo no Jalapão ainda não é tão alto, então não há melhor época para visitar o Jalapão.

Esperamos que esse conteúdo tenha te ajudado e te deixado com vontade de conhecer esse cantinho do nosso país! Estamos disponíveis para qualquer dúvidas ou comentários, então não esqueçam de falar o que acharam.

Até a próxima e boa viagem!

Como ter liberdade com a internet