7 Dicas de esportes para praticar em família em 2017

Investir tempo e energia na carreira e na vida profissional não é errado. Pelo contrário, é uma forma de conquistar conforto e recursos para oferecer uma vida boa para a família.

Entretanto, de que adianta ganhar uma montanha de dinheiro se não puder ter tempo para aproveitar os ganhos ao passar momentos de qualidade com a família?

família - esportes para praticar em família em 2017

A prática de esportes é uma alternativa de programa para fazer com a família

Daí a importância de esforçar-se para separar uma quantidade considerável de tempo para passar com a família. E que tal acrescentar uma diversão a tudo isso? Então, dá só uma olhada nas dicas de esportes para praticar em família em 2017, que a gente separou para você no artigo de hoje.

7 esportes para praticar em família em 2017

Chame a família, coloque o seu tênis e sua roupa esportiva, não esqueça a sua garrafinha de água e escolha entre uma dessas sete opções de esportes para praticar em família em 2017 para passar um tempo de qualidade e fortalecer ainda mais os vínculos que têm com eles.

Afinal, você só terá uma única chance para educar seus filhos, e a melhor maneira de se fazer isso é passando mais tempo com eles. Da mesma forma é a sua relação com seu parceiro(a), pois quanto mais tempo você se ausenta, mais ao fim pode chegar a sua relação.

Então, vamos agora dar uma olhada em alguns dicas para que você possa unir saúde, qualidade de vida e mais tempo com a família.

1 – Caminhada

Sua família é sedentária? Pois saiba que vocês não estão sozinhos nessa. De acordo com notícia publicada no Portal Brasil do Governo Federal, uma pesquisa chamada Diagnóstico Nacional do Esporte, apresenta pelo Ministério do Esporte no ano passado, mostrou que aproximadamente 46% da população brasileira é sedentária.

Para quem faz parte do grupo de pessoas que não têm o costume de praticar nenhum tipo de atividade física, a caminhada parece ser a adequada entre os esportes para praticar em família em 2017.

caminhada - esportes para praticar em família em 2017

A caminhada é uma opção de esporte para uma família sedentária

Isso porque trata-se de uma atividade de impacto reduzido e pode ser executada em um ritmo mais leve. Você e sua família podem escolher um belo parque ou a orla da praia para caminhar e começar com uma distância que fique confortável para todos.

Uma sugestão é que vocês andem sempre juntos, o que possibilitará que evoluam no exercício mais ou menos na mesma categoria. Depois de caminhar, vocês podem combinar de fazer um piquenique leve ou tomar uma água de coco juntos, enquanto conversam sobre a experiência.

2 – Futebol

Não somos o país do futebol? Então que tal utilizá-lo como um dos esportes para praticar em família em 2017? Vocês podem jogar em um ginásio, na quadra do condomínio ou procurar um campinho para alugar.

Se a família for pequena, o jeito é brincar de gol a gol. E para deixar a brincadeira mais divertida, que tal pedir para os perdedores pagarem uma prenda como fazer uma dancinha, imitar algum bicho ou lavar a louça do almoço naquele dia?

futebol - esportes para praticar em família em 2017

Se somos o país do futebol, por que não praticar o esporte em família?

Outra ideia é chamar outros membros da família, como tios e primos, e montar um time completo para disputar uma partida com a família de outro amigo, por exemplo. Pode ser uma oportunidade para abordar a ideia de que dentro e fora de campo vocês são uma equipe e devem sempre lutar juntos.

3 – Vôlei de praia

Vai passar uns dias na praia com a turma de casa? Então que tal dividi-los em duplas e escolher o vôlei de praia com um dos esportes para praticar em família em 2017? Se o número de pessoas for grande, dá até para fazer um pequeno campeonato.

E a premiação pode ser receber massagens pós-jogo, não precisar fazer alguma tarefa doméstica ou pedir que os perdedores paguem uma prenda. Uma dica para deixar os jogos mais justos é parear duplas de pessoas mais velhas com as mais novas ou colocar os altos com os mais baixinhos.

Antes de seguirmos em frente com os esportes para praticar em família em 2017, dê uma olhadinha nesses artigos que também podem inspirar:

1 – Descubra onde praticar esportes radicais no Brasil em 2017

2 – Como ter bem mais tempo para os filhos

3 – 5 esportes radicais para crianças

4 – Boliche

Este é um dos esportes para praticar em família em 2017 que serve para quem não tem como sair da cidade para ir até a praia ou curte coisas mais urbanas. Dê uma boa pesquisada e veja se encontra um lugar bacana para jogar boliche.

Além de um bom espaço para o jogo em si, verifique se o espaço para a alimentação é bom. Assim, depois de suarem para derrubar os pinos com a bola de boliche, você e sua família poderão repor as energias enquanto têm um tempo para conversar e estreitar os laços.

5 – Basquete

Na nossa quinta sugestão da lista de esportes para praticar em família em 2017, você pode separar a turma em times grandes, caso ela seja numerosa, ou separar em duplas, em que um cuida da defesa enquanto o outro fica mais ligado no ataque.

basquete - esportes para praticar em família em 2017

O basquete também é uma opção de esporte para praticar em família

Na hora de separar os times, uma boa alternativa é formar equipes misturadas com homens e mulheres das idades mais variadas. Além de mais equilibrado, pode ser uma chance para que as pessoas que não tem o costume de interagir, possam passar um tempo juntos.

6 – Xadrez

Sim, o xadrez é um esporte! Ele é reconhecido pelo Comitê Olímpico Internacional (COI) e pode até ser incluso em alguma edição dos Jogos Olímpicos algum dia, conforme informou a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

E ele é um dos esportes para praticar em família em 2017, caso os seus parentes não estejam com muita vontade de praticar uma atividade física, suar a camisa e sejam mais adeptos a programas que exercitam a mente e não o corpo.

O bom do xadrez é que ele pode ser praticado em casa mesmo e você não precisará gastar dinheiro caso já tenha o tabuleiro e as peças do jogo.

Para deixá-lo mais competitivo também vale a pena colocar premiações para os vencedores, que podem ser em comida, dinheiro, direito a pedir que os perdedores paguem prendas ou ver-se livre de alguma tarefa doméstica.

7 – Pingue-pongue

Já pensou em investir na compra de uma mesa de pingue-pongue para o quintal de sua casa? Pode ser uma forma divertida de passar as tardes de finais de semana ou os finais de noite com a família.

pingue-pongue - esportes para praticar em família em 2017

Que tal investir em uma mesa de pingue-pongue para divertir-se com a família aos finais de semana?

Para deixar o último item da nossa lista de esportes para praticar em família em 2017 mais divertido, vocês podem organizar torneios semanais ou mensais entre os parentes, em que o campeão é aquele que acumular mais vitórias ao longo do período escolhido.

Não tem como comprar a mesa? Alguns clubes costumam ter o equipamento e você pode levar a família para almoçar no local e brincar com o jogo durante a tarde. Aproveite!

[data-image-id='gourmet_bg']
[data-image-id='gourmet_bg']
[data-image-id='gourmet_bg']
[data-image-id='gourmet_bg']
[data-image-id='gourmet_bg']
[data-image-id='gourmet_bg']
[data-image-id='gourmet']
[data-image-id='gourmet']
[data-image-id='gourmet']
[data-image-id='gourmet']
[data-image-id='gourmet']
[data-image-id='gourmet']
[data-image-id='gourmet']
[data-image-id='gourmet']
[data-image-id='gourmet']
[data-image-id='gourmet']