10 ideias para passar mais tempo com os filhos

Em muitos momentos, nos vemos estressados por assuntos ligados ao trabalho, ansiosos por alcançar nossos planos pessoais, por cumprir a agenda do dia a dia, sem perder o foco no que está acontecendo no mundo.

São tantos acontecimentos ocorrendo e nós vivemos sempre sem tempo e isso incluí nossos filhos. Nossa questão tem sido como ter mais tempo para filhos?
Como ter mais tempo para filhos?

Mais tempo para filhos

Ter bons momentos com seu filho é fundamental para a construção de uma boa educação.

A impressão que se tem é que a vida tem passado numa velocidade muito rápida e quando se percebe os filhos cresceram, estabeleceram laços com outras pessoas e perdemos a oportunidade de sermos verdadeiros pais para ele.

Esse é um destino que parece trágico, mas é a realidade de muitas famílias. Se você não quer fazer parte dessa realidade e deseja ter mais tempo para filhos, reunimos dez simples ações para te proporcionar esse tão desejado tempo e que ele tenha qualidade.

São pequenos passos que podem mudar a vida de sua família, te dando mais tempo para filhos. Sem dúvida é uma dedicação que vale muito.

1- Agende um encontro

Parece metódico e profissional, mas você sabe que isso funciona no ambiente de trabalho, então pode ser uma ferramenta útil para você na relação com os filhos.

Toda semana tenha um tempo para cada um dos seus filhos individualmente, para que isso permita diálogos únicos e vivências apropriadas.

Você mais que ninguém sabe que seus filhos não são iguais e que cada um busca algo diferente em você e você precisa está focada em retribuir isso.

Comece fazendo atividades que ele gosta e que possam ser feitas pelos dois, depois demonstre para ele coisas que te agradam e veja como ele reage. Encontre pontos em comum e valorize isso.

Uma coisa bem legal, e que vai te deixar muito feliz e saudosista e apresentar para seu filho como você se divertia quando tinha a idade dele.

O choque de realidade pode ser assustador, mas leve sempre para um ponto engraçado. Não há época melhor, apenas diferente.

Assim você ensina diversidade e respeito para seu filho.

2- Crie hábito da leitura

Estabeleça uma rotina de leitura em casa. Desligue a tevê, coloque jogos eletrônicos e celulares de lado e abram um bom livro.

Ler com as crianças mais tempo para filhos

Ler para seus filhos é de fundamental importâcia para aflorar o tão bom hábito da leitura.

Para os pequenos ler pode ser um momento mágico e que você deixará uma herança maravilhosa. Conte a história da forma mais lúdica possível, faça com que elas interajam e deixem-nos expressar seus sentimentos em relação ao que ouvem.

Se seus filhos forem maiores e já podem ler sozinhos, pode fazer leitura compartilhada, onde cada um lê uma parte, ou simplesmente ficar lado a lado lendo e dividindo o que achou de cada trecho.

3- Converse com seus filhos

Depois de chegar do trabalho, tomar um banho e dedicar alguns minutos a você, não deixe a casa ficar tomada pelo silêncio.

Algo que ajuda bastante é falar sobre o dia, pedir sempre que eles contem algo bom e algo não tão legal que aconteceu no dia.

Essa prática tem diversos benefícios, estimulam seus filhos a estabeleceram uma cronologia e criatividade, abre espaço para novos temas, permite você perceber como seu filho tem enxergado a vida e quais são os valores que eles estão estabelecendo.

E não fique de fora dessa brincadeira, diga a eles os seus pontos do dia. Deixar os filhos entenderem o que você acha da vida ajuda com que eles estabeleçam suas próprias conexões e tendo você como referência, sempre buscará você como uma fonte em questões novas ou duvidosas.

Ei! Sabemos que nos dias atuais, para se ter algum tempo livre, é necessário ser mais e mais produtivo no trabalho, então aqui abaixo segue algumas dicas…

1 – Os 7 segredos da alta performance

2 – Princípio de Pareto: Como usar a favor da sua vida?

3 – Como aplicar a lei de parkinson no dia a dia

4- Tenham um projeto

Às vezes inspirações das mais diversas surgem no trabalho e você tem a ideia de fazer algo maravilhoso. Forma uma equipe, se cerca dos melhores e coloca o plano em prática.

Sejam parceiros e ganhe nais tempo para filhos

Sejam parceiros e ganhe nais tempo para filhos

Essa também é a formula para um projeto de sucesso em casa.

Sente com seu filho e conversem sobre algo que vocês possam criar juntos.

As possibilidades são das mais variadas, desde construções arquitetônicas, passando por projetos de engenharia ou experimentos científicos. Certamente vocês poderão criar um lindo jardim com flores e temperos, uma casa nova para o cachorro ou um vulcão artesanal.

O que importa nessa atividade é que seja algo desejado e criado desde o começo por vocês, criando expectativas e resultados finais, mas perceba que o grande barato é o percurso feito e a convivência que se tem na criação de algo.

5- Brinque e divirta-se.

Ter filhos é a sua oportunidade de voltar a ser criança. De poder se sujar e fazer coisas que parecem ser bobas. Reviver cantigas ou aprender novas cirandas.

Abrir a mente para algo que você já havia esquecido e que ser adulto acaba te roubando, a liberdade de ser o que quiser, sem dogmas e julgamentos, que só se tem quando é criança.

Seja criança novamente, e tenha mais tempo para filhos

Seja criança novamente, e tenha mais tempo para filhos

Então brinque, aceito o convite a se jogar na areia com seu filho ou de correr atrás de uma bola e depois se refrescar com um sorvete.

Tenha um novo contato com o ar livre, atividades externas sempre fazem muito bem. O melhor método para juventude é ser o companheiro de uma criança.

6- Use o trânsito ao seu favor.

O trânsito nas grandes cidades tem sido o grande vilão na qualidade de vida das pessoas. Isso sempre te deixa atrasado e impede de ter mais tempo para filhos. Mas essa pode ser uma vantagem se as crianças estiverem com você no carro.

Não deixe que elas fiquem distraídas com jogos, estimule o dialogo com elas ou cantem juntos. Pode ser uma música no som ou uma canção que eles conheçam. Além de deixar o clima mais alegre, fará o tempo passar e nem perceber as influências do trânsito.

7- Seja participativo na escola.

A escola é o universo único do seu filho, lá ele é educado, mas também aprende grande parte dos laços sociais que levará para a vida. Com isso você precisa fazer parte dessa realidade.

Frequente as reuniões de pais, vá a apresentações coletivas, conheça pelo nome os amigos mais próximos, tudo isso demonstra ao seu filho que você, mesmo não estando lá todo tempo, faz parte daquela realidade.

Demonstre afeto e tenha mais tempo para filhos.

Carinho é algo ensinado e isso se faz demonstrando.

Quando criança seus filhos devem ser estimulados a demonstrar seus sentimentos, abraçar pessoas que gostam, cumprimentar dando a mão, tendo contato físico com o mundo, isso abre a mente e quebra parreiras sociais.

Abrace seu filho mais tempo para filhos

Abrace seus filhos, e dê mais tempo para eles.

E você pode aproveitar para abraçar e beijar muito ele. Tem coisa mais maravilhosa nesse mundo que o cheiro do seu filho, o calor da pele, os beijos estalados? Não mesmo!

E além do contato físico não tenha vergonha de dizer as coisas boas que você vê nele. Elogie, diga palavras afetuosas e sempre diga a ele quanto você o ama.

Tudo isso exigirá muito pouco tempo de você, mas tem um efeito grandioso. Além de ter seu filho mais próximo, você contribuirá para um adulto afetuoso e muito mais humano.

Como ter liberdade com a internet