Como preparar um ano sabático?

Sabe aquele momento da sua vida que você gostaria de parar com tudo e dedicar 1 aninho da sua vida somente a você?! Pois é, isso tem nome e se chama ano sabático. No entanto, largar tudo requer também muita preparação prévia. Pensando nisso, fizemos esse texto para te dizer como preparar um ano sabático para você.

É, senhores, não pense que para conquistar esse ano é tão simples assim. Você precisa juntar suas economias para passar esse ano, ver qual será o seu projeto ao longo desse período e fazer os check lists necessários para colocá-lo em ação, avisar quem está ao seu redor sobre essa tomada de decisão… Enfim, são diversas pendências antes do seu ano sabático.

ano sabático

Saiba como preparar um ano sabático para você e permita-se encarar mais essa aventura

Por isso, se pensa em se dedicar 365 dias para você, então não deixe de ler esse texto sobre como preparar um ano sabático. Será de grande valia a você! Vamos nessa?!

O que é ano sabático?

Antes de saber preparar um ano sabático, você precisa entender o que ele significa, não é mesmo?!

Um ano sabático nada mais é do que um ano que você tira para si mesmo. Seja para fazer um mochilão pelo mundo, para estudar no exterior, para cuidar da sua saúde seja física ou mental, para aprender algo novo ou para colocar um projeto de empreendimento na prática, o único objetivo dessa pausa é dar um tempo para você. Sim, única e exclusivamente a você – e não ao trabalho, à família e aos amigos.

Em um primeiro momento, tirar esse tempo dedicado somente a você parece egoísta, mas saiba que é também necessário.

Afinal, quantas vezes você se deixou de lado por conta do emprego e dos filhos? Deixou de realizar seus sonhos e projetos porque dedicou tempo demais da sua vida para os outros?  Trabalhou de maneira excessiva pra colocar comida na mesa das suas crianças ou cuidar da família?

ano sabático

Tirar um ano sabático nada mais é do que dedicar os 365 dias do ano para você, única e exclusivamente você.

Por isso mesmo, se preparar para um ano sabático e, de fato, tirá-lo não é uma atitude egoísta. É uma atitude de cuidado e respeito consigo mesmo, de se auto valorizar e se auto escutar.

De se compreender e de não se arrepender por aquilo que não fez. Quem gosta de você de verdade, vai entender a sua motivação para essa atitude e te apoiar plenamente. Não tenha dúvidas quanto a isso!

Mas, antes de darmos continuidade sobre como preparar um ano sabático, selecionamos alguns textos de seu interesse que irão agregar e muito no seu projeto pessoal. Duvida?! Então, dê só uma olhadinha abaixo na ótima seleção de publicações. Você, com certeza, irá amá-las ao ler!

Como preparar um ano sabático?

Como deu para perceber, o ano sabático é um presente seu para você mesmo. Logo, isso deveria ser algo que todos os seres desse planeta deveriam fazer. No entanto, não é bem assim que acontece – muito por falta de informação e mais ainda por falta de planejamento.

como preparar um ano sabático para você

Saiba como preparar um ano sabático para você e não torne essa pausa um problema para sua vida pessoal e profissional.

Tirar essa pausa não dá para ser feito no oba-oba. É precisa se preparar para um ano sabático. Por isso, já saiba que, antes de partir para esse tempo de dedicação exclusiva a você, existem algumas coisas que precisam ser feitas.

Afinal, se não houver muito planejamento e organização, esse ano tão especial na sua vida pode se tornar um problema gigante na sua carreira ou vida como um todo.

1 – Dê um tempo entre o seu trabalho e o seu projeto

Separe pelo menos 3 semanas para organizar tudo o que você precisa. Não emende o seu ano sabático logo em seguida ao seu trabalho porque serão muitas coisas para você organizar e não terá tempo para elas. Então, passo um para se preparar para um ano sabático: reserve um tempo para organizar os seus detalhes finais.

2 – Avise a todos sobre seu plano do ano sabático
Por sinal de respeito e consideração, avise alguns meses antes as pessoas de que irá tirar esse ano sabático, principalmente se o seu projeto for fazer uma viagem para o exterior. Então, já deixe sua família e amigos cientes, além do seu trabalho, locatária, professores, academia, porteiro do prédio, banco…
3- Saia bem no trabalho 
Já pensou no que vai fazer ao voltar do ano sabático? Pois é, então saiba bem do seu trabalho e deixe uma porta aberta caso pretende voltar a ele.
portas abertas do trabalho - um ano sabático

Um dos pontos fundamentais para se preparar para um ano sabático é deixar as portas do seu trabalho aberta para você quando voltar

Além de avisar com antecedência, como já dissemos no item acima, e explicar a sua real motivação para essa pausa, deixe tudo organizar para seu sucessor. Por mais que não aguente mais, termine tudo de forma mais responsável possível.
4 – Dedique um tempo para sua família e amigos

Ano sabático é dedicar-se um tempo única e exclusiva a você; então, antes dele, que tal tirar um tempo para sua família e amigos? No meio de tanto agito e coisas para fazer, coloque no seu check list um tempinho à toa com seus queridos. Não se deixe levar pela essa correria pré-ano sabático porque, depois , você poderá se arrepender de não ter aproveitado mais com as pessoas que ama.

5 – Economize dinheiro

Uma das partes mais importante para se preparar para um ano sabático é quanto à questão financeira. Reserve suas economias por, pelo menos, um ano – que é o exato tempo em que ficará longe do trabalho. Estime seus futuros gastos e, com isso, faça um orçamento de quanto sairá esse tempo livre dedicado a você. Se for necessário, desapegue-se das suas coisas de que não irá usar nesse período – seu carro, algumas de suas roupas, seus eletrônicos…

 5 passos sobre como preparar um ano sabático

Com os 5 passos sobre como preparar um ano sabático, você já estará praticamente pronto a esse projeto de dedicação total a sua pessoa.

E aí, agora que você já sabe tudo sobre como se preparar para um ano sabático, que tal começar a se planejar?! Você é merecedor desse cuidado tão especial que terá por você mesmo. Vai na fé e aproveite esses 365 dias do ano!

Como ter liberdade com a internet