Definição de metas: por que elas são importantes para o sucesso?

A vida é tão atribulada que às vezes esquecemos de que não podemos viver como zumbis, um dia após o outro, sem destino. Isso não é um bom caminho. Se um dia você quiser ter sucesso profissional e pessoal, é preciso definir metas e objetivos para que possa atingir um verdadeiro sucesso.

importância da definião de metas

Qual a importância da definição de metas?

Qual a importância da definição de metas? E por que isso é tão importante para o sucesso? O objetivo deste post é justamente mostrar como você pode definir metas para sua vida de forma simples!

Qual a importância da definição de metas?

Assim como em Alice no País das Maravilhas, se você não sabe aonde vai, qualquer caminho serve! Logo, se não há uma definição de metas claras em sua cabeça, você poderá estar fadado ao fracasso em vários aspectos de sua vida.

Você fuma e bebe muito, procrastina em seu trabalho, em sua vida pessoal e em todos os aspectos? Saiba que tudo isso é sinal de uma vida sem metas, e, se não há um entendimento da importância da definição de metas em sua vida, você certamente tomará qualquer caminho.

conquiste seus objetivos definião de metas

Conquiste seus objetivos com a definição de metas.

Você quer ir por qualquer caminho? Deseja ir aonde nunca sonhou ou a um lugar onde sempre pensou que nunca puderia chegar lá? Então, você precisa sonhar agora mesmo, depois planejar (e vai aprender isso aqui) e, em seguida, executar. E o melhor de tudo: dados esses passos, você viverá sua meta, já pensou?

Então, vamos lá! Vamos mostrar com você pode atingir metas e objetivos com um passo a passo simples, conhecido como a meta SMART!

O que é a definição de metas SMART

SMART nada mais é do que uma sigla em que se encontram as características mais relevantes da definição de uma meta. Toda meta deve ser S (específica), M (Mensurável), A (Alcançável), R (Relevante) e T (Ter um Término). Logo, aqui vamos mostrar exatamente o que significa cada um desses atributos para que você possa definir sua meta ainda hoje. Isso vai servir para sua vida profissional e pessoal.

1 – S (Específica)

É preciso ser bastante específico no momento de definir sua meta. Então, como exemplo, se você é uma pessoa que pesa 110Kg (eu peso isso agora, mas vou difinir uma meta ainda hoje ao terminar este artigo) e quer chegar aos 80Kg, é necessário anotar o peso exato que pretende alcançar.

acerte-o-alvo-suas-metas

Chegou a hora de você acertar o alvo que você quiser!

Você não deve dizer: “quero perder peso até o ano que vem!” Garanto que isso não vai levar você a lugar algum, pois é preciso ter em mente um alvo claro que possa acertar. Uma vez definido esse alvo, você ficará mais animado e muito mais empolgado para conseguir chegar a esse ponto exato.

2 – M (Mensurável)

O exemplo anterior faz total alusão à questão de mensurabilidade. Se você quer ser rico, o quão rico você quer ser? Quantos milhões de reais você deseja para ser uma pessoa rica? Logo, seja qual for sua meta, esta deve ser bem específica e mensurável!

3 – A (Alcançável)

Hora de usar o bom senso nesta questão. Não adianta dizer que você vai emagrecer 10Kg  em um mês e em dois meses querer eliminar de seu corpo mais de 20Kg. Isso, além de surreal, não é nada saudável. Portanto, é preciso ser sensato e razoável quando definir suas metas. O segredo da definição de metas é tentar atingi-las aos poucos e com total foco.

4 – R (Relevante)

A meta pretendida é totalmente relevante para você ou você define metas apenas para mostrar a outra pessoa que você consegue alcançá-las? Primeiro de tudo, é necessário identificar se isso é realmente para você! Como dissemos no tópico anterior: o segredo está no longo prazo, e, se você quiser chegar lá, é preciso estar motivado. A melhor forma de fazer isso é saber que sua definição de meta é para si mesmo e não para outras pessoas.

Antes que você continue vendo o nosso conteúdo, deixe-nos mostrar alguns outros artigos bem interessantes relacionados ao tema:

1 – Descubra 7 formas de como manter a motivação pessoal

2 – Coaching: o que é e como se tornar um profissional do ramo?

3 – Descubra quais são os benefícios da PNL na sua vida

5 – T (Data de Término)

Opa, olhe aqui algo muito importante para você que quer definir metas ainda hoje: para tudo que escolher é preciso ter uma data para término! Quer perder 20kg? Em quanto tempo você precisa fazer isso? 3 meses? 4 meses? Você é quem manda!

Como atingir metas e objetivos

Agora, vem a melhor parte: depois de definir sua meta SMART, como atingir metas e objetivos? Defini-los deve ter ficado mais fácil, contudo, é necessário entender sacadas para que possa, aos poucos, atingir suas metas. E para que isso seja feito com maestria, é preciso inicialmente ter duas coisas: um caderno em mãos e saber destrinchar as suas metas.

chegue-onde-quiser-com-suas-metas

Você pode chegar aonde quiser com a definição de metas SMART.

O caderno serve para que você anote tudo sobre suas metas e para que possa destrinchá-las! Nele, coloca-se a meta, de acordo com as metas SMART. Todos os dias você precisa olhar esse caderno para que possa lembrar de que precisa realizar algo para sua meta. Além de tudo, esta pequena ação deixará você motivado!

Outro fator importante é aprender a dividir suas metas. E para que isso serve, afinal? Uma meta é atingida mais facilmente quando se observam todos os detalhes e passos, um por um. Quando todos os passos são vistos de uma só vez, você fica desmotivado e sem nenhuma vontade para chegar lá. Então, vamos entender melhor essa questão de divisão de metas em metas menores.

A divisão de metas

Se seu desejo é perder 20kg, é preciso definir uma data, não é isso? Vamos supor que hoje, na data em que eu escrevo este conteúdo (dia 10/12/2016), você resolveu que quer perder 20kg até o dia 15 de março.

não deixe cair seu rendimento sem a definião de metas

Não deixe seu rendimento cair, mude seu destino!

Serão, aproximadamente, 3 meses. Correto? Então, você precisa agora dividir sua meta (perder 20kg) por 3, pois esse é o número de meses. E depois dividir isso por 4, que é o número de semanas. Em meus cálculos, dará 1,66kg por semana! Legal, hein? “Transformamos” 20 Kg em 1,66kg! Agora, você precisa pensar no que deve fazer diariamente para perder 1,66kg por semana.

Antes de tudo, convém ir a um endocrinologista ou nutricionista para já preparar uma dieta e, em seguida, procurar saber se suas condições físicas estão favoráveis para começar a praticar exercícios aeróbicos. Depois, é só correr para a ação! Faça dietas e comece a se exercitar regularmente; se possível, faça isso diariamente e tente cortar de seu dia a dia tudo aquilo que faz você engordar.

Bem, é mais ou menos isso, estou falando como se fosse para mim (na verdade, essa será minha meta). Agora é com você… Qual sua meta? O que você precisa fazer para chegar aonde quer chegar? Quer começar bem? Faça como eu e coloque no comentário sua nova meta 😉

Antes que você comente, deixe-nos mostrar um vídeo incrível que o criador deste blog e do Movimento Freesider, Fagner Borges, fez sobre essa questão de metas SMART:

Como ter liberdade com a internet