7 livros perfeitos sobre criatividade

Hoje em dia, a criatividade pode ser estimulada por diversas maneiras físicas ou virtuais. Quanto mais variadas forem as suas plataformas de inspiração, maiores serão os seus resultados. Por isso, a ideia de contar com livros sobre criatividade é bastante válida!

Então, nada melhor do que ter na sua casa ou local de trabalho algumas obras fundamentais para encantar os olhos e a sua mente a fim de compreender a realidade de uma forma totalmente nova.

livros sobre criatividade para cotidiano

Conheça 7 ótimos livros sobre criatividade para cotidiano pessoal e profissional

De fato, o hábito da leitura tem a capacidade de ampliar incrivelmente os horizontes de qualquer pessoa!

Conheça 7 incríveis livros sobre criatividade para seu dia a dia

Nesta lista, você vai ter acesso a obras sobre inovação, contos variados e até mesmo títulos direcionados para o mercado de trabalho. Afinal, a diversidade de pensamento é vital para potencializar a sua imaginação.

1 – Um Chute na Rotina – Os Quatro Papéis Essenciais no Processo Criativo

De autoria de Roger Von Oech, este é um dos mais famosos livros sobre criatividade e descreve o processo de inovação, a respeito de como ocorre a construção de novos pensamentos, como utilizá-los e o sucesso que representam.

7 livros perfeitos sobre criatividade

Um Chute na Rotina é um excelente livro para servir de fonte de inspiração

Além disso, a obra conta com diversos posicionamentos práticos para fazer com que a inspiração se transforme em uma parte determinante no seu dia a dia graças as dicas dos Quatro Papéis Essenciais no Processo Criativo.

2 – Chema Madoz

Escrito e elaborado pelo espanhol Jose Maria Rodriguez Madoz, esta obra é repleta de imagens em preto e branco totalmente surrealistas. A partir de determinados itens, o autor dá vida a outros e ativa a sua criatividade em busca de uma compreensão particular para cada fotografia.

Apesar de soar como uma brincadeira a primeira vista, o Chema Madoz pode ser uma contribuição importante para qualificar o seu processo de criação e até mesmo se divertir ao tentar procurar por uma explicação lógica para os registros.

3 – Thinkertoys: A Handbook of Creative-Thinking Technique

Se você deseja integrar a criatividade ao seu dia a dia, esta é uma obra que não pode faltar na sua casa. De fato, este livro é visto como clássico, uma vez que possui desafios para soltar ainda mais a sua mente.

livros sobre criatividade exercícios

Entre os livros sobre criatividades, este se destaca por contar com exercícios para estimular sua mente

Em um exercício, você vai ter a chance de comunicar as suas ideias através de desenhos abstratos no lugar das palavras. O conceito literário foi idealizado por Michael Michalson.

Agora, antes que você siga para o próximo tópico, deixa a gente apresentar outras dicas para melhorar o seu rendimento profissional sem afetar a sua vida pessoal, dá uma olhada:

1 – Os 4 melhores aplicativos de produtividade

2 – 10 livros sobre produtividade que você precisa ler

3 – Administração do tempo: 5 dicas para você melhorar sua produtividade

4 – A Estratégia do Oceano Azul: Como Criar Novos Mercados e Tornar a Concorrência Irrelevante

Esta obra apresenta trajetos alternativos para abrir o seu próprio negócio. Você conta com dois planos de ação: o Oceano Vermelho, que eliminará a sua concorrência e o Oceano Azul, que se refere ao desenvolvimento de algo que não possui nenhum adversário.

Este é um dos mais relevantes livros sobre criatividade, escrito por W. Chan Kim, Renée Mauborgne, que pode ser visto como um verdadeiro guia para os empreendedores que tem a ambição de desenvolver algo totalmente inédito.

5 – Um “toc” na cuca

Em vários casos, o planejamento para a inovação se encontra apenas em enfrentar um caminho de forma distinta. Este é um dos livros sobre criatividade, cujo o intuito do escritor é orientar os seus leitores a desconstruir a maneira de pensar.

livros sobre criatividade bloqueios mentais

Este é mais um dos livros sobre criatividade, mas se diferencia por mostrar como evitar os famosos bloqueios mentais

Deste modo, você tem a possibilidade de descobrir tudo sobre os mais famosos bloqueios mentais e limitações que tendem a reduzir o alcance do seu pensamento criativo.

6 – O Andar do Bêbado

Por mais que você acredite que conte com o controle de tudo ao seu redor, o acaso pode surgir a qualquer momento e bagunçar com a sua programação. É, justamente, a respeito deste modo desajustado com o qual a maioria das pessoas encara os imprevistos que se apega a obra.

Afinal, nem tudo acontece da forma que você deseja. De acordo com o autor, Leonard Mlodinow, os fatos tendem a se desenrolar como o “andar de um bêbado”, totalmente desequilibrado, e cabe a cada um usufruir de sua criatividade para escapar das armadilhas diárias.

7 – Pensamento Lateral

Este é um dos principais livros sobre criatividade, do autor Edward de Bono, no qual são retratadas várias técnicas de soluções de problemas. Para o escritor, as pessoas tendem a bater a cabeça no momento de seguir por um determinado caminho.

Isso acontece não porque se escolhe por meio de um pensamento errado, mas porque se descobre da forma equivocada. Deste modo, ao invés de lidar com o problema de uma vez, o autor aconselha, em Pensamento Lateral, a refletir a analisar a situação a sua frente por vários pontos de vista distintos.

Importância do hábito da leitura na vida profissional e pessoal

De fato, o interesse por livros sobre criatividade é fundamental para qualquer um que atue em setores que demandam soluções inovadoras, textos divertidos, apresentações inspiradoras e tudo que deve gerar um impacto considerável no seu mercado-alvo.

hábito livros sobre criatividade carreira negócios

Crie o hábito de se interessar por livros sobre criatividade, carreira, negócios e qualquer gênero!

Apesar de o apego pelos livros não ser tão comum entre os brasileiros, trata-se de um hábito que está aumentando significativamente nos últimos anos devido a redução dos valores, a chegada de vários equipamentos eletrônicos e, consequentemente, a facilidade de ler quando e onde você bem entender.

Além de ser uma excelente ferramenta para ampliar o seu conhecimento profissional, a paixão pelos livros também é uma maravilhosa forma de passar o tempo, se distrair e se esquecer das cobranças do ambiente corporativo.

Qualquer título, desde livros sobre criatividade, fantasia, romance, suspense, carreira ou aventura, lhe trará lições, conceitos e muitas horas de lazer sem sair do lugar.

Como ter liberdade com a internet