Descubra dicas de como conseguir bolsa de estudos no exterior em 2017

Está pensando em fazer um curso fora do Brasil neste ano? Então, a procura por uma bolsa de estudos no exterior pode ser uma ótima oportunidade para se qualificar, conhecer outra cultura, vivenciar algo enriquecedor e também se preparar para o mercado de trabalho.

bolsa de estudos no exterior 2017

Quer conquistar uma bolsa de estudos no exterior em 2017? Confira 11 dicas de se especializar fora do Brasil

Contudo, algo que pode fazer com que milhares de pessoas desistam deste sonho de graduação ou especialização internacional é o valor elevado. Por isso, conquistar uma bolsa de estudos no exterior gratuita se torna na solução para os seus problemas, especialmente, quando inúmeras nações contam com incentivos para brasileiros nesta modalidade.

Vale lembrar que a maioria dos programas de bolsas de intercâmbio gratuitas demanda o cumprimento de prazos, solicitações e a entrega de documentação. Desta maneira, o primeiro passo é encontrar a opção que mais se aproxima da sua área de atuação. Vamos nessa?

11 dicas para conseguir bolsa de estudos no exterior

Hoje em dia, a internet tem facilitado consideravelmente o acesso às propostas de bolsa de estudos no exterior e como conseguir. Mas, informação nunca é demais, não é? Por isso confira alguns países que fornecem essas oportunidades de capacitação para brasileiros.

1 – Portugal

As bolsas de estudo em Portugal podem ser obtidas com facilidade em função do idioma e também pela aceitação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como porta de entrada para instituições lusitanas. Deste modo, os brasileiros podem concorrer a uma vaga no curso desejado, ao mesmo tempo em que buscam por alternativas nacionais.

2 – Suíça

Pensando em estudar na Suíça? O State Secretariat for Education, Research and Innovation (SERI) é a entidade governamental que disponibiliza bolsas de estudos diretamente para os brasileiros para pesquisa, pós e doutorado.

3 – Nova Zelândia

Quem deseja uma bolsa de estudos no exterior gratuita em 2017 pode se aventurar no programa New Zealand Scholarships, que tem a finalidade de atender estudantes de doutorado e mestrado nas áreas de energia renovável e novas técnicas agrícolas.

4 – Noruega

Para se qualificar na Noruega não é preciso pagar absolutamente nada, uma vez que todas as universidades públicas são gratuitas. A única cobrança é uma taxa a cada seis meses de cerca de 30 euros, sendo que existem diversas alternativas de cursos conduzidos em inglês no país e isso pode incentivar cada vez mais o interesse de brasileiros.

5 – Irlanda

Hoje em dia, a Irlanda é um dos países mais procurados pelos brasileiros atrás de bolsas de intercâmbio gratuitas para estudar o idioma, bem como se aperfeiçoar profissionalmente.

Uma opção se encontra na faculdade de artes Uversity direcionada aos brasileiros. O preço do mestrado é ligeiramente alto (20 mil euros), mas há a oferta de descontos parciais e até mesmo totais para alunos brasileiros de excelente desempenho.

6 – China

A Embaixada da República Popular da China, situada no Brasil, oferece oportunidades de graduação, especialização e pós-graduação para brasileiros todos os anos. Por isso, aprender mandarim pode ser bem determinante para a aquisição desta oportunidade!

7 – Coreia do Sul

Já pensou em obter uma bolsa de estudo no exterior gratuita na Coreia do Sul?

Coreia do Sul bolsa de estudo

Você já pensou em fazer intercâmbio na Coreia do Sul? Existe oferta de 40 bolsas de estudo gratuitas todos os anos

O programa Korean Government Scholarship abre 40 vagas para candidatos de todo o mundo com até 40 anos para cursar uma pós-graduação. Após a aprovação, o candidato passa por um período de aulas de coreano.

8 – Dinamarca

O alto padrão de vida pode despertar a vontade de morar na Dinamarca, bem com a chance de faturar bolsas de estudo no exterior em 2017 para faculdade e pós-graduação. No entanto, os interessados devem ser influentes em inglês.

Dinamarca bolsa de estudos no exterior

Morar na Dinamarca pode ser um sonho, especialmente, ao conquistar uma bolsa de estudos no exterior

Além disso, o financiamento para as especializações também cobre um curso intensivo do idioma dinamarquês, caso o curso selecionado ocorra na língua oficial do país.

9 – Estados Unidos da América

Geralmente, os Estados Unidos surgem como primeira opção para quem deseja fazer intercâmbio a fim de aprender um segundo idioma ou se aprimorar profissionalmente.

As oportunidades são bastante variadas. A Fullbright Brasil disponibiliza vagas para as faculdades comunitárias norte-americanas, que contam com cursos a nível técnico e superior. Existem ainda boas oportunidades para cientistas, pesquisas e professores de diversas áreas.

Agora, antes que você siga para o próximo tópico, deixa a gente destacar as principais vantagens que uma bolsa de estudos no exterior pode trazer para sua carreira, dá uma olhada:

1 – Descubra qual a importância de um intercâmbio profissional

2 – Descubra quais os benefícios de fazer um intercâmbio em 2017

3 – Intercâmbio profissional: tudo o que você precisa saber

10 – Itália

A Itália não poderia ficar de fora da lista de bolsa de estudos no exterior, uma vez que boa parte da população brasileira conta com descendência italiana. Porém, é preciso um pouco mais do que isso para se dar bem, já que a exigência é pela fluência no italiano.

Itália falar idioma conhecer cultura bolsa

Bolsa de estudo na Itália exige conhecimento do idioma e da cultura local

Outro detalhe é que o Ministério das Relações Exteriores concede as chances para quem se expressa adequadamente em italiano, conhece a cultura do país e deseja atuar em laboratórios, centros de pesquisa, bibliotecas e museus.

11 – Japão

O Ministério da Educação do Japão sempre consegue reservar vagas para brasileiros em instituições de ensino locais, sendo para pesquisa, educação profissional, nível técnico e graduação.

Geralmente, as inscrições devem ser feitas entre abril, maio e junho. Quem tem objetivo de dar aula de japonês ou cultura japonesa também encontra espaço, mas deve se candidatar ao processo seletivo em janeiro e fevereiro.

12 – Canadá

O Canadá também tem se tornado um dos destinos prediletos para os brasileiros intercambistas. Quem tem vontade de estudar por lá mesmo pode achar suporte no programa de bolsas internacionais Scholarships for non-Canadians para pós-graduação e projetos de pesquisas.

Outra possibilidade no Canadá se trata do Emerging Leaders in America Program, que fornece a estudantes de intercâmbio de curto prazo algumas oportunidades de estudo e também de pesquisa. Mas, a proficiência em inglês é indispensável.

bolsa de estudos no exterior atender aos requisitos

É preciso ficar atento nos editais com vagas para bolsa de estudos no exterior e atender aos requisitos

Por fim, é essencial destacar que a modalidade mais famosa de bolsa de estudos no exterior pelo Governo Federal, Ciências Sem Fronteiras, foi encerrada recentemente. As ofertas ainda existem por meio de editais, concursos e outras iniciativas. Portanto, vale à pena correr atrás do seu sonho!

Como ter liberdade com a internet