Campos do Jordão: o que você precisa saber sobre a cidade e a sua temporada de inverno

Considerada por muitos a “Suíça” brasileira, Campos do Jordão atrai, em seu inverno, milhares de turistas à procura do frio e de tudo o que ele proporciona de melhor: pessoas bem vestidas, comidas de altíssima qualidade, bebidas quentes pra aquecer o coração e alcoólicas para aquecer a alma.

Na Vila Capivari, o bar da Baden Baden é o lugar certo aonde ir.

Junte isso com a deliciosa sensação do ar gelando o rosto de um corpo coberto por camadas e mais camadas de roupas. Se você quiser saber mais, vem que nós contamos!

Temporada de Inverno em Campos do Jordão

Embora muito lotada, é no inverno que Campos de Jordão mostra a sua graça. Caminhar pelas ruas da Vila Capivari, bairro em que tudo acontece, é ainda mais charmoso no frio, em que as pessoas desfilam o que tem de melhor em seu guarda-roupa. Por que não se senta para observá-las tomando um chocolate quente?

Aproveite também para ficar debaixo das cobertas e despertar mais tarde. Ótima desculpa para, quando acordar, tomar um café colonial e se empanturrar de comida porque, no frio, não há o sentimento de culpa.

Depois que fizer a digestão, reserve o espaço no estômago para o rodízio de fondue e teste até onde aguenta comer – convenhamos, não dá pra deixar passar essa oportunidade de comer à vontade a comida que é a cara do inverno.

Vila capivari

Pra quem não sabe, a Vila Capivari é o point de Campos de Jordão e onde se concentra a maioria dos restaurantes, bares e lojas.

Aliás, já que o papo é esse, reserve um dia para visitar a fábrica da cerveja artesanal mais queridinha do estado de São Paulo, a Baden Baden.

No tour, os visitantes recebem dicas sobre harmonização e preparo do produto, além de experimentar alguns chopes da marca. Não vacile com esse passeio e agende a sua visita com antecedência, já que os ingressos podem esgotar.

Antes de continuarmos, que tal dar uma olhada em outros posts de nosso blog? Com certeza, eles serão de seu interesse. Quer ver?

Pontos turísticos em Campos do Jordão

E antes que você se pergunte, Campos não se limita à Vila Capivari e à comilança. A cidade possui o Horto Florestal, a maior reserva de araucárias do Estado de São Paulo e é considerado por muitos o seu refúgio.

Lá, é possível fazer trilhas, andar de bicicleta e praticar esportes radicais, como arvorismo – e não se desespere se você for do tipo sedentário porque ir ao Horto apenas para contemplar a natureza também é um belo de um passeio.

Horto Florestal

O Horto Florestal, a maior reserva de araucárias do Estado de São Paulo, está localizada em Campos do Jordão e é um ótimo refúgio

Ainda no estilo passeio natureba há o parque Amantikir, que reúne 22 jardins com espécies vindas de diversos países como Inglaterra, Austrália, Alemanha e Japão, além de ter dois labirintos, um feito de arbustos e o outro, de grama.

Que tal se perder um pouco neles e tentar achar o caminho? Como recompensa, colha um pouco de framboesa das árvores que há pelo parque e as coma fresquinhas.

Outro lugar interessante de Campos do Jordão é o Bosque do Silêncio. Assim como o Horto Florestal, lá também é possível fazer trilhas, além de praticar esportes radicais, fazer mountain bike e brincar no mini golfe ou no espaço dedicado ao paintball.

O local também possui espaço para a prática de yoga, lojinhas e local para café e refeições. Só fique atento se eles estarão abertos no dia da sua visita!

Festival de Inverno de Campos do Jordão

Para finalizar, vá sabendo que Campos do Jordão também é cultura e que é lá que ocorre, anualmente no mês de julho, o Festival de Inverno, famosíssimo por seus shows de música clássica. Quer combinação melhor que essa – frio e música boa?

Festival de Inverno de Campos do Jordão

O Festival de Inverno de Campos do Jordão é um dos eventos mais aguardados pelos turistas que vão à cidade.

Apreciar o festival é fácil, já que ele acontece na cidade toda, mas a maior parte dos shows se concentra no Auditório Cláudio Santoro.

Take it easy porque é bem provável que, em uma de suas caminhadas pelo centro de Campos, você se depare com um show de algum artista de seu interesse na praça Capivari, a principal da cidade.

Dica extra sobre Campos do Jordão

Como já falamos neste post sobre “As 5 hospedagens vegetarianas de São Paulo que você precisa conhecer“, há uma hospedagem especial na cidade: a Hotel Serra da Estrela.

Um das melhores hospedagens vegetarianas de São Paulo, o hotel está localizado na área mais nobre de Campos do Jordão, no coração do centro turístico Vila Capivari, e oferece a seus hóspedes uma estadia de muito luxo e qualidade.

Dentro do hotel há o restaurante Alquimia, com o cardápio 100% vegano e preços justos. Devido à sua fama conquistada pela alta qualidade dos pratos, o hotel já ficou conhecido como o “paraíso” para vegetarianos e veganos.

A fama é tanta que a sexta edição do Vegfest Brasil em 2017 acontecerá no Serra da Estrela. Quem é vegetariano não pode perder!

Hotel Serra da Estrela

Mesmo que não se hospede no Hotel Serra da Estrela, é possível conhecer o restaurante, que é aberto ao público em geral.

Sabemos que o inverno brasileiro ainda está longe, mas nunca é demais se planejar para visitar Campos do Jordão nesse período, ainda mais quando a cidade fica lotada.

Não deixe a oportunidade de apreciar um bom vinho, comer fondue, tomar um chocolate quente e ter momentos recheados de carinho e romantismo passar. Campos do Jordão é seu destino ideal!

Como ter liberdade com a internet