O que você precisa sobre comida grega?

Não é só de churrasco e iogurte que faz a culinária da Grécia. O país, muito conhecido por ser um dos berços da civilização e por seus pontos turísticos, apresenta uma diversidade de comida fantástica.

Afinal, quem nunca ouviu falar da comida mediterrânea? Pois é, essa alimentação regata de azeite, alimentos frescos, legumes, ervas, frutos do mar e de um bom vinho é a cara da Grécia!

comida grega

A comida grega, no modo geral, tem bastante influência na culinária mediterrânia.

Confessamos que a comida grega é pouco difundida no Brasil, o que é uma pena. Afinal, além de bonita, saborosa e cheirosa, ela pode ser muito saudável.

Mas já que estamos aqui pra te trazer conhecimento, que tal conversarmos um pouco sobre o que comem na Grécia? Com certeza, depois que ler essa publicação, você vai sair correndo procurando um restaurante grego. Quer ver só?!

1 – Moussaka

Sabe aquela lasanha de berinjela, mas que não leva massa? Pois é, ela se chama moussaka e faz parte da tradicional comida grega.

moussaka

Moussaka, a famosa lasanha de berinjela, é a comida grega imperdível!

É um prato maravilhoso, cheio de queijo e recheado com carne de cordeiro moída, tomate e cebolas. Adiciona na moussaka muito azeite, molho branco e um monte de temperos. Não tem como não amar, não é mesmo?!

2 – Frutos do mar

Os frutos do mar são o típico ingrediente básico da culinária mediterrânea e, claro, da comida grega. Afinal, um país que é composto por centenas de ilhas só podia ter frutos do mar como uma de suas bases alimentares.

Na Grécia, eles são servidos de diversas maneiras, compondo desde salada até massas. E a melhor notícia de todas: devido à quantidade abundante de frutos do mar, eles custam uma pechincha no país.

3 – Gemista

Apesar do nome diferentão, gemista é a comida grega queridinha de quem vive na Grécia – e, claro, de quem visita o país.

Gemista

Pensa num prato vegetariano delicioso? Pensou?! Então, ele é o gemista, tradicional da comida grega

Ele nada mais é do que um tomate ou pimentão recheado com arroz e cozidos com molho e azeite. É uma receita bem simples, mas deliciosa devido à explosão de sabores causada pelos temperos. E uma ótima opção para os vegetarianos, não é verdade?!

4 – Iogurte e mel

Que o iogurte grego ganhou o coração dos brasileiros, isso ninguém duvida. Só que poucos sabem que ele é bem diferente na Grécia. Menos doce e mais cremoso, ele pouco se parece com os que estão nos supermercados no Brasil. Aliás, o que adoça o tradicional iogurte grego são os diversos tipos de mel e as frutas secas. Muito gostoso!

5 – Queijo Feta

Quem não gosta de queijo, não é mesmo?! Por isso mesmo, é mais do que óbvio que o queijo feta, o mais famoso da Grécia, estaria na nossa lista de comida grega. Feito com leite de cabra e ovelha, têm uma cor esbranquiçada e uma textura mais granulada. Se você for ao país do Aristóteles, pode ter certeza de que será inevitável o seu encontro com o queijo feta nas saladas, tortas e massasque pedir.

queijo feta

O delicioso queijo feta não poderia faltar na nossa lista de comida grega.

Hum, imagino que você já esteja ficando com fome, né não?! Então, que tal fazer seu estômago roncar ainda mais com esses nossos posts abaixo, hein?

6 – Souvlaki

Uma comida grega bastante típica é o souvlaki. Ela nada mais é do que os espetinhos de carne do Brasil, mas apresentada de uma maneira diferente. Isso porque o souvlaki se come com pão, molho e batatas fritas. Uma delícia!

souvlaki

O tradicional churrasquinho brasileiro encontra na Grécia em sua forma diferente, chamado Souvlaki.

7 – Lula frita

A lula frita, super comum na comida grega, poderia ser englobada no tópico frutos do mar, mas ela merece seu destaque especial. Isso porque ela faz parte do menu de praticamente todo restaurante na Grécia.

A única diferença entre as diversas lulas fritas é a maneira como são servidas e preparadas: podem ser empanadas ou não, com massa ou em saladas… Enfim, são diversas opções mesmo e é bem provável que ela não ficará de fora do seu prato na Grécia.

8 – Gyros

Quando você pensa em churrasco grego, vem o que na sua mente?! Aquela máquina gigante com um espetão de carne prensada girando, não é mesmo?

Pois bem, na Grécia, ele é o famoso e adorado Gyros. Bem similar ao Kebab, normalmente é feito com carne de frango, vaca, carneiro, porco, etc., e é servido dentro de um pão tipo pita, com salada e molho tzatziki. Nada a ver com que a gente encontra no Brasil, né?

9 – Frappé

Sabe o frappé, a bebida gelada a base de café?! Então, você sabia que ele foi inventado na Grécia?! Criado por acidente nos anos 50, por um funcionário da Nescafé, em Tessalônica, o frappé surgiu da mistura do café instantâneo batido com cubos de gelo.

Apesar de ser uma bebida que, no Brasil, é consumida mais no verão, ela é muito pedida na Grécia em qualquer época do ano.

10 – Dolmadakia

Esse prato típico da comida grega você já deve ter experimentado de outra forma. Quer ver só?! Você já comeu o famoso “charutinho de folha de uva”, não comeu?! Pois é, apesar de acharmos que ele faz parte da culinária árabe tradicional, o dolmadakia está quase sempre presente na mesa do povo da Grécia.

Então, pra você entender melhor sobre o que é o prato: dolmadakia são folhas secas de videira, recheadas com carne e servidas quente. Além desse jeito de servir, há, também, a versão recheada com verduras, a qual é servida fria. Imperdível de se comer!

Dolmadakia - comida grega

Muito parecido com o charuto de folha de uva da culinária árabe, Dolmadakia é a típica comida grega

Chegamos ao fim de mais um texto nosso! Esperamos que você tenha se deliciado com essa publicação e já reservado a sua mesa num restaurante grego. Tenha um bom apetite!

Como ter liberdade com a internet