5 Dicas de como aliviar o estresse em 2017

Você tem experimentado problemas como queda no rendimento, insatisfação, irritabilidade, indecisão, insônia, sono agitado, redução do entusiasmo, monotonia, muita dedicação ao trabalho e pouco ao lazer?

E depois disso, você enfrentou outros problemas como cansaço, ganho ou perda de peso, má digestão, prisão de ventre, diarreia, gases, gastrite, úlcera, pressão alta, baixa resistência, infecções, gripes, herpes, dores de cabeça, nos músculos ou na coluna ou derrame?

trabalho - aliviar o estresse em 2017

Vamos conhecer algumas dicas para aliviar o estresse em 2017?

Fique atento, pois de acordo com o neuropsiquiatra do Hospital Albert Einstein Rubens Pitliuk explicou que tudo isso pode ser indicativo de um quadro de estresse. E é justamente sobre essa condição que vamos falar no artigo de hoje, em que aprenderemos como aliviar o estresse em 2017.

Por que aliviar o estresse em 2017?

Simplesmente porque a condição pode evoluir para problemas ainda mais graves. O estresse está associado ao desenvolvimento de problemas como depressão, asma, gastrite, alergias, transtorno de pânico, infecções em decorrência da baixa imunidade, bronquite, contração muscular crônica, enxaqueca, obesidade, infarto e inclusive alguns tipos de câncer.

Você certamente não quer sofrer com esses problemas durante este ano, não é mesmo? Daí a importância em falarmos sobre como aliviar o estresse em 2017.

5 dicas para aliviar o estresse em 2017

Antes de conhecermos as sugestões para aliviar o estresse em 2017, é importante saber que apesar delas poderem ajudar, não há como garantirmos eficácia total, já que não conhecemos o seu caso em particular.

Pelo mesmo motivo, não podemos assegurar um método de como aliviar o estresse rapidamente. Assim, além de seguir as dicas, não deixe de buscar a ajuda do médico para sanar o problema.

1 – Alimentação

Incluir certos alimentos na dieta é uma alternativa para aliviar o estresse e a ansiedade. E a lista desses alimentos inclui: alface, espinafre, brócolis, laranja, peixes, frutos do mar, castanha-do-pará, maracujá, amêndoas, leite em pó, queijo minas, carne, ovo, leite, banana, aveia e batata.

brócolis - aliviar o estresse em 2017

O brócolis é apontado como um dos alimentos que ajudam a combater o estresse

O legal é que esses alimentos são variados, saborosos e nutritivos e podem aparecer em todos as refeições do dia. Por exemplo, você pode usar o leite, a banana e a aveia no café da manhã, a castanha-do-pará, as amêndoas e a laranja nos lanchinhos ao longo do dia e a carne, o ovo, a batata e a alface no almoço e no jantar. A seguir, você confere uma receita de suco para aliviar estresse:

Suco de alface, espinafre maçã e gengibre:

Ingredientes:

– 1 maçã picada com casca e sem sementes;

– 1 folha de alface;

– 1 punhado de espinafre;

– 1 colher de sopa de farelo de trigo;

– Lascas de gengibre.

Modo de preparo:

1 – Colocar todos os ingredientes no liquidificador;

2 – Bater e beber sem coar.

Fácil, não é mesmo? É uma bebida que você pode fazer rapidinho de manhã antes de partir para o serviço e deixar na geladeira do escritório para tomar quando precisar aliviar o estresse no trabalho.

2 – Meditação

Outra dica para aliviar o estresse em 2017 é a meditação. A técnica, inclusive, é adotada pelo Sistema Único de Saúde (SUS) como forma de tratar o problema, segundo informação do UOL.

meditação - aliviar o estresse em 2017

A meditação também pode ser usada para aliviar o estresse em 2017

Segundo o site, a meditação para aliviar estresse é utilizada em um núcleo da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) consiste em criar um estado psicológico em que a pessoa fica atenta aos próprios pensamentos, sensações físicas e emoções quando elas ocorrem.

O método também inclui aprender a parar de remoer o passado ou focar-se no futuro para concentrar-se no momento presente.

Um exercício de meditação pode durar entre 10 a 45 minutos e envolve sentar-se com a perna cruzada e as mãos sobre os joelhos em uma almofada confortável. A boca fica entreaberta e os olhos permanecem fechados, com o olhar para baixo.

O praticante também fica sem se mexer, podendo engolir a saliva e respirar, e deve observar a própria respiração, já que a ideia é conectar a mente com a respiração.

3 – Exercícios para aliviar o estresse

Você gosta de praticar exercícios? Então a boa notícia é que eles também entram na lista de táticas para ajudar a aliviar o estresse em 2017.

Segundo o Jornal Hoje da Rede Globo, a recomendação é dar preferência aos esportes menos intensos e com maior duração de tempo como caminhada, corrida leve e bicicleta. Outra sugestão é intercalar essas atividades com jogos de competição como vôlei.

A indicação é do psiquiatra Luiz Vicente Figueira de Melo, que conversou com o programa, e disse que um esporte de competição alternado com uma atividade individual é melhor que somente a atividade individual.

E outros exercícios que podem auxiliar a aliviar o estresse em 2017 são: escalada, yoga, circo, tai chi chuan, natação, pilates e dança em dupla.

Antes de seguirmos em frente com as dicas para aliviar o estresse em 2017, dê uma olhada nesses artigos que também poderão ser úteis:

1 – Descubra agora os alimentos que dão energia para você

2 – Motivação pessoal: descubra como mantê-la em alta diariamente

3 – 5 passos para você mudar de vida

4 – Rir

De acordo com informações da Mayo Clinic, uma organização americana de serviços médicos e pesquisas médico-hospitalares, dar boas risadas também é aconselhável para aliviar o estresse.

risada - aliviar o estresse em 2017

Como se já não fosse bom o suficiente, rir também ajuda a mandar o estresse para longe

O que te faz rir? Conversar com os amigos? Contar ou ouvir piadas? Assistir a uma série ou filme de comédias? Ver vídeos engraçados no YouTube? Então trate de incluir essas coisas na sua rotina diária.

Isso porque a risada não somente alivia a carga mental como também traz mudanças físicas positivas ao seu corpo, esfriando a resposta de estresse do corpo, informou a Mayo Clinic.

Já que você está afim de dar boas risadas, dá uma olhada nesse vídeo bem engraçado que separamos para você:

5 – Conectar-se com as pessoas

A resposta para aliviar o estresse em 2017 também pode estar em seus amigos e familiares. Segundo a Mayo Clinic, o contato social colabora para afastar o estresse porque oferece uma distração em relação ao que pode estar causando o problema e pode proporcionar apoio para aliviar a carga e tolerar melhor os momentos ruins da vida.

pessoas - aliviar o estresse em 2017

Estar rodeado de outras pessoas é outra arma para combater o estresse

Então em vez de se isolar em seu estresse, que tal buscar ajuda em seus parentes e amigos? Almoce com seus pais, chame os amigos para tomar um café, mande mensagens para pessoas que não há tempos, visite uma igreja ou participe de um grupo de voluntários para fazer ações de caridade.

[data-image-id='gourmet_bg']
[data-image-id='gourmet_bg']
[data-image-id='gourmet_bg']
[data-image-id='gourmet_bg']
[data-image-id='gourmet_bg']
[data-image-id='gourmet_bg']
[data-image-id='gourmet']
[data-image-id='gourmet']
[data-image-id='gourmet']
[data-image-id='gourmet']
[data-image-id='gourmet']
[data-image-id='gourmet']
[data-image-id='gourmet']
[data-image-id='gourmet']
[data-image-id='gourmet']
[data-image-id='gourmet']