Descubra 7 formas de como manter a motivação pessoal

Ninguém está imune de passar por aqueles momentos de desânimo em que manter a motivação pessoal para seguir em frente com os projetos e sonhos parece difícil.

É por isso que é importante cercar-se de táticas e estratégias para manter-se motivado mesmo quando o ânimo faltar.

motivação pessoal

Ninguém está imune de passar por aqueles momentos de desânimo em que é preciso manter a motivação pessoal. Por isso é sempre bom descobrir como mantê-la sempre em alta.

Então, se esse for o seu caso, siga com a gente porque tentaremos mostrar como poderá manter a motivação pessoal em alta.

Motivação pessoal – o que é?

É o motivo ou a causa, um impulso que precede a ação em prol do alcance de algum objetivo na área pessoal. Em outras palavras, a motivação é como se fosse uma chama que arde dentro da gente e nos leva a fazer algo que, por sua vez, contribuirá com a realização de um sonho ou projeto.

motivação pessoal - desânimo

O desânimo dificulta manter a motivação pessoal

Ou seja, quando não nos sentimos motivados fica bem mais difícil sair do lugar e tomar uma atitude. Com isso, é improvável que as coisas saiam como desejávamos e nossos sonhos podem ficar engavetados, o que nos deixa ainda mais desanimados e pode dar início a um círculo vicioso.

7 formas de como manter a motivação pessoal

Como prevenir é melhor do que remediar, hoje a gente vai conhecer algumas formas de como manter a motivação pessoal e evitar que a chama que nos impulsiona em direção aos nossos sonhos seja apagada.

1 – Lembre-se do motivo

Motivação vem de motivo e causa, como a gente acabou de aprender. Toda ação que planejamos existe por uma razão.

Pode ser o desejo de ter uma vida melhor, de dar um bom futuro aos filhos, de seguir a profissão dos sonhos, de fazer alguém feliz, de cuidar dos pais como forma de recompensar os esforços feitos por eles ou viajar para algum lugar, por exemplo.

Uma maneira da gente manter a motivação pessoal e profissional e ser impulsionado a continuar trabalhando e agindo em uma direção é lembrar-se o porquê disso tudo e o que pode ser alcançado se dermos continuidade aos esforços.

motivação pessoal - foco no objetivo

Lembrar-se de seus objetivos é importante para manter a motivação pessoal

Agir pelo simples fato de agir pode parecer cansativo e limitado, porém, tomar atitudes tendo em mente que se trata de um passo importante para conquistar algo que desejamos de todo o coração é uma forma da gente se convencer de que realmente vale a pena.

2 – Cerque-se de pessoas positivas

Por mais seguro e confiante que a gente seja, conversar com pessoas negativas que questionam e colocam defeito em todos os nossos sonhos e projetos pode colocar aquela pulguinha chata atrás da orelha e fazer com que a gente duvide de que vamos conseguir o que tanto desejamos.

conversa - manter a motivação pessoal

Conversas positivas ajudam a manter a motivação pessoal

Já ter pessoas positivas por perto que não apenas nos incentivam a seguir em frente com nossos sonhos, mas também nos dão ideias e sugestões para melhorar, traz justamente o efeito contrário. Portanto, é delas que nós devemos nos cercar.

3 – Nunca deixe de estudar

O estudo e os novos aprendizados alimentam a nossa mente, ajudam-nos a ter novas ideias, a conhecer novas maneiras e estratégias para que os sonhos e projetos sejam colocados em prática e melhorar nossas habilidades. Assim, o estudo não pode ficar de fora da lista de táticas para manter a motivação pessoal.

E como manter a motivação nos estudos? Uma dica é convencer a si mesmo que o estudo é fonte de conhecimento e que pode ajudar a melhorar várias áreas da vida.

Por exemplo, mais estudo pode significar um emprego melhor, que resulta na possibilidade de ter uma maior qualidade de vida e poder ajudar outras pessoas.

4 – Pense menos

Como assim? Será que a gente tem que deixar de planejar? De maneira alguma. No entanto, pensar demais nas ações a serem tomadas e começar a duvidar e a por defeito em tudo pode tornar mais difícil manter a motivação pessoal.

Quando pensamos demais, corremos o risco de nunca acharmos o plano perfeito e acabarmos ficando apenas no plano das ideias, sem ter o impulso necessário para colocar os nossos sonhos em prática.

Portanto, pense somente o necessário, tenha cuidado e planeje. Porém, não deixe a hora da ação passar e levar a sua motivação pessoal e profissional embora.

Agora, dê uma olhada nestes artigos aqui sobre desenvolvimento pessoal que fizemos:

1 – Descubra como elevar o seu desenvolvimento pessoal

2 – 10 dicas para destravar seu crescimento pessoal

3 – Descubra quais são os benefícios da PNL na sua vida

5 – Conheça a si mesmo

Você já se viu tomando uma atitude inesperada ou deixando de fazer algo que tornou mais difícil manter a motivação pessoal? Como um erro cometido, uma falta de coragem ou uma tomada desnecessária de risco?

motivação pessoal

Você já se viu tomando uma atitude inesperada ou deixando de fazer algo que tornou mais difícil manter a motivação pessoal?

Para não ser pego de surpresa por esses momentos, passe a prestar mais atenção em si mesmo e busque se conhecer.

Um exercício que pode ajudar é parar um tempinho, avaliar seus sentimentos e atitudes e escrever seus lados positivos e as áreas em que você precisa melhorar.

Anote também os momentos em que você se sente mais motivado e aqueles em que se sente menos motivado. Isso pode te ajudar a entender quais são as situações, sentimentos e acontecimentos que te impulsionam e quais te desanimam.

6 – Acompanhe seu próprio progresso

Nós podemos ser imediatistas e ficar desmotivados porque algo no momento não está dando certo. Porém, se olharmos ao que tem acontecido em longo prazo, podemos lembrar de pequenas vitórias que nos fizeram chegar até onde estamos e manter a motivação pessoal para seguir em frente.

Uma dica para não se esquecer dessas pequenas vitórias é acompanhar e registrar o seu próprio progresso por meio de anotações e imagens e deixá-las em um local visível como uma gaveta, a porta da geladeira ou dentro da carteira.

7 – Olhe menos para os outros

Comparar-se com os outros pode tornar quase impossível manter a motivação pessoal. Olhar demais para os outros e achar que a vida deles é perfeita e melhor que a nossa pode nos deixar frustrados e decepcionados.

Assim, em vez de ficar se lamentando por não ter o que os outros têm, por que não tornar esse sentimento ruim em uma admiração e inspirar-se nas pessoas que estão aonde você deseja chegar?

Dá até para pedir uns conselhos e trocar experiências.

Porém, tenha em mente que as coisas nunca são tão perfeitas quanto a gente pensa. Sabe aquela coisa de que a grama do vizinho sempre parece mais verde? O problema é que a gente nunca conhece o cenário completo da vida das pessoas.

Por mais que pareça que tudo é perfeito para os outros, eles também são humanos e passam por momentos bons e ruins, de vitórias e derrotas, de motivação e desânimo, assim como nós, e precisam de ajuda para manter a motivação na vida pessoal e profissional.

Mais dicas para manter a motivação pessoal

Que tal conhecer mais dicas de motivação pessoal e de como ter motivação no trabalho? Então, dê só uma olhada neste texto que a gente já publicou sobre como turbinar a força de vontade, que poderá te ajudar a manter a motivação pessoal e profissional.

Como ter liberdade com a internet