Ano Sabático: Como funciona, como se planejar?

Ano sabático é um presente que todos deveriam poder dar a si mesmos em algum momento da vida. Tirar um ano para se dedicar a si mesmo ou algum projeto em especial pode ter enormes benefícios na sua vida.

Aquele ano em que você decide viajar, estudar ou realizar aquele projeto que você vem engavetando por anos pode ser o ano mais produtivo da sua vida.

hammock-2239788_1920

O ano sabático é para todos! Saiba como organizar o seu!

Antes de partir para um ano de pausa existem coisas que você deve fazer. Este ano especial precisa de muito planejamento e organização para que não se torne um problema na sua carreira e na sua vida com um todo.

Como quereremos que você aproveite o máximo sua vida e tenha uma carreira promissora e  realizada, selecionamos algumas dicas para você. Dê uma olhada nelas antes de decidir tirar o ano de descanso que você merece. Se organize, planeje e tenha o melhor ano da sua vida!

O que significa tirar um ano sabático

Um ano sabático nada mais é do que um ano que você tira para si mesmo. Ele pode ter diversos significados. Geralmente,  esta pausa de um ano para muitas pessoas significa viajar para o exterior, fazer um intercâmbio. Outros decidem simplesmente cuidar de sua saúde seja física ou mental. Tudo depende do que você quer e pode fazer.

Durante o ano sabático você se afasta de suas funções profissionais para se dedicar a um projeto ou até mesmo a si mesmo. Existem diversos motivos que fazer com as pessoas decidam tirar um ano sabático.

Desde questões de saúde, até mesmo conseguir uma melhor educação ou algum aprimoramento ou atualização na área em que atua. Tem gente que utiliza este ano sabático até mesmo para mudar os rumos da própria carreira.

Não ache que esta decisão é coisa de quem pode tirar este ano para descansar! Você também pode.  Se planeje e tire um ano só para você!

Ano sabático, descanso bíblico

A palavra sabático vem do Shabah, o costume judaico de ter um dia especial de descanso durante a semana. Na antiga lei judaica, 6 dias de trabalha se seguem a um dia de descanso. Daí vem o nome do ano sabático. O ano em que muitas pessoas tiram para poder descansar.

bali-1807464_1920

O ano sabático é um momento para repensar sua vida

Também vem do fato de que na bíblia, os antigos judeus tinham um ano especial em que não cultivavam a terra para que ela pudesse se regenerar. Este ano de descanso da terra acontecia a cada 7 anos para os judeus da antiguidade.

O ano de descanso da terra era conhecido por Shemitá (“libertação”, na tradução literal do hebraico). O conceito de ano sabático está descrito desta forma no Torá, o livro sagrado dos judeus.

Como você pode ver, o conceito de ano sabático é mais antigo do que você pensa. Por que você não se organiza e segue este antigo conselho bíblico? Tenha projetos novos, faça viagens, descubra o mundo. Com certeza irá trazer enormes melhorias para sua carreira.

Os benefícios de um ano sabático

Existem diversos benefícios em um ano sabático. O maior deles, no entanto, é que você ganhará perspectiva. Você será capaz de perceber aquilo que realmente importa para você. Você tirará um tempo para aquilo que está interessado, isto fará você analisar seu potencial, seus desafios e toda sua carreira com mais clareza.

Mesmo que você não viaje, você também irá conhecer lugares e experimentar coisas que não teria experimentado se estivesse em sua rotina profissional.

Na hora de voltar a rotina, você verá também que estará mais centrado, mais confiante e é, claro, renovado para os desafios que se apresentarem. Tirar um ano sabático com certeza irá mudar sua carreira para melhor.

Ano sabático é para todos?

Diferentemente do que muitas pessoas imaginam, tirar um ano sabático não precisa ser privilégio de quem tem muito dinheiro ou está com a vida feita. O ano sabático pode até mesmo ajudar você a encontrar os rumos para sua vida profissional.

bench-732167_1920

Um ano sabático para você é possível, sim. Basta organização

Sim, com certeza você precisa se organizar para tirar este ano de descanso. Precisa ter certeza de que este ano de folga não irá afetar sua carreira. No entanto, com um pouco de organização é possível.

Busque alternativas que o ajudarão a manter a renda e o auxiliarão a concluir o projeto a que você se destinou neste ano sabático. O ano sabático também pode ser o ano que você começará a investir e a empreender.

Busque alternativas, faça um bom planejamento e com certeza você conseguirá ter seu merecido ano sabático. Não precisa ser privilegiado para tirar um ano só para si.

Antes de continuar entendendo melhor o ano sabático, dê uma olhada nestes links. Com certeza eles irão inspirar você a cuidar melhor da sua vida pessoal e carreira.

1-Qualidade de Vida: entenda o conceito e aplique no dia a dia

2- Sugestões de como enfrentar os desafios da carreira profissional

3-Descubra quais os benefícios de fazer um intercâmbio em 2017

O que você deve saber antes de tirar um ano sabático.

A primeira coisa que você deve saber é que um ano sabático não é férias. Este é um ano principalmente de reflexão em que você irá avaliar, na maioria das vezes, toda sua vida.

Também por não ser férias, você precisará ter uma reserva de dinheiro que o auxilie a passar pelos próximos 12 meses. Por isso, o primeiro passo para ter uma boa pausa é economizar. Faça uma boa poupança antes de começar o seu incrível ano fora.

yoga-544970_1920

Antes de tirar um ano sabático, se organize!

Além disso, antes de entrar de cabeça no ano sabático, é bom você saber quais serão seus próximos passos. Você conseguirá voltar para sua antiga empresa? Vai voltar a estudar? Quais são minhas alternativas de renda? Minha família está “ok” com esta decisão? Tudo isso deve ser muito bem pensado.

Opções para curtir seu ano sabático

Grande parte das pessoas tiram o ano sabático para decidir quais serão os próximos passos na sua carreira. Isto é ótimo. Mas tenha alguma opção, principalmente no que se refere a cursos de aprimoramento.

Um intercâmbio  é uma dica para quem quer tirar um ano sabático e principalmente fugir da rotina. Muitas empresas  também oferecem pacotes de viagens com estudo e trabalho. Esta opção é ótima para jovens recém-formados e quem está iniciando numa carreira.

Mesmo que você não viaje, aproveite para entrar de cabeça na vida cultural da sua cidade. Leia mais, veja filmes, passeie. Tire este tempo para expandir seus horizontes. O ócio criativo é uma realidade e uma boa arma que você pode utilizar para conseguir sucesso.

As opções são diversas. O que vale mesmo é aproveitar para descobrir aquilo de melhor em si mesmo. Tire um ano para você e se torne o profissional que sempre quis ser.

Curta seu ano sabático sem culpa!

O principal durante este período é não se culpar. Vivemos em uma sociedade que cobra resultados. Que não entende o valor da reflexão e muito menos respeita o valor da saúde mental.

Neste período não caia na cilada de achar que não está fazendo nada importante. Talvez este seja o ano em que sua vida dê uma guinada para frente, talvez não. O  que realmente importa é se descobrir e tentar ser o melhor profissional possível.

sleep-1521803_1920

Não se culpe pelo seu ano sabático, você merece!

Tire um ano para você e verá que voltará uma pessoa totalmente diferente. Um ano sabático só irá lhe trazer benefícios. Você merece esta pausa!

Como ter liberdade com a internet