7 dicas para você aproveitar melhor seu tempo

“Aproveitar o tempo! Mas o que é o tempo, que eu o aproveite?” Estes são os primeiros versos do poema Aproveitar o Tempo, de Fernando Pessoa. Mas, será que é possível realmente usufruir o tempo a seu favor? Realmente, existem maneiras de aproveitar melhor seu tempo.

Nos dias de hoje, as pessoas estão sempre correndo atrás do tempo perdido e sem compreender que o tempo deve trabalhar a favor e não contra elas. De fato, este é o primeiro passo para que você saiba como aproveitar melhor o tempo livre.

aproveitar melhor seu tempo pessoas queridas

Procure aproveitar melhor seu tempo com pessoas queridas e com o que lhe faz traz felicidade

Não apenas é possível fazer isso, bem como se faz indispensável aprender a desfrutar cada minuto sem estar continuamente pressionado e apavorado com o passar dos minutos. Quer aprender a usufruir de cada momento de seu cotidiano?

Conheça 7 maneiras para aproveitar melhor seu tempo

Segundo uma pesquisa da Organização Mundial de Saúde (OMS), a depressão será a doença mais incapacitante do planeta até 2020. Atualmente, 300 milhões de pessoas são diagnosticadas com problema em todo o planeta.

Uma das maneiras de evitar e suavizar esse quadro é encontrar valor na sua rotina, ou seja, abraçar as pequenas felicidades. Isso tem a ver em aproveitar melhor o dia e não se sobrecarregar com afazeres profissionais, que acabam ceifando a sua vida social. O equilíbrio é essencial!

1 – Aproveitar a vida como se fosse o ultimo dia

Há um ditado bastante conhecido: “viva como se este fosse o seu último dia, uma hora você vai acertar”. No entanto, essa maneira não é exatamente sustentável em um cotidiano de trabalho, estudo e responsabilidades.

Um contexto mais adequado e muito elogiado foi exposto por Steve Jobs durante uma palestra em Stanford. O gênio por trás das principais criações da Apple fala em sentir-se satisfeito todos os dias com o que precisa ser realizado.

“Se hoje fosse o último dia da sua vida, você estaria satisfeito com o que precisa fazer hoje?” Ele aconselha a se fazer essa pergunta todos os dias, quando você encontrar o “não” por muito tempo, precisa fazer mudanças drásticas. Este é um bom e simples parâmetro a ser seguido. Tente!

2 – Aproveitar melhor o tempo de estudo

Nunca o acesso a informação esteve tão democrático quando nos dias de hoje. É possível encontrar inúmeras formas de aumentar o seu conhecimento sem necessariamente sair de casa ou gastar dinheiro. Basicamente, você pode aprender o que bem entender com o esforço de alguns cliques.

aproveitar melhor seu tempo no estudo

Hoje em dia, é simples encontrar formas de aproveitar melhor seu tempo de estudo virtual e fisicamente

Por isso, o segredo não é querer abraçar o mundo de uma vez, mas priorizar o que pode ser relevante nesta etapa de vida. Às vezes, aprender um segundo idioma pode ajudar a realizar o sonho de viajar para o exterior ou uma especialização pode lhe render uma grata promoção.

A dica é se concentrar no que pode fazer diferença em curto prazo e realmente estar focado em como aproveitar melhor seu tempo de estudo, independente do tema. Estipule uma meta e vá em frente! Afinal, informação é poder.

3 – Aprenda a como aproveitar melhor o tempo no trabalho

A crise financeira resultou em mais de 13,5 milhões de brasileiros desempregados. Isso significa que você deve seguir preso a um serviço que não lhe agrada? Não, mas esta pode ser uma razão para lhe mostrar como aproveitar melhor o tempo no trabalho.

mantenha relação saudável e colaboração colegas

Mantenha uma relação saudável e de colaboração com seus colegas de trabalho e superiores

Mesmo que esteja abaixo das suas expectativas, a sua função atual está ajudando a se sustentar e/ou manter toda a sua família. Por isso, você deve seguir se esforçando e contando com uma relação cordial e de ajuda mutua com seus colegas de trabalho e superiores.

Deste modo, você pode suavizar a sua insatisfação momentânea no trabalho com o recurso para arcar com uma graduação ou curso técnico, economias e outros sonhos que podem ser realizados com essa remuneração. Pense nisso, mas não deixe de batalhar pela concretização de seus objetivos.

4 – Importância de aproveitar o seu tempo livre

Você já parou para pensar em como aproveitar melhor seu tempo livre? Ninguém deve esperar o fim do expediente ou final de semana para se sentir motivado, mas é fundamental usufruir destes períodos para se desligar.

aproveitar melhor seu tempo passatempo

Busque aproveitar melhor seu tempo com passatempo e atividades que lhe deixem cada vez mais motivado

Ninguém aguenta viver na correria 24 horas, 7 dias por semana. É preciso se afastar da agitação, descansar física e mental, se divertir, não pensar em bater metas e apenas curtir momentos agradáveis ao lado de pessoas queridas.

Praticar atividades físicas, encontrar um hobby, conhecer novos lugares, dançar, ir ao cinema ou teatro, admirar a natureza ler um bom livro ou ficar de bobeira também é importante para ter animo para superar os desafios diários.

5 – Entenda a necessidade de cuidar de si mesmo

Para que você tenha condições de aproveitar melhor seu tempo profissional ou livremente, é fundamental que tenha a consciência de prezar pelo seu bem estar. Alimentação saudável, praticar esportes, interagir socialmente, beber água e valorizar as conquistas são atitudes simples, mas vitais.

Agora, antes que você siga para o próximo tópico, deixa a gente dar algumas dicas para aproveitar melhor seu tempo, dá uma olhada:

1 – Como definir prioridades quando tudo é urgente?

2 – Descubra agora as melhores trilhas ecológicas no Brasil

3 – Você já pensou em fazer trabalho voluntário no exterior?

6 – Force-se a sair da sua zona de conforto

Ninguém quer abrir mão de uma situação estável e se aventurar, especialmente, em período de adversidades econômicas em todos os setores brasileiros.

aproveitar melhor seu tempo para colocar planos em pratica

Aproveitar melhor seu tempo também tem a ver com colocar o seu plano de vida em prática

Mas, você precisa se abandonar a zona de conforto eventualmente para não acabar em um ciclo vicioso de frustração profissional e pessoal. Arrisque-se a fazer mais e melhor!

7 – Vá aproveitar melhor seu tempo na estrada!

O conselho é do sábio Dalai Lama: “pelo menos uma vez por ano vá a algum que nunca esteve”. Por isso, entenda que uma das melhores formas de como aproveitar melhor a vida tem a ver com a descoberta de novos destinos, costumes e cenários.

Sempre que for possível e viável, tente aproveitar melhor o dia em um lugar diferente. Você pode começar pela sua cidade, a região, traçar planos de desbravar outros estados brasileiros e se permitir até mesmo a desfrutar de uma viagem internacional.

A ciência já comprovou que viajar traz felicidade muito mais intensa e duradoura do que comprar um bem material. Basta você experimentar por conta própria e descobrir o quão magnífico é expandir os horizontes. Não perca mais tempo!

[data-image-id='gourmet_bg']
[data-image-id='gourmet_bg']
[data-image-id='gourmet_bg']
[data-image-id='gourmet_bg']
[data-image-id='gourmet_bg']
[data-image-id='gourmet_bg']
[data-image-id='gourmet']
[data-image-id='gourmet']
[data-image-id='gourmet']
[data-image-id='gourmet']
[data-image-id='gourmet']
[data-image-id='gourmet']
[data-image-id='gourmet']
[data-image-id='gourmet']
[data-image-id='gourmet']
[data-image-id='gourmet']