Como aumentar a autoconfiança: a ciência explica

Aumentar a autoconfiança não é apenas possível, é altamente promissor e produz bem-estar enorme. O problema é que o sentimento de não confiança em si mesmo não é claramente notado por quem o tem, apenas por pessoas próximas.

E o agravante é que essas pessoas próximas são os avaliadores: supervisores, chefes, parceiros etc. Descubra aqui seu nível de confiança em si mesmo e, sendo baixo, saiba como aumentar a autoconfiança.

Autoconfiança é base para todos os outros sentimentos do ser humano

Autoconfiança é base para todos os outros sentimentos do ser humano

Autoconfiança é um sentimento. Talvez o mais importante de todos os sentimentos que fazem a vida de uma pessoa. Dizem os poetas que o mais importante é o amor; dizem os religiosos que o mais importante é a fé; dizem os empreendedores que o mais importante é a determinação; cada um diz uma coisa.

Mas, pensando mais racionalmente, qualquer outro sentimento humano perde sentido e base sem o sentimento de autoconfiança. Não há amor que se sustente, fé que se fortaleça, determinação que se estabeleça, respeito que se mantenha sem autoconfiança.

Autoconfiança possibilita evolução profissional, melhores relacionamentos sociais, conquistas de desafios. Há técnicas muito boas para aumentar a autoconfiança e vão desde postura corporal a atitudes mentais.

Ocorre que o fluxo de informações e atividades a que todos são submetidos nos dias de hoje não permite que o nível de autoconfiança seja avaliado de forma coerente, prática e produtiva. Então, ter meios de …

Como medir a autoconfiança…

…acaba se tornando ferramenta de importância tão grande que se mostra quase vital no dia a dia. O mundo corporativo é carente de colaboradores com astral elevado. Para isso, é necessário aumentar a autoconfiança no trabalho; antes, é preciso descobrir se se é autoconfiante ou não.

Medi-la é possível a partir de atitudes ou da ciência.

Medir a autoconfiança favorece reconhecimento dos próprios limites

Medir a autoconfiança favorece reconhecimento dos próprios limites

Mas muito cuidado: se você não dispuser de meios para saber o índice de autoconfiança, é muito possível que a confunda com soberba. É por isso que a gente convida você a ver alguns meios para descobrir.

  • Por atitudes

Chamando responsabilidades

Você já ouviu comentaristas esportivos dizerem que Rivelino, Gerson, Carlos Alberto Torres – o Grande Capita – eram jogadores que chamavam a responsabilidade para si. E entendeu perfeitamente o que isso significa.

Assim, identifique momentos e situações em que você puxa sobre si mesmo a solução de um problema de modo geral. Isso é autoconfiança purinha… purinha…

Mediação de conflitos

Nem sempre você é o foco de um conflito, mas sente certa obrigação pessoal de encontrar um meio termo no conflito entre duas pessoas ou mesmo entre duas situações. Essa busca por apaziguamento de entraves é parâmetro para sua autoconfiança.

Se você tem tendência a resolver conflitos, tem grande autoconfiança

Se você tem tendência a resolver conflitos, tem grande autoconfiança

Isso pode acontecer muito em sua rede social. Analise quantas vezes você percebeu que um contato seu não compreendeu muito bem a posição política de outro contato em uma discussão e, dessas vezes, quantas você intermediou.

Procrastinação com lógica

Recentemente, publicamos um texto sobre procrastinação. Procrastinar é adiar uma decisão ou tarefa sem perspectivas de retomá-las.

Entretanto, quando você adia uma tarefa ou decisão por falta de tempo e tem total segurança de que vai resolver horas depois ou mesmo no dia seguinte – e realmente resolve – isso não é procrastinação. É autoconfiança de que tem controle sobre seu tempo e suas realizações.

Analise quantas vezes você se sentiu seguro ao adiar uma tarefa.

Reviravolta no destino

Em determinadas fases da vida, a gente é obrigado a mudar a direção de nosso destino. Você conhece histórias de engenheiros que viraram suco – alguns deles viraram vendedores de carro. Trata-se de pessoas que, em crise braba, não tinham saída e resolveram encarar outras atividades para se manter.

Nesses caso, a situação se tornou obrigatoriedade. Mas há outras em que as pessoas simplesmente resolvem mudar de vida. Estão em bom emprego, boa situação, mas acordam um dia qualquer com grande desejo de ter outro tipo de rotina. Essas pessoas têm completa autoconfiança em suas certezas e capacidade.

Avalie se você teria coragem de tomar decisões dessa monta. Não necessariamente que as tome, apenas tenha certeza de que as tomaria.

Mas cuidado: situações dessa natureza podem fazer você confundir autoconfiança com intempestividade.

Ei! Antes de seguir, queremos te sugerir 3 livros que julgamos importantíssimos…

1 – Livro: A única coisa. Vale a pena ler?

2 – Livro:Trabalhe 4 horas por semana

3 – Livro: Pai Rico, Pai Pobre

  • Pela ciência

Hélio J. Guilhardi, do Instituto de Análise de Comportamento e Instituto de Terapia por Contingências de Reforçamento, diz em um trecho do artigo Comportamento Humano – Tudo (ou quase tudo) que você precisa saber para viver, que “a autoconfiança é um sentimento que surge das contingências de reforçamento (positivo ou negativo).

Diz-se que uma pessoa com sentimento de autoconfiança é ‘segura’ e ‘confiante’, ‘tem iniciativa’ etc. ‘Segura’ e “confiante’ significam que a pessoa sabe que comportamentos deve emitir para alcançar reforços positivos ou remover eventos aversivos”.

("O Pensador", de Rodin) Autoconfiança pode ser medida, aumentada e gerar benefícios

(“O Pensador”, de Rodin) – Autoconfiança pode ser medida, aumentada e gerar benefícios

O pequeno teste-questionário abaixo pode mostrar a você seu nível de autoconfiança.

  • Ao assistir a filmes investigativos, identifica um só criminoso, mesmo errado?
  • Sente-se confortável quando chega atrasado a uma reunião corporativa ou familiar?
  • Você tem sentido de direção ao errar um caminho no trânsito?
  • Ao deitar-se para dormir, nem pensa se apagou todas as luzes e dorme tranquilamente?
  • Em dinâmicas corporativas ou provas de vestibulares, responde a mais de 90% das questões – não necessariamente certas?
  • Você usa pouco o controle da TV?
  • Você cria relacionamentos de maneira relativamente fácil?
  • Você teve ímpeto de responder “não” a duas ou mais questões acima?
  • Para responder à questão anterior, precisou retornar e ler novamente?

Em escala de 0 a 10, seu nível de autoconfiança é o número de afirmativas que deu. Se encontrou algo errado, seu nível é o máximo. Se não encontrou, deixe sua mensagem com sua dúvida nos comentários.

Autoconfiança é autoestima?

Não, mas uma pode levar à outra. Via de regra, o sentimento de autoestima está associado mais à aparência física; o de autoconfiança, à condição psicomental.

Autoconfiança e autoestima andam juntas

Autoconfiança e autoestima andam juntas

Uma pessoa negra, por exemplo, que se sente muito bem em qualquer ambiente tem autoestima. Se tiver argumentos nobres para se manter calma perante eventual conflito racial, tem também autoconfiança.

Uma pessoa desprovida de beleza física que nem perceba eventuais olhares para si é autoestimada; se atrair pessoas por sua postura e comportamento, é também autoconfiante.

Dicas para aumentar a autoconfiança

Muito bem. Você identificou seu nível de autoconfiança; percebeu que este é bastante elevado. Mas conhece pessoas que não tenham lá bom conhecimento sobre si mesmas. Há algumas dinâmicas para autoconfiança que você pode sugerir.

01 – Vestuário

A Psicologia mostra que a roupa – e também o linguajar, como vai ver abaixo – é instrumento de agrupamento social. As pessoas se vestem para se sentir dentro de uma espécie de clã. É o que acontece com as diferenças de vestuário entre as classes econômicas. As de pequeno poder aquisitivo procuram se vestir de maneira diferenciada para se inserir no contexto de outros grupos. Não é raro que tais pessoas tenham baixo índice de autoconfiança.

Procure se vestir de maneira que se sinta bem com sua própria aparência e dentro de sua própria realidade.

02 – Linguajar

Procure aprender palavras novas todos os dias – leia livros interessantes de bons escritores. A maneira como você se comunica expressa seus pensamentos e conhecimentos. Há palavras apropriadas para determinadas situações. Identifique-as e use-as de forma adequada.

Aprenda palavras novas. Comunicar-se bem aumenta autoconfiança

Aprenda palavras novas. Comunicar-se bem aumenta autoconfiança

Sua autoconfiança vai se avantajar.

03 – Companhias

Cerque-se de pessoas altruístas, confiantes, determinadas. Não é preciso deixar de se relacionar com outros tipos, mas, quanto mais se envolver em clima positivo, melhor vai ser para seu condicionamento interior.

04 – Postura Corporal

O corpo fala muito sobre nós mesmos. Mantenha sua coluna ereta ao caminhar ou sentar-se. Se você for homem, cruze as pernas em “4”; se for mulher, com joelho sobre joelho.

Ao apertar a mão de alguém – mesmo amigos-, pressione firmemente sem jamais chacoalhar, especialmente se a pessoa for mulher.

Ao caminhar, apoie primeiro os calcanhares no chão, depois a planta dos pés. “Rápido” é diferente de “apressado”; se precisar aumentar o ritmo, aumente com graça e elegância.

05 – Músicas

Opte por ritmos alegres e descontraídos, mesmo que seja sinfonias, para ouvir com maior frequência. Você não precisa abrir mão de seu ritmo preferido, mas ele pode ser um dos motivos para você andar desconfiado de sua própria competência e gosto musical.

06 – Espelho

O que você vê no espelho pode estar distorcido por eventual baixa autoestima. Olhe-se mais, mire-se mais. Há detalhes em seu rosto e corpo em geral bastante atrativos. Se não encontrar, construa alguns. Para isso, considere mudar de vestuário, como dito na dica 01.

07 – Brinque com animais

Relacionar-se com animais – em especial cães – tem grande poder sobre a postura mental dos seres humanos. Eles oferecem exatamente o que se precisa: atenção, carinho, consideração. O convívio constante vai aumentando a autoconfiança – aliás, dos dois.

Todos somos seres adaptáveis. Aprendemos com o meio ambiente em que vivemos. Quando não se está satisfeito com resultados das ações, é sábio buscar mudanças que resultem em êxito.

Seu futuro agradece.

Como ter liberdade com a internet