Coaching: o que é e como se tornar um profissional do ramo?

Não há quem não tenha sido surpreendido com a palavra coaching, seja em um ambiente profissional, seja até mesmo nos papos casuais com os amigos. Além disso, diversos coaches, também conhecidos como instrutores/treinadores, passaram a ser bastante conhecidos nas redes sociais, como é o caso do Bueno, que tem mais de 600 mil seguidores só no Instagram.

coaching

Usada tanto no contexto profissional como no pessoal, coaching é uma abordagem pragmática focada na realização de objetivos, pessoais ou profissionais.

Se você chegou até aqui, imagino que deva estar se perguntando: mas, afinal, o que coaching significa? Bem, não se preocupe, porque nós vamos responder a todas as suas dúvidas sobre o assunto.

O que é coaching?

Coaching é uma palavra inglesa cuja origem vem  de “coach“, que significa treinador. No entanto, o termo está além da sua tradução literal do inglês para o português. Usada tanto no contexto profissional como no pessoal, coaching  é uma abordagem pragmática focada na realização de objetivos e que promove desde o desenvolvimento pessoal até a potencialização de competências.

Considerado um método de formação e de transformação, o coaching permite a criação de consciência, gerando mudanças e promovendo a maximização da performance de quem o procura. Mais do que ensinar, o coaching ajuda a aprender.

O processo funciona da seguinte maneira: são definidos dois pontos – o primeiro é o estado atual do coachee  (ou cliente) e o segundo é aonde ele quer chegar. Feito isso, o instrutor passa a motivá-lo para que saia de sua zona de conforto e caminhe para o estado desejado. E, para que seja possível atingir as metas de seu cliente, é necessário que o coach estabeleça um minucioso plano de ação que o fará trafegar da posição 1 para a 2 em um tempo recorde.

processo de coaching

O processo funciona da seguinte maneira: são definidos dois pontos – o primeiro é o estado atual do coachee (ou cliente) e o segundo é aonde ele quer chegar.

No coaching, o instrutor encoraja o cliente a seguir seus objetivos, metas e sonhos e a obter novas conquistas e realizações em prol de sua felicidade e qualidade de vida.

Tipos de coaching

O coaching é uma ferramenta que tem amplo uso nas empresas para aprimorar o desenvolvimento de seu pessoal. Um tipo bastante procurado é o de liderança, o qual auxilia o gestor a potencializar o desenvolvimento de suas habilidades técnicas de gestão, de coordenação e de direção. Além disso, também promove a desenvoltura do líder para motivar a sua equipe a conquistar os resultados planejados, bem como para trabalhar com cenários conflituosos.

Além do profissional, cujas questões estão ligadas ao desenvolvimento e aprimoramento de capacidades gerenciais, existe, também, o coaching pessoal. Neste caso, o foco é no cliente e em seu universo interior, sendo indicado para quem deseja mudar hábitos ou comportamentos indesejados, eliminar estados emocionais limitantes, superar conflitos e obstáculos ou realizar grandes sonhos e objetivos.

tipos de coaching

Um dos tipos de coaching é o foco no cliente e em seu universo interior, sendo indicado para quem deseja mudar hábitos.

Há, inclusive, coaches na área de educação física, auxiliando seus alunos a atingirem as metas estipuladas, seja emagrecendo, seja ganhando massa muscular. Como pode perceber, há espaço para todo mundo – quer na oferta, quera na procura de coaching!

Como se tornar um coach

Se você está pensando em se tornar um coach, provavelmente terá algumas dúvidas em como começar; no entanto, o passo mais importante de todos é verificar se você tem o perfil para se tornar um. Selecionamos 3 características fundamentais que compõem o perfil de um coach. Vamos ver quais são?

1 – Curiosidade

Uma pessoa curiosa é instigada a querer saber mais,  levando-a a um mundo de aprendizado. Por isso, querer saber como as coisas funcionam é um dos comportamentos mais fundamentais de um coach, já que não será possível ajudar seu cliente se não tiver conhecimento sobre com o quê está lidando.

2- Gostar de ajudar os outros

Uma palavra que vem à mente ao pensar na definição de coach é, com certeza, “ajuda”; afinal, o seu trabalho consiste em nada mais e nada menos que auxiliar seus clientes a atingir seus objetivos. Por isso, se você não tem paciência nem está disposto a ajudar os demais, melhor pensar em outras possibilidades de profissão.

Antes de você seguir no conteúdo, permita-nos mostrar outros artigos bem interessantes de nosso site sobre como você pode ser mais produtivo no dia a dia:

1 – Aumente sua produtividade com a Lei de Pareto

2 – Os 4 melhores aplicativos de produtividade

3 – Administração do tempo: 5 dicas para você melhorar sua produtividade

3 – Base ética

Como em qualquer profissão que lida com questões pessoais, a base ética é de importância primordial. A imagem de um coach, assim como a confiança que as pessoas depositam nele, é construída por meio de suas relações – e, pode ter a absoluta certeza, elas serão desastrosas se não houver ética profissional.

E aí, identificou-se com as características acima? Se sim, então vamos ao próximo passo – como se tornar um coach. Para ser um profissional bem-sucedido, é fundamental estudar e fazer um curso de qualidade. Atente-se se nele são oferecidos instrutores de alto nível técnico, aplicabilidade dos conteúdos apresentados e relacionamento das práticas com a teoria, pois estes itens farão a diferença em sua formação.

tornando-se um coach

Como em qualquer profissão que lida com questões pessoais, a base ética é de importância primordial.

Além disso, é essencial procurar por instituições que sejam referência na área e que invistam em estudos e pesquisas. Outro detalhe importante é participar de palestras e workshops, posto que, além de possibilitarem uma maior gama de conhecimento ao coach, são também excelentes formas de fazer networking. Este último, por sua vez, é um diferencial importantíssimo, já que a maior ferramenta do profissional na área são seus clientes e, para alcançar um portfólio ainda maior, é preciso ter uma grande rede de contato.

Dicas: livros sobre o tema

Se quiser saber mais sobre coaching, por que não ler livros a respeito? Com o tema em alta, o que não faltam são publicações lançadas. Abaixo, segue uma lista de 5 livros com suas respectivas descrições.

1 – O Poder do Coaching. Suas páginas reúnem técnicas, métodos e ferramentas utilizadas pelos maiores coaches do mercado.

2 – Os Segredos do Líder Coach: quatro chaves para liderar pessoas e obter resultados extraordinários. O livro oferece ao leitor a visão e a prática das mudanças necessárias para a criação de novas possibilidades de liderar com eficácia.

3 – Coaching de Carreira – Construindo Profissionais de Sucesso. O leitor encontrará questões fundamentais para a construção de uma carreira sólida, estruturada e que o leve a destacar-se no mercado.

4 – Coaching Com PNL Para Leigos. Trata sobre programação neurolinguística, encorajando os leitores a recriarem pensamentos de quem se destaca.

5 – O Monge e o Executivo. Um dos maiores best sellers, é impossível ler o livro sem sair transformado. ‘O Monge e o Executivo’ é, sobretudo, uma lição sobre como se tornar uma pessoa melhor.

livros sobre coaching

Livros sobre coaching.

Agora que já informamos você tudo sobre coaching, que tal começar mergulhar de vez nesse mundo? Sua vida pede esta mudança!

Como ter liberdade com a internet