Passo a passo para melhorar sua relação interpessoal no trabalho

Primeiro, é importante entender o que é relacionamento interpessoal. Em sua definição é a conexão entre as pessoas que convivem em um mesmo círculo social. Seja no trabalho, família, amigos ou em qual outro lugar que você esteja em contato com qualquer outra pessoa. É importante que saiba que as relações interpessoais são fundamentais se você quer conviver com todos em um determinado ambiente.

Essas relações se tornam ainda mais importantes quando se trata do ambiente de trabalho. É local onde você terá que lidar com diversas pessoas totalmente diferentes de você. Lembre-se que a comunicação pessoal é muito importante se você deseja conquistar oportunidades no trabalho. Seja através do networking ou melhorando o seu marketing pessoal.

Melhorar a relação interpessoal no trabalho é procurar um crescimento profissional

É importante ter uma boa relação interpessoal com seus colegas de trabalho.

Agora, você vai acompanhar algumas dicas que farão melhorar sua relação interpessoal no trabalho. Vai entender a importância dessas conexões dentro do ambiente de trabalho para aumentar suas chances de crescimento profissional.

Como melhorar a relação interpessoal no trabalho

É normal que muitas pessoas sintam dificuldade em trabalhar com muitas pessoas diferentes. Isso acontece porque cada um tem uma forma de pensar e agir, o que torna, muitas das vezes, o relacionamento bem complicado.

Pode ser complicado, mas não é impossível se relacionar muito bem com todos do trabalho. Tudo vai depender de como você lida com as pessoas. Acompanhe essas dicas importantes que vão ajudar você a desenvolver melhor seu relacionamento interpessoal no trabalho.

1- Seja sempre uma pessoa que transmita empatia

Empatia, de acordo com o dicionário, significa a capacidade psicológica para sentir o que sentiria uma outra pessoa caso estivesse na mesma situação vivenciada por ela. Ou seja, a empatia deve ser uma característica que já faça parte de qualquer relacionamento, inclusive quando se trata do ambiente de trabalho.

É fundamental se colocar no lugar do outro em qualquer circunstância. Essa é uma forma de melhorar o tratamento com os companheiros de trabalho. É muito importante levar em conta a opinião de cada um, isso não é válido apenas para um líder de equipe, mas é essencial para qualquer cargo dentro de uma empresa. A empatia é uma das principais características de um relacionamento no ambiente de trabalho, através dela você consegue avaliar como está o ambiente ao seu redor.

2- Rapport

Muitas pessoas não sabem o que representa o rapport, de acordo com o dicionário é um conceito do ramo da psicologia que significa uma técnica usada para criar uma ligação de sintonia e empatia com outra pessoa. Ou seja, é você se adaptar a pessoa que está conversando, não quer dizer que tenha que mudar seu jeito para agradar ninguém, mas é uma forma de se identificar com ela e passar uma certa confiança.

3- Como em qualquer lugar, todos são diferentes

Como todos sabem ninguém é igual a ninguém, e não seria diferente no ambiente de trabalho. O que deve ser feito é entender as diferenças de cada um, principalmente as que podem influenciar no desenvolvimento de projetos. Lembre-se que isso vai ajudar a você se desenvolver melhor no ambiente de trabalho, além de ajudar no seu crescimento pessoal e também da empresa.

Um dos principais pontos para melhorar a relação interpessoal no trabalho é o respeito.

O respeito pelas opiniões diferentes traz excelentes resultados no trabalho

Você encontra diferentes opiniões em um bar com amigos, na sala de aula, em uma reunião de família e entre outros momentos. Se você respeita a opinião de cada um deles, por que quando se trata do ambiente de trabalho tem que ser diferente? Então é bom pensar nessa questão e tratar como se fossem ideias divergentes dentro da sua própria família.

Antes de descobrir mais sobre como melhorar a relação interpessoal no trabalho, dê uma olhada nestes links:

1- Como se sentir valorizado no mercado de trabalho?

2- 11 dicas de como aumentar o foco no trabalho

3- Como manter a motivação no trabalho nos dias atuais

4- Autoconhecimento é essencial para melhorar a relação interpessoal no trabalho

Para qualquer situação em que você deseja ter uma boa relação interpessoal, é necessário que você primeiro se conheça. Você precisa saber o seu limite de paciência, os seus comportamentos, como você trabalha com pessoas diferentes, o que te incomoda, entre outras coisas.

Se conhecer faz com que você consiga lidar melhor com as pessoas, principalmente no seu comportamento com tantas pessoas de opiniões diferentes e jeitos.  A comunicação dentro de um ambiente de trabalho faz com que a empresa cresça e, consequentemente, que você cresça também. Então se autoconhecer vai ajudar a melhorar a relação interpessoal no trabalho.

5- Saiba como puxar um determinado assunto com seus colegas

Saber como iniciar um bom papo com um colega de trabalho é muito importante. É essencial que tenha simpatia no tratamento com qualquer pessoa, lembre-se que todo mundo gosta de ser bem tratado. Inicie uma frase com: “Bom dia! Tudo bem?” Muitas pessoas acham um pouco seco começar dessa forma, mas é um jeito formal e educado para falar com qualquer pessoa.

Uma boa abordagem ajuda a melhorar a relação interpessoal no trabalho.

Ser simpático e educado na abordagem com qualquer colega de trabalho é fundamental.

O diálogo é uma das principais ferramentas para melhorar a relação interpessoal no trabalho, sendo possível alcançar muitos objetivos e até mesmo portas se abrirem. Muitas pessoas que trabalham na sua equipe hoje, podem ser seu chefe amanhã. Não utilizar bem a comunicação pode causar diversos problemas no ambiente de trabalho, como: causa improdutividade, desmotivação, atritos, desorganização, entre outros.

6- Aprenda a ouvir o outro

Cada um tem sua própria opinião e, como qualquer outra pessoa, você gosta de ser respeitado. A partir dessa ideia entende-se que a comunicação é uma via de mão dupla. Ou seja, você deve expor o seu ponto de vista, mas respeitando sempre a opinião dos outros.

Aprender a ouvir opiniões é uma questão de respeito.

Expor o ponto de vista é uma via de mão dupla: falar e ouvir

É normal ouvir ideias contrárias e diferentes das suas e você deve estar preparado para quando isso acontecer. Então é importante aprender a ouvir o outro, para que as relações melhorem e exista o respeito. Pode parecer complicado, mas é uma questão essencial em qualquer situação, não somente no ambiente de trabalho.

Dica extra

Para melhorar a relação interpessoal no trabalho é muito indicado que permita que as outras pessoas conheçam sobre você.  Mas é importante que saiba o que falar e em qual momento falar.  Não precisa ser sobre tudo e nem precisa se moldar demais para que as outras pessoas comecem a aceitar você.  Apenas filtre aquilo que tem mais a ver com determinado grupo.

Melhorar a relação interpessoal no trabalho é permitir que conheçam você.

Permita que seus colegas de trabalho conheçam um pouco sobre você.

Pratique essas dicas mesmo que seja complicado. É difícil tratar um colega de trabalho bem quando ele nunca aceita a opinião de ninguém. E pode ser ainda  pior quando ele tenta impor sua ideia de uma forma grosseira. Mas vale a pena tentar e praticar todos os dias essas orientações para melhorar a relação interpessoal no trabalho.

Como ter liberdade com a internet