Descubra agora como você pode dormir melhor à noite

Uma noite mal dormida pode estragar o dia de qualquer um. Só quem sofre de insônia é que sabe como o cansaço e a sonolência tem um impacto negativo na nossa produtividade. Seja no trabalho, na escola ou até mesmo em casa. Muitas são as teorias para dormir melhor à noite, mas será que elas funcionam mesmo?

Hoje em dia sabemos que existem muitos chás para dormir bem e até remédios caseiros, mas antes de testar medicinas alternativas ou convencionais, você já se perguntou se seus hábitos te permitem dormir melhor à noite?

dormir melhor à noite

Será seus hábitos te permitem dormir melhor à noite?

Muitas vezes a falta de sono é causada, involuntariamente, por nós mesmos. Você sabia que dormir melhor à noite pode ser apenas uma questão de bons hábitos durante o dia? Vamos te mostrar aqui como fatores internos e externos podem estar causando problemas para o seu sono.

Fatores internos para dormir melhor à noite

Se você abastece uma máquina com o combustível errado ele vai apresentar problemas em seu funcionamento, não é mesmo? O mesmo acontece com o nosso corpo! Cada um tem seus próprios combustíveis “certos e errados”. Muitas pessoas pensam, erroneamente, que durante o sono nosso corpo não está funcionando.

1 – Durante o jantar prefira alimentos ricos em magnésio

Alimentos ricos em magnésio proporcionam uma melhor circulação e alívio de tensão muscular. Pesquisas apontam que sua ingestão à noite tende a ajudar pessoas com problema de insônia. Conhece o ditado você é o que você come? Pois bem, nosso sono é fortemente influenciado pelo o que ingerimos antes de dormir.

Dormir melhor à noite

Fadiga e sonolência são os resultados de uma noite mal dormida

Confira a lista de alimentos ricos em magnésio e comece a inclui-los no seu jantar:

  • Espinafre
  • Arroz integral
  • Abacate
  • Couve
  • Salmão
  • Feijão preto
  • Castanha de caju
  • Acelga

2 – Evite o cafezinho

A cafeína é considerada uma substancia alcaloide, assim como a nicotina por exemplo. Ela proporciona reações agradáveis para o cérebro, da mesma forma que cria dependência aos seus consumidores. A cafeína age diretamente no sistema nervoso e é responsável pelo estímulo da adrenalina.

Dormir melhor à noite

Evitar a cafeína durante a tarde e noite são boas táticas para dormir melhor

Muitas pessoas não conseguem começar seus dias antes de tomar um cafezinho, justamente por ele proporcionar essa sensação de ânimo e disposição. Entretanto acabar o dia com um café pode ser extremamente prejudicial a sua noite de sono.

Estudos apontam que o café pode agir até 6 horas depois de sua ingestão, então, se você apresenta sensibilidade a cafeína, evite até o cafezinho da tarde.

3 – Chás para dormir bem

Os chás calmantes são uma ótima opção para aqueles que sofrem com insônia. Os mais famosos são chá de camomila, maracujá e melissa. Cuidado apenas para não optar por qualquer um, os chás pretos e verdes, por exemplo, contem cafeína em seus ingredientes, então seria o mesmo que optar por café.

4 – Use e abuse da meditação

Uma das formas para dormir melhor a noite é esvaziar a mente de problemas, aflições e ansiedades. Uma mente relaxada tende a descansar com mais facilidade. Por isso, tente meditar de 10 a 15 minutos antes de ir dormir, deixe tudo que te preocupa fora da cama.

Dormir melhor à noite

Conheça todas as táticas para ter uma boa noite de sono

Já que estamos falando sobre uma boa noite de sono, confira também esses outros posts que preparamos para você…

1 – Os benefícios da meditação 

2 – Os 5 melhores hábitos saudáveis para a sua vida 

3 – Benefícios de uma boa noite de sono: descubra quais são e seja saudável

Fatores externos para dormir melhor à noite

Da mesma forma que os fatores internos são importantes para uma boa noite de sono, os externos também tem um papel primordial quando o assunto é dormir bem à noite. Muitos deles são alguns pequenos detalhes que podem fazer toda a diferença na sua noite. Confira agora quais são:

1 – Banho quente

Quedas drásticas de temperatura no corpo proporcionam um maior relaxamento na hora de dormir, o que acaba proporcionando um sono profundo. Por isso, aposte num banho bem quente antes de dormir e tente dormir em ambientes bem ventilados.

2 – Fique cansado à noite!

Fazer exercícios físicos durante a noite ou praticar regularmente um esporte é uma ótima forma de contribuir com a sua noite de sono. Todavia evite praticar atividades físicas pouco tempo antes de ir dormir. A exaltação e os níveis de adrenalina podem ainda estar presentes no corpo e acabar atrapalhando na hora de pegar no sono.

3 – O poder das plantas

Que tal decorar seu quarto com lindas plantas que além de deixar o quarto mais bonito e cheiroso, vai te ajudar a dormir melhor à noite?

Diversas plantas são conhecidas internacionalmente por apresentarem uma série de benefícios como melhorar a qualidade do ar, reduzir a quantidade de mofo no ambiente e até diminuir a frequência cardíaca. Conheça agora as plantas que vão te ajudar a dormir melhor à noite:

  • Lírio da paz: ajudam a aumentar a umidade do ar, para aqueles que sofrem com problemas de respiração e nariz seco, é uma ótima forma de manter o ar do quarto adequado para uma boa noite de sono.
Dormir melhor à noite

Decore seu quarto com lavanda e comece a dormir melhor

  • Lavanda: além da sua essência ser muito agradável, a lavanda pode te ajudar a reduzir o stress e ansiedade, assim como diminuir a frequência cardíaca daqueles que estão no mesmo ambiente que elas.

4 – Não force a barra

Se você já se virou e revirou na cama e não conseguiu dormir, saia da cama. Levante-se, lave a rosto, caminhe até a cozinha, leia um livro no sofá. Sabe por que tudo isso? Não deixe sua mente se acostumar que sua cama é um lugar de inquietação e insônia. Nossa mente tem o poder de pregar muitas peças na gente, por isso, seja mais esperto que ela!

Viu como você pode se ajudar a dormir melhor à noite com novos hábitos e pequenos detalhes do dia a dia? A falta de sono não precisa ser mais um problema na sua vida, você já sabe como contorná-la. Mesmo que algumas dessas dicas não funcionem com você num primeiro momento, não desista. Lembre-se que a prática leva a perfeição!

Agora, dá uma olhada nesse vídeo que encontramos e resolvemos compartilhar com você sobre algumas dicas extras de como dormir melhor…

Como ter liberdade com a internet