Descubra como ter mais foco na leitura

Já parou para pensar no efeito dos livros nas nossas vidas? Um bom livro tem o poder de te inspirar. Te faz ver a vida por outra perspectiva e te apresenta novas realidades. Os livros te fazem viajar e conhecer outros mundos, é só você querer.

Porém não é todo mundo que gosta de ler. As vezes a pessoa até gosta, mas a leitura é introduzida de uma forma impositiva e sob pressão, seja pela escola ou ambiente profissional. Dessa forma é normal buscar técnicas para manter mais foco na leitura e continuar apreciando o mágico mundo dos livros.

mais foco na leitura

Ouvir música enquanto lê é uma ótima estratégia para não se distrair com converas paralelas

 

Também, temos que destacar os diversos fatores externos que nos atrapalham (vamos falar mais sobre isso mais abaixo). Contudo, não se desespere, você não é a única pessoa no mundo com problemas em ter mais foco na leitura.

Na maioria das vezes as distrações são de origem externa, facilmente contornáveis. Já as de origem interna exigem maiores esforços, mas nada de impossível! Vamos te mostrar aqui diversas formas para manter mais foco na leitura e não se deixar levar pelas distrações.

Qual é o segredo para ter mais foco na leitura no dia a dia?

Diversos fatores do mundo contemporâneo nos fazem perder o foco na leitura e em tantas outras atividades das nossas vidas.

Quem nunca se viu preso no Netflix assistindo uma maratona de episódios da série preferida? E as distrações com as redes sociais? Você já parou para calcular quanto tempo da sua vida está sendo gasto nisso? Que tal começar a ler um livro que agregue conteúdo e te ensine algo novo?

As distrações atuais são inúmeras: computador, conversas paralelas ao nosso redor, redes sociais, celular, enfim, a atenção destinada a leitura compete com muitos fatores externos que podem nos fazer perder a concentração. Vamos conhecer como lidar com todos eles:

1 – Desligue-se

Ler um livro com o celular ligado do lado definitivamente não combina. Desligue o celular, tablete e qualquer outro eletrônico que pode tirar sua atenção. Destine um determinado tempo para ter mais foco na leitura e nada mais.

2 – Estabeleça metas

“Hoje eu vou ler 10 páginas” essa é uma técnica simples que nos ajuda a ter mais foco na leitura de uma forma descomplicada. Para muitas pessoas é mais fácil trabalhar com objetivos.

mais foco na leitura

Estabelecer metas para ter mais foco na leitura

Estabelecer uma meta tende a direcionar o foco para a conclusão de uma tarefa. Dessa forma, quando há uma meta estabelecida não existe espaço para distrações.

3 – Saiba a hora de parar

Já foi comprovado que a mente se mantem concentrada na mesmo coisa por até 50 minutos. Depois desse período as distrações podem fazer com que você perca o foco. Antes de deixar que isso aconteça, tire um intervalo de 5 a 10 minutos para fazer outra coisa, e depois retome a leitura.

Para você não se distrair com outras coisas, olha também o que preparamos para você nos posts abaixo:

1 – Descubra dicas preciosas para ser disciplinado na vida

2 – Como ter disciplina para atingir objetivos em 2017? 

3 – Manter a concentração: tudo o que você precisa saber

4 – Encontre um lugar adequado

Sabe aquela música do “dia frio, um bom lugar para ler um livro”? Pois bem, um bom lugar para ler um livro faz toda a diferença! Escolha lugares onde a luz é favorável e em posições confortáveis, que te façam efetivamente relaxar e se entregar ao livro escolhido.

mais foco na leitura

Um bom lugar para ler um livro faz toda a diferença na hora de ter mais foco na leitura

Evite ler deitado para não pegar no sono. Escolha posições que não prejudiquem seu corpo. O ideal é você estar o mais confortável possível para ter ainda mais foco na leitura.

5 – Comece a meditar

Os benefícios da meditação são inúmeros, um deles é justamente esse: deixar a mente tranquila aprendendo a domar seus pensamentos.

A meditação vai te ajudar a trabalhar com o stress, ansiedade e autocontrole. Depois de absorver os benefícios dessa técnica, você vai perceber que a leitura vai fluir muito mais naturalmente.

6 – Ouça música enquanto lê

É difícil ter mais foco na leitura com pessoas conversando do nosso lado ou com barulho, não é mesmo? Uma ótima maneira de driblar isso é ouvir música durante a leitura, de preferência em outro idioma, assim sua mente não presta atenção na música também.

mais foco na leitura

Ouvir música durante a leitura nos ajuda a se desprender dos fatores externos que possam interferir na concentração durante a leitura

Essa tática já é famosa entre aqueles que têm problemas de concentração. Alguns estilos são até mais recomendados que outros, como por exemplo música clássica. Mozart e Beethoven são famosos para aqueles que precisam ter mais foco na leitura, pois deixam seus ouvintes mais atentos e concentrados.

7 – Torne a leitura um hábito

Não leia apenas nas horas vagas, eduque sua mente que aquele horário é momento de ler. No caminho para o trabalho, depois do almoço, troque aqueles 30 minutinhos que você perderia na internet por alguma coisa que acrescente no final do seu dia.

8 – Ler o que gosta faz toda a diferença

Invista em livros que te dão prazer, se você gosta de romances e dramas, por que encarar uma história de fantasia? Pesquise sobre o livro antes de começar a leitura, veja a opinião da crítica sobre o livro. As vezes só pela crítica já dá para perceber se o livro faz ou não o seu estilo.

mais foco na leitura

Ler o que se gosta é uma ótima forma de se manter focado na leitura

Alguns sites como o Goodreads são ótimos para isso. É possível encontrar a sinopse do livro, a opinião da crítica e a avalição de quem já leu. Já que existe essa opção, vamos usar a tecnologia a nosso favor!

Essas são apenas algumas das formas para se manter mais focado e concentrado durante a leitura. Hoje em dia muita coisa pode ser capaz de nos distrair, mas como sempre, a gente dá um jeitinho de voltar para o foco de novo. O importante é nunca esquecer dos benefícios da leitura tanto para crescimento pessoal quanto profissional, o restante com determinação e paciência aprendemos a administrar tudo.

Como ter liberdade com a internet