Descubra como turbinar sua força de vontade

Força de vontade é conceito com o qual você se deparou várias vezes durante a vida, caso tenha mais de 15 anos. Se tiver menos, também se deparou com ele, mas não percebeu.

Se tiver bem menos, ainda vai se deparar, com toda certeza. É ele que move a vida. E se você for um freesider, é profundo conhecedor desse conceito, pois se depara com ele todos os dias. Esteja ou não precisando se lembrar dele. É ou não é?

Força de vontade depende de muitos fatores.

Força de vontade depende de muitos fatores. Não se critique tanto. Aja

Não existe melhor período do ano que o fim dele para se pensar em força de vontade e tentar entender o que ela pode representar na vida da gente. É nesse período que muitos prometem a si mesmos alguma coisa.

Às vezes, o problema é o foco das promessas, como a gente vai poder ver mais adiante.

Johann Christoph Friedrich von Schiller era mais conhecido como Friedrich Schiller. Nasceu em Marbach am Neckar, Alemanha, em 1759. Esse grande poeta, filósofo, médico e pensador sempre mencionava dois de seus pensamentos que intrigavam e ao mesmo tempo encantavam a todos a sua volta:

  • Nada existe tão alto que o homem, com força de vontade, não possa apoiar a sua escada

 e

  •  É a força de vontade que faz o homem grande ou pequeno

 A gente pode notar vários motivos por que seus dois pensamentos encantavam. O primeiro dá esperança clara a qualquer iniciativa do homem, mas também diz que todo homem precisa de alguma espécie de apoio.

O segundo pensamento dá a medida certa do que seja realmente altura do homem.

Então, a gente percebe que isso reforça a ideia de que ninguém consegue êxito sozinho, seja qual for o empreendimento. O exitoso sempre vai estar apoiado por alguém ou algo.

Isaac Newton, o grande cientista inglês do séc. XVII, alertava quando era elogiado: “se eu consegui enxergar mais longe, foi porque sempre estive apoiado nos ombros de gigantes”. É claro que ele se referia a grandes pensadores que vieram antes deles e deram início a uma série de pesquisas a que ele próprio deu andamento posteriormente.

Sobre ombros de gigantes: apoio à força de vontade

Sobre ombros de gigantes: apoio à força de vontade. Frankestein Jr. é filme infantil antigo que representa bem a ideia de Isaac Newton

Mas, enfim, o que há de relação entre apoio a iniciativasforça de vontade?

Vamos ver aqui, mas você vai entender melhor no capítulo abaixo “Caminhos para turbinar sua força de vontade”.

O que é força de vontade?

A melhor maneira de entendermos o que é força de vontade é tentar entender o papel que a falta dela tem na vida.

Você deve se lembrar dos primeiros anos de escola, das primeiras horas posteriores a sua decisão de parar de fumar, das primeiras sessões de academia, dos primeiros dias em que disse a si mesmo que empreenderia alguma ideia.

  • As primeiras semanas na escola foram marcadas por todo gás possível. Depois, as coisas começaram a ficar menos interessantes, mais desgastantes, o caderno novo passou a apresentar mais orelhas e você já não se preocupava tanto em rabiscar ou arrancar algumas folhas
    Aos poucos, a força de vontade vai se esvaindo

    Aos poucos, a força de vontade vai se esvaindo

  • Quem fuma ou fumou sabe a dor de consciência que o retorno ao vício provoca. Autocrítica e baixa autoestima são dois dos efeitos mínimos
  • Você sabe que exercícios são importantes para manutenção da saúde física e mental. O mercado se encheu de academias para ajudar você a se exercitar. O problema é a continuidade. Qualquer motivinho besta se torna grande empecilho para se descolar até a academia
  • Todo início de empreendimento parece paraíso. O empreendedor levanta cedo, está sempre disposto a reuniões estafantes, discute com fornecedores e se esforça para ser agradável a clientes. Entretanto, alguns poucos problemas normais que espocam nos meses subsequentes acabam encerrando o sonho do empreendimento próprio

Bem… isso é força de vontade: sentido de dar continuidade a uma decisão tomada.

Artigo muito claro e forte da American Psychological Association chama de coisa misteriosa aquilo que todos conhecemos como força de vontade.

Muitas pessoas, segundo pesquisa da mesma Apa, creem que poderiam melhorar suas vidas se tivessem força de vontade.

Com mais autocontrole, todos comeriam mais corretamente, se exercitariam de forma mais regular, evitariam drogas e álcool, guardariam dinheiro para aposentadoria, parariam de procrastinar e chegariam a objetivos nobres.

Ei! Agora deixa a gente te mostrar mais alguns outros artigos do vida de freesider…

1 – Definir metas e objetivos: descubra como traçá-los e alcançá-los

2 – Descubra quais são os benefícios da PNL na sua vida

3 – Descubra como elevar o seu desenvolvimento pessoal

Por que precisamos ter força de vontade

Não é difícil imaginar motivos fortes para que se tenha força de vontade. Em muitos casos, é questão de sobrevivência; em outros, é complemento a outras posturas, como:

  • Instinto de sobrevivência: durante eventuais catástrofes, é a força de vontade de se permanecer intacto ou no mínimo vivo que faz que as pessoas sobrevivam
  • Conformação: quando se enfrenta situações em que é necessário assumir realidades – como perda de emprego, crises financeiras etc. – conformar-se e alimentar-se de novas forças é, em realidade, força de vontade
  • Determinação: você foca um objetivo e não mede esforços para atingi-lo. Essa determinação ao sucesso chama-se força de vontade
  • Fuga da depressão: força de vontade é grande estimulador de neurotransmissores que combatem depressão

Em paralelo,  constatação de que se tem força de vontade produz verdadeira cadeia de benefícios extraordinária:

  • Pessoais: elevação de autoestima (leia mais sobre isso em nosso texto Autoconfiança). Você vê outra imagem no espelho quando mostra força de vontade a si mesmo
  • Intensificação de forças: com elevação de autoestima, você se sente mais forte ainda
  • Continuidade de projetos: quanto mais forte, mais percebe que tem capacidade para dar andamento a projetos e ideias
  • Encadeamento de sucesso: você já ouviu a lenda do Rei Midas, soberano de Frigia. Surpreendentemente, essa personagem quase mitológica existiu. A ele, é dada a fama de transformar em ouro tudo o que tocava.

Hoje, essa capacidade é metáfora para identificar todas as pessoas que têm facilidade de transformar tudo em sucesso, como Sílvio Santos, Samuel Klein e outros empreendedores atuais. Com toda certeza, a característica comum a todos é que tiveram sucesso nas primeiras ideias, não obrigatoriamente na primeira.

Samuel Klein

Samuel Klein: exemplo de força de vontade

Iniciaram aquilo que chamamos acima de cadeira de benefícios e seguiram em frente

Caminhos para turbinar sua força de vontade na vida (em vários aspectos)

Até poucas décadas atrás, força de vontade era condição apontada como elemento do caráter humano. Dizia-se que “Fulano não tem força de vontade; é, portanto, um fraco” ou ainda que “Sicrano nunca vai chegar ao sucesso porque não tem caráter”.

Hoje, sabe-se que essa condição humana é produto de diversos fatores em diversos aspectos, incluindo  de caráter e também químicos, como a gente vai ver abaixo:

  • Aspectos sociais: somos animais sociáveis; via de regra, dependemos de estímulo externo para tomar decisões e seguirmos em frente.

É o chamado ombros de gigantes que comentamos acima.  Esses ombros podem ser de pais, parentes em geral, amigos e conhecidos, heróis e ídolos etc. São excelente alimentos para força de vontade. Descubra em quais ombros você pode subir e, em descobrindo, se valem a pena

  • Aspectos Psicológicos: situações vexatórias surtem efeitos diferentes em cada consciência. Não são raros os casos em que pessoas saíram delas muito mais fortalecidas.

É questão, às vezes, de inteligência. Analise todas as circunstâncias ruins pelas quais passou ao longo de sua vida. Vai perceber que, de uma ou de maneira, tornou-se um ser ainda mais determinado

  • Aspectos Neurocognitivos: condição física cerebral é forte influenciador da força de vontade. As neurociências ainda estudam essa ideia.

A depender da fluência de estímulos nervosos no cérebro, a pessoa pode ou não apresentar presença de espírito em determinadas situações conflitantes. Não à toa, certos remédios agem diretamente no comportamento humano, especialmente os antidepressivos. Auxiliam na medição das próprias forças.

  • Aspectos metabólicos: … é possível. Não estranhe. A nutrologia tem avançado muito. Descobertas recentes sugerem que alimentos e seus nutrientes provocam distúrbios ou calmaria no humor humano (você encontra mais informações sobre isso no texto Avaliação do Estado Nutricional, de Helio Vannucchi, Maria do Rosário Del Lama De Unamuno, Julio Sergio Marchini).

Essas alterações, por sua vez, podem modificar o sentido de força de vontade para agir em determinadas situações. Alimentos gordurosos têm grande facilidade de alterar humores e, por conseguinte, a determinação de atuar ou não em prol de um projeto qualquer.

Força de vontade leva ao sucesso

Chegar ao sucesso não é fácil, como todos sabem. Se fosse, o pódio deveria ter milhares de quilômetros quadrados para comportar todos os vencedores.

força de vontade

Chegar ao sucesso não é fácil, como todos sabem. Pois é necessário muita força de vontade

O diferencial dessas vencedores é justamente a força de vontade, que acaba levando a outros comportamentos, conforme vimos acima. Garra, determinação, espírito de luta são alguns deles.

Isso acontece porque força de vontade faz que as pessoas se abram para novas situações e assimilem novas aprendizagens: busca a novas teorias, análise de sucesso alheio, preocupação com aperfeiçoamento etc.

É por isso que mencionamos acima neste texto que força de vontade depende de alguns ombros sobre os quais você se apoia.

Assim, para turbinar sua força de vontade, analise os vários aspectos acima. Mantenha-se próximo a pessoas altruístas e pró-ativas, afaste-se de alimentos que atuem diretamente em seu humor, extraia ensinamentos de situações difíceis.

Você só tem a ganhar e sua autoestima agradece.

Sucesso!

Como ter liberdade com a internet