Descubra o que é empreendedorismo digital

Empresas como Dafiti, Netshoes, Submarino, entre muitas outras grandes empresas de sucesso, mostram como é possível ter um negócio totalmente online.

O crescimento da internet tem possibilitado que muitas pessoas sonhem em poder aderir ao empreendedorismo digital.

empreendedorismo digital

Empreendedorismo digital pode fazer uma verdadeira mudança em sua qualidade de vida.

Hoje em dia muitos profissionais estão priorizando cada vez melhores condições de trabalho, comodidade, flexibilidade de horários e trabalhar no que se gosta, ainda mais do que priorizam bons salários.

Empreendedorismo digital cresce no Brasil e no mundo

É comprovado que se sentir satisfeito no trabalho é consequência de uma série de fatores, e tudo resulta em uma melhor saúde mental, logo, um melhor desempenho profissional também.

Por causa disso o empreendedorismo no país está cada vez mais forte, porque muitas pessoas estão resolvendo se arriscar e encontrando maneiras para começar o seu próprio negócio, ainda que inicialmente com um investimento baixo, e tendo bons e rápidos retornos.

Buscando essa oportunidade, muitos profissionais tem descoberto na Internet uma ampliação de oportunidades de atuação, e em consequência disso, nasce o empreendedorismo digital como uma nova tendência.

Não é mais necessário possuir uma grande estrutura física ou grandes equipes para começar a empreender.

O espaço virtual oferece muitos recursos para que os mais diversos tipos de negócio sejam realizados, e grandes marcas são a prova disso, como a Netshoes, que atualmente é uma gigante da moda e não possui sede física.

É possível se tornar muito reconhecido com a sua marca sem sair do ambiente online.

Como fazer?

Para o empreendedorismo digital não é necessário um grande capital, é possível que os profissionais comecem com um investimento baixo, e ainda assim obtenham um retorno rápido com esforços diários.

Veja bem: o fato de não ser necessário um grande investimento não significa que não seja necessário um bom planejamento, pois a falta dele pode fazer com que você tenha mais prejuízos do que lucros.

empreendedorismo digital

Manter uma boa organização é fundamental quando você está começando qualquer negócio, isso também vale para empreendimentos digitais!

A atividade deve ser muito bem pensada, requer esforços e realismo. Para começar é importante ter uma boa noção do mercado onde você vai atuar, além de uma pesquisa básica a respeito de outros negócios similares na Internet.

Conforme for podendo, invista em propaganda digital, mesmo que nas redes sociais, pois isso é fundamental para alavancar o seu alcance e para o crescimento do seu negócio.

Entenda as diferenças

Tenha em mente que uma plataforma virtual vai ser diferente da realidade de um negócio físico, e isso interfere em todo o funcionamento da empresa.

Se está com dúvidas e não sabe muito bem por onde começar nessa mudança, criar coragem de sair do seu emprego e começar um negócio digital, confira alguns conceitos fundamentais e vantagens caso resolva mesmo se aventurar nesse novo universo.

Principais motivos para dar uma chance ao empreendedorismo digital

O conceito de empreender na Internet está muito popular, e isso motiva muitas pessoas a se aventurarem em um novo negócio. Saiba algumas das principais razões para fazer isso sem medo.

1 – Crescimento de ambientes virtuais e facilidade no acesso a Internet

Desde que surgiu, a Internet só tem crescido, se expandindo pelo mundo com a crescente facilidade de acesso a partir de diversos dispositivos modernos, como tablets, smartphones e computadores.

empreendedorismo digital

A facilidade de acesso à internet por vários dispositivos ajuda ainda mais no crescimento dos negócios online.

Com tanta facilidade de acesso, esse ambiente se torna próprio para a criação de empreendimentos digitais, assim como também para o trabalho de marketing e divulgação de seus serviços e produtos.

Segundo uma apuração feita pelo IBGE no primeiro semestre de 2016, 54% dos brasileiros possuem acesso a Internet.

A tendência a esse número continuar aumentando cada vez mais, a medida que a Internet vem se tornando mais popular entre pessoas de diversas idades, e sendo acessível independente de condições financeiras.

Aliás, no Brasil é muito comum que pessoas da terceira idade estejam online e ativas em redes sociais, o que não acontece muito em alguns outros países.

De acordo com outra pesquisa realizada pelo E-bit, no primeiro semestre de 2016 aconteceu um crescimento de 5,2% no comércio eletrônico.

Os consumidores online ativos também cresceram muito, chegando a 31% e atingindo a impressionante marca de 23,1 milhões.

A tendência também vem com os vídeos, estimando-se que até 2019 eles vão ser responsáveis por 80% do tráfego de Internet do mundo.

2 – Negociações mais dinâmicas

É muito mais simples fazer transações e negociações de forma dinâmica em empreendimentos online. Não há a necessidade de encontros presenciais na maioria das vezes, e as transações são realizadas instantaneamente, não exigindo muita disponibilidade de horário, vendedores, horário de funcionamento e etc.

Tudo funciona com mais rapidez, e essa flexibilidade gera negociações dinâmicas e menos mecânicas, o que vem a beneficiar ambas as partes, empreendedor e cliente.

empreendedorismo digital

Mesmo com as negociações sendo mais dinâmicas e tranquilas, é sempre importante manter a organização para não perder um cliente.

Atualmente cada vez mais pessoas prezam por simplicidade e agilidade nas negociações.

Agora, antes que você siga para o próximo tópico, deixa a gente apresentar sugestões para abrir um negócio próprio sem muito dinheiro, dá uma olhada:

1 – Negócio online de sucesso, tudo o que você precisa saber

2 – Ideias Criativas para Ganhar Dinheiro em 2017

3 – Dicas de como trabalhar menos de 4 horas por dia

3 – O alcance fácil de pessoas

Como muitas pessoas estão conectadas à rede, não é tão difícil fazer com que o seu negócio impacte o seu público alvo e ganhe uma visibilidade grande, a nível nacional ou até mundial, dependendo do seu investimento e esforço.

Tudo na Internet se propaga muito depressa, diferente do que estamos acostumados a ver em negócios tradicionais.

empreendedorismo digital

Com um negócio online, a sua empresa poderá ser encontrada com facilidade por clientes, mesmo que eles estejam na rua, mexendo em seus celulares.

Em um empreendedorismo físico existem mais barreiras limitadores, como questão geográfica, horários, dificuldade de acesso, entre outros fatores.

Já na Internet, com uma noção de marketing e publicidade, você pode atingir muitas pessoas em diferentes partes do mundo, fazendo com que elas conheçam o seu serviço e o consumam.

Investir em publicidade online é uma chave primordial para o sucesso do empreendedorismo digital.

4 – Baixo custo inicial para investimento

Começar um empreendimento físico gera muitos gastos, como é sabido. Contratar uma equipe, alugar um local físico, comprar equipamentos e mobília para formar a estrutura, etc.

Com o empreendedorismo digital, você não irá gastar com nada disso e precisará de muito pouco para manter o seu negócio funcionando.

empreendedorismo digital

Geralmente, com seus conhecimentos, um computador com acesso à internet e um telefone, você já consegue começar o seu próprio negócio online.

Basicamente, você precisará de um computador com acesso a Internet! É claro que isso é variável de acordo com o tipo de negócio que você irá criar, além de ser importante ter um telefone de contato sempre disponível, e se possível pessoas para fazerem o marketing e a publicidade da sua empresa.

No entanto, nada disso é uma necessidade básica, e é perfeitamente possível que você dê a largada tendo apenas o suficiente. Esqueça também custos exorbitantes com manutenção, como é comum em empreendedorismo físico.

Com o tempo você poderá investir em uma Internet da melhor qualidade, anúncios para maior alcance e talvez funcionários para as suas redes sociais, mas nada se compara aos custos de manutenção de um negócio físico.

Como ser então um bom empreendedor digital?

O que você precisa ter é simples, porém imprescindível: disciplina, planejamento, cuidados e esforço. Começar a empreender digitalmente é simples, o investimento financeiro é baixo, mas você precisa estar focado e sempre atento na área de mercado onde deseja atuar.

Esteja antenado, faça pesquisas e tenha disciplina para fazer acontecer, sempre traçando estratégias de marketing. Tendo uma rotina voltada para gerar um bom funcionamento do seu negócio, os lucros virão depressa.

Para ter mais informações sobre empreendedorismo digital e dicas de como abrir o seu negócio totalmente online, não deixe de seguir as nossas redes sociais!

Como ter liberdade com a internet