Dicas para aproveitar o fim de ano e mudar sua vida

O fim de ano está chegando e, com ele, chegam também momentos de tomadas de decisão. Algumas delas, inclusive, já velhas conhecidas porque foram prometidas e nunca tomadas.

Todos querem aproveitar o fim de ano e dar novo rumo a seu destino, mudando sua vida de alguma forma. A pergunta que sempre fica é: força de esperança é suficiente para mudar alguma coisa? Vamos ver juntos aqui algumas respostas.

Aproveitar o fim de ano para tomar decisões

Aproveitar o fim de ano para tomar decisões é oportunidade única

Francisco C. Xavier tinha um pensamento que, independentemente da religião que você professe, com toda certeza vai achar bastante interessante: “não é possível voltar e fazer um novo começo, mas é perfeitamente possível recomeçar e fazer um novo fim”.

Recomeçar. Essa é a chave. Não é possível mudar algo sem recomeçar. Pode ser que não se recomece do início, mas é fato que é preciso recomeçar para mudar. A própria ideia de fim de ano já remete a recomeço.

O problema é que a maioria das pessoas recomeça sem a característica principal de um vencedor, de um determinado ao sucesso. O autoconhecimento. Leia nosso texto Como aumentar a autoconfiança: a ciência explica para identificar algumas características interessantes sobre você mesmo.

E para exemplificar um pouco da situação, vamos conhecer um tantinho da história de …

“Tonho Taw Weiz”

Nosso amigo Tonho Taw Weiz é uma pessoa decidida. Sempre foi. Toma decisões constantemente em sua vida a fim de melhorá-la.

Todo primeiro dia do mês ele decide parar de fumar.

Toda segunda-feira ele decide ser vegetariano.

Todo fim de ano ele decide que o próximo vai ser bem melhor.

Como você vê, ele toma muitas decisões, mas tem certeza de que não tem muita sorte na vida.

Há algum tempo, decidiu que a mulher fantástica que mora na esquina de sua casa vai ser sua esposa. Decidiu isso há uns dez anos, quando a viu pela primeira vez. Ela se casou alguns meses depois, divorciou-se cinco anos depois, casou-se novamente há algum tempo. Mas Tonho Taw Weiz está decidido a tê-la como esposa. É que ele não tem muita sorte com as mulheres nem muita chance de conversar com sua preferida.

Ele decidiu também entrar na faculdade. Está esperando vagas há uns quatro anos, mas está decidido. O problema é que não tem sorte e nunca encontra vaga.

O sonho de Tonho Taw Weiz é ser astronauta. Tomou a decisão de buscar conhecimento e, nos últimos cinco anos, já até leu uns dois ou três textos de umas duas páginas sobre o assunto. Sabe que vai precisar de muita sorte para ser astronauta.

Tonho Taw Weiz está próximo de seus 50 anos de vida. Decidiu que vai fazer uma grande festa. Está esperando vaga em alguma grande empresa para ter um grande salário e fazer a tal grande festa. Está decidido a isso. Só precisa de um tantinho de sorte.

Mas, de vez em quando, Tonho Taw Weiz fica meio deprimido. É uma pessoa tão decidida na vida, mas ainda não conseguiu transformá-la um uma grande vida. Não sabe exatamente o porquê. Alguns amigos já alertaram que pode ser problema de inveja das pessoas.  “Olho gordo, sabe?!”.

Ele decidiu que vai procurar uma benzedeira para tirar esse olho gordo de cima. Decidiu e está decidido. Só está esperando ter a sorte de alguém indicar uma boa benzedeira.

Você deve já ter encontrado um monte de Tonhos Taw Weiz por aí. Não são difíceis de ser encontrados. Vivem reclamando da sorte e da falta de oportunidades na vida.

Bem… talvez nosso amigo Tonho Taw Weiz não tenha tido a sorte de encontrar uma boa sugestão, que é ficar de olho nas oportunidades.

Aproveitar o fim de ano de oportunidades

Mas não estamos falando dessas oportunidades de fim de ano em que você está pensando: oportunidade de emprego. Fim de ano parece significar reinserção no mercado de trabalho.

Aproveitar o fim de ano não é jogo; é certeza

Aproveitar o fim de ano jogo de certezas

Com todo o respeito que quaisquer funções e atividades corporativas merecem, não falamos aqui de oportunidade de empregos temporários que vai deixar você na expectativa de continuar ou não neles após as festas de Fim de Ano.

É possível que você saiba que não merece isso. Afinal, você é uma pessoa decidida.

aproveitando o fim de ano desde já, não importa que época do ano esteja lendo este texto.

Ei! Agora, deixa a gente te mostrar alguns outros artigos do vida de freesider…

1 – Descubra como elevar o seu desenvolvimento pessoal

2 – Descubra agora as melhores dicas de renda extra em 2017

3 – Curte esportes radicais? Você precisa conhecer os pontos de interesse em Queenstown agora em 2017

Como aproveitar o fim de ano para renovação

É época que tem espírito de renovação. Aproveitar o fim de ano para renovar alguma coisa cria sensação de recomeço. Lembra-se de seu caderninho de início de ano letivo? Lembra-se de como você enfeitava e tomava todo cuidado para não amassar ou rasgar as primeiras páginas?

Pois é! É mais ou menos isso. O fato é que todo o cuidado inicial com o tal caderninho perdia o sentido algumas semanas depois.

É o que muitos fazem com o sentido de renovação que o fim de ano promove. Logo nas primeiras semanas, os problemas começam a ganhar espaço maior que as esperanças.

Aproveite para seus caderninhos:

  • Compre uma roupa nova para não usar. Normalmente as pessoas já fazem isso, mas, neste fim de ano, compre uma para não usar. Deixe-a guardada no guarda-roupas e, toda vez que abri-lo, fite a roupa nova como incentivo ao novo, ao renovado, ao reinício.
  • Ruas diferentes. Até o fim do ano ou no início do próximo, use ruas diferentes para chegar em casa ou no trabalho. Faça um caminho alternativo, ainda que seja mais longo… o preço da gasolina ou da condução pública não anda muito convidativo, mas o investimento fale a pena.
Aproveitar o fim de ano para tomar caminhos diferentes

Aproveitar o fim de ano para tomar caminhos diferentes

  • Novos amigos. Há alguns moradores próximos a sua casa que você ainda não conhece. Aproxime-se deles. Pode ser que eles tenham algumas experiências interessantes para sua vida.
  • Novos contatos virtuais. Há algum tempo que você lê postagens das mesmas pessoas e tem as mesmas impressões delas. A mesma opinião política, os mesmos votos de bom dia ou boa semana, as mesmas figurinhas. Busque novos contatos em grupos de seu interesse ou mesmo de interesses que não sejam os seus.
  • Pense em nova atividade. Há quanto tempo você está na mesma área de atuação? Se gosta dela, deve estar já há muitos anos. Arranje uma atividade alternativa para as hora vagas… um hobbie, uma ação social… qualquer atividade diferente.

Oportunidade é questão de visão

Nosso amigo acima, Tonho Taw Weiz, não deve ter lido a frase “sorte é o encontro da oportunidade com a competência”, tão divulgada no meio corporativo. E oportunidade é questão de visão.

Nem deve ter tido conhecimento do caso do gerente de uma grande empresa de sandálias que enviou um vendedor para uma região muito pobre onde todos os habitantes andavam descalços.

O vendedor ligou para o gerente e disse que ia desistir, pois ali não havia a mínima oportunidade de venda, já que ninguém usava sandálias. O mesmo gerente enviou outro vendedor à mesma região. Recebeu uma ligação entusiasmada do vendedor, que disse que ali havia grandes oportunidades de venda, pois ninguém usava calçados.

Vendas sandálias para comunidade que anda descalça

Vendas sandálias para comunidade que anda descalça

Em fim de ano, as pessoas estão felizes, pois fim de ano significa felicidade. Aproveite:

  • Faça contatos
  • Exponha ideias
  • Discuta oportunidades
  • Busque investimentos
  • Planeje com elas
  • Encante-as

Você só tem a ganhar.

Como deixar sua marca para o ano seguinte

As pessoas precisam saber que você existe. Lembre-se de que a pata tem inveja da galinha porque esta vende mais ovos e não percebeu que a galinha faz grande escarcéu quando bota seus ovos.

Você não precisa fazer um escarcéu, mas precisa se mostrar. Se tem uma ideia, procure grupos nas redes sociais que possam se interessar por elas; se você tem um novo conceito sobre uma velha ideia, provoque discussões em reuniões familiares ou corporativas ou ainda nas próprias redes sociais. Se você percebeu alguma falha em algum produto no mercado, escreva para a empresa e converse sobre soluções.

O mundo está carente de ideias novas, de conceitos inovadores, de caminhos evolutivos. Se você dispõe de algo nesse sentido, o mundo está esperando você se manifestar.

Neste fim de ano, considere a possibilidade de dar uma grande guinada na vida. Crises são desculpas somente para aqueles que não as aproveitam. A chuva molha pessoas que precisam de guarda-chuva – o vendedor de guarda-chuvas fica feliz com isso; o sol esquenta a cabeça de quem precisa de chapéus – produtores de chapéus adoram isso; o vento empurra a jangada de quem precisa pescar – os costureiros de velas se encantam com isso.

Oportunidades são momentâneas, mas não no sentido de serem passageiras. É que estão surgindo a cada momento.

E fim de ano é fonte inesgotável delas.

Aproveite!

Como ter liberdade com a internet