09 passos simples para se livrar dos males do estresse e ansiedade

Estresse e ansiedade. Isso é importante.  Você que tem hábito de acompanhar nossos textos aqui no Vida de Freesider sabe que procuramos apresentar nas entrelinhas sua condição de ser humano.

É preciso, contudo, destacá-la sempre, pois o dia a dia, as responsabilidades, as metas, a determinação e outras situações criam momentos em que você se esquece disso. Via de regra, todos nos esquecemos e isso acaba gerando estresse e ansiedade. Então, vamos discutir agora passos simples para se livrar dos males do estresse e ansiedade.

sintomas do estresse no trabalho

Cuidado com o estresse no trabalho

Não se critique. Esquecer que se é ser humano é normal em pessoas ativas, dinâmicas, que têm um alvo adiante e caminha para ele. E isso é resultado da não aceitação dos próprios limites. Não limites de capacidade, mas físicos e mentais.

Vamos deixar aqui uma pergunta direta: você tem medo de sentir medo? Se sua resposta foi sim, nossa sugestão é que leia este texto até o fim.

Estresse e ansiedade e ainda o medo…

… são sintomas e sentimento que estão com o ser humano há milênios.

Veja a coisa de ponto de vista … digamos… mais humano: as civilizações de que descendemos viveram rotina de armadilhas naturais em ambiente hostil e perigoso. Cavernas escuras, animais ferozes e rústicos, florestas densas e etc.

Estresse e ansiedade são antigos elementos de vida

Estresse e ansiedade são antigos elementos de vida

Todos os membros daquelas civilizações conviveram com sentimento diário de alertas, medo e cuidados em relação a perigos.

Bem mais tarde, a humanidade teve períodos de guerras e conquistas territoriais. A honra do homem e a segurança das mulheres eram desenhadas a partir das guerras que enfrentavam.

Por nossa vez, encontramos violência em toda parte atualmente. Por nada, qualquer um de nós está sob riscos iminentes de passar por situações indesejáveis no meio rua. No caso de empregados, a ansiedade por eventual corte no quadro de funcionários, o receio de que a empresa não evolua, o sentimento de que a crise está à porta, a noção de que algum colega possa ocupar o cargo que se almeja… tudo isso é fonte de estresse, ansiedade e medo.

Que tipo de ser humano tem sobrevivido por milênios a tudo isso? O receoso, o medroso e até mesmo o… – não se constranja – …covarde, que não bate no peito e se diz corajoso.

Afinal, sua avó já dizia que “cautela e canja de galinha não fazem mal a ninguém” e Cazuza cantava que seus heróis morreram de overdose. Heróis e mocinhos estão na literatura e no cinema; são poucos os relatos de heróis sobreviventes na vida real.

Assim, é sempre bom estar atendo aos próprios limites físicos. Mas se estresse e ansiedade fazem parte do dia a dia…

Por que eliminar o estresse e ansiedade?

Porque produzem uma série infinita de problemas…

  • Físicos: gastrite, urticária, taquicardia,  problemas renais etc.
  • Psicológicos: sentimento de inutilidade, de impotência, frigidez sentimental etc.
  • Mentais: procrastinação, insegurança etc.
  • Sociais: improdutividade, absenteísmo, presenteísmo etc.

Livrar-se desses males deve ser, então, motivo de preocupação para todos, mas especialmente para empreendedores e para quem busca viver de atividades virtuais.

Uma curiosidade interessante que pode responder muito facilmente a esta pergunta: estressados e ansiosos não se percebem estressados e ansiosos.

E o mais engraçado é que percebem nos colegas, parentes e amigos. Até em desconhecidos que veem na internet, mas não em si mesmos.

Como eliminar o estresse e ansiedade

Para eliminar, é preciso perceber. Muitos de nós somos ansiosos e – quase consequentemente – estressados. E, como vimos acima, nem sempre nos reconhecemos assim.

Mas há alguns indícios que mostram o nível de ansiedade e estresse de cada um:

  • Tamborilar de dedos
  • Inspiração profunda rotineira
  • Bater de calcanhares
  • Roer de unhas (esse é clássico. Como dizem por aí, “quem nunca?”)
  • Irritação fácil

Eliminando a ansiedade

Algumas estratégias para se livrar do estresse e ansiedade são simples. Mas atenção: o estado crônico precisa de acompanhamento médico especializado. Não se limite a nossas dicas.

1 – Respiração Quaternária

Respirar é ato automático. Seu diafragma sobe e desce, comprimindo e distendendo seus pulmões. É tão automático que você nem o nota que respira.

Nossa dica é: passe notar. Faz parte de treinamentos de meditação, que você pode encontrar neste vídeo.

A) Sente-se e relaxe

B) Coloque o polegar no pulso

C) Identifique o pulsar sanguíneo

D) Inspire durante quatro pulsações

E) Mantenha o ar preso duas pulsações

F) Expire durante quatro pulsações

G) Segure por mais duas pulsações

Faça o exercício por 10 ou 15 minutos, mas vá avançando nos minutos dia a dia. Comece com 05 minutos. E, claro, o ambiente deve ser tranquilo, silencioso.

2 – Músicas Clássicas

A ciência já descobriu que música produz efeitos dos mais diversos em nosso organismo. Muitos obstetras operam partos sob som de boa música. Faz tanto bem para a equipe quanto para a parturiente e o bebê.

Música é excelente para combater estresse e ansiedade

Música é excelente para combater estresse e ansiedade

Mas atenção: os efeitos podem ser tanto positivos quanto negativos. Há sinfonias que criam ambiente destrutivo de certa forma, tal a Oitava Sinfonia de Beethoven e algumas composições de Franz Liszt e Tchaikovsky.

Prefira Schubert, Verdi, Vivaldi.

Ei! Veja aqui algumas outras sacadas que podem te ajudar…

1 – Descubra 5 fabulosos lugares para relaxar no Brasil

2 – Os benefícios do yoga para o corpo, mente e espírito

3 – Benefícios da prática esportiva: quais são eles e como aproveitá-los

3 – Desenhos Antigos

Não é em vão que você gosta de ver fotografias e ler livros antigos e que novelas e filmes de época fazem muito sucesso.

4 – Exercícios Físicos

Estudos recentes indicam que percentual razoável de pessoas ansiosas é sedentário. O sedentarismo evita que o organismo produza certas substâncias benéficas para o cérebro, como a serotonina.

estresse-1

Exercício físico combatendo o estresse

Quando você exercita seu físico, entra em estado de competitividade, ainda que seja apenas de si para consigo mesmo. De uma ou de outra forma, você compete para alcançar limites. E a tal serotonina age como propulsor da felicidade. E todos sabemos que felicidade é o melhor remédio contra ansiedade e estresse.

5 – Vestuário

A Psicologia sabe que música, vestuário e linguajar são meios usados pelo ser humano para se inserir em algum grupo social. Você escolhe esses meios para se identificar com um clã e se sentir confortável.

Acontece que alguns tipos de roupa podem não ser adequados a seu tipo de vida. Essa contrariedade resulta em estado de estresse e ansiedade. Isso ocorre porque seu cérebro inicia mecanismos ao longo dos dias em busca do conforto que não encontra nas roupas.

Passe a usar roupas claras e menos apertadas. Roupas escuras e apertadas remetem  à sensação de prisão, de impossibilidade, de limitação.

Eliminando o estresse

Considerado como estágio mais avançado da ansiedade, o estresse efetiva efeitos muitos mais fortes no organismo que na mente. As dicas acima contra ansiedade são aplicáveis também contra estresse.

Por agir mais fisicamente, querer combates físicos.

6 – Abuse de chás diferentes


Mas tome cuidado com a pressão arterial
.

Há chás específicos contra estresse, pois agem como calmantes. Camomila, erva-doce, cidreira são os mais recomendados. Porém, a gente recomenda uma chá diferente: sene.

estresse-2

Os chás possuem inúmeros benefícios, então aproveite cada um…

Não ria, mas sene é indicado para relaxamento e limpeza intestinal.

Sim… boa parte do estresse nasce em problemas intestinais. Sabe qual é a origem da palavra enfezado?

Exatamente: fezes. Quando o intestino não trabalha bem, o acúmulo de substâncias interfere no humor e consequentemente no sistema nervoso. O organismo busca meios para se livrar delas e não consegue. Assim, torna-se irritadiço, causando ansiedade e estresse a níveis alarmantes.

7 – Não abuse de alimentos gordurosos

A gordura dos alimentos incita o cérebro a gastar mais energias no metabolismo. Consequentemente, faltará energia para atividades diversas, o que pode causar sensação de inatividade.

8 – Massagens

Sessões de massagens são desestressantes. A massoterapia detém técnicas especiais para esse fim.

9 – Estímulo cerebral por ilógica

Ações rotineiras estimulam sempre as mesmas áreas do cérebro. Procure fazer pequenas ações do dia a dia de forma contrária à lógica: abra/feche gavetas com os pés ou cotovelos; apanhe objetos com os pés; conte de 100 a zero; brinque se rosnar com seu cachorro; vire seu livro e leia algumas páginas; escreva pequeno texto de trás para frente etc.

Quanto mais estranha a ação, melhor. Mas cuidado com sua segurança.

A vida hoje é altamente estressante. O mundo corporativo é fonte de críticas nesse sentido. Ter uma vida menos densa, com quantidade trabalho adequado e ganhos equivalentes é outra maneira de combater o estresse e a ansiedade.

Habitue-se a acompanhar as postagens do Vida de Freesider e da Praia Digital. Você terá muitos motivos para perceber o quanto tem vivido estressado.

Sem saber.

Como ter liberdade com a internet