Influenciar situações: como ser o centro das atenções

Dizem que facilidade de influenciar situações e pessoas é dom que poucos têm. Dizem ainda que situações são instrumentos do destino para fazer valer a força de zodíacos, cromoterapias, orações etc.

Há pessoas que consideram impossível influenciar situações por estas dependerem de humores e vontades de terceiros, estarem associadas a variáveis incontroláveis por parte de seres humanos. Será mesmo?

Influenciar situações é questão de técnica e não de dom

Influenciar situações é questão de técnica e não de dom

Temos tido chance de discutir aqui com vocês o fato de o ser humano ser animal racional, mas moldável por impressões externas a sua consciência. Isto é, todos nos deixamos levar por circunstâncias diárias em algum nível, em algum grau.

De uma ou de outra maneira, a realidade a nossa volta nos condiciona a esta ou àquela atitude, a este ou àquele comportamento.

Não se preocupe. Esse fato não é demérito para ninguém. É condição cérebro-mental natural que ainda se manifesta porque esse órgão está em plena evolução.

Dissemos que todos somos influenciáveis em algum grau, mas a rotina, o fluxo intenso de atividades e muitas vezes o orgulho não permitem que percebamos e, assim, temos impressão de que todas as decisões são tomadas apenas por nós, incondicionalmente.

Se assim fosse, o marketing não teria força sobre a sociedade, a roupa de celebridades não sumiria dos estoques tão logo surja na TV, o beijinho do político em campanha eleitoral não surtiria efeito nas urnas. E assim por diante…

Por que preciso influenciar situações

Vivemos numa civilização de competições. O sentido competidor está expresso em todas as etapas do relacionamento. Por mais que artistas digam em programas de TV que há espaço para todos, a verdade é que a coisa não é bem assim.

O mercado consumidor de qualquer produto ou serviço é amplo, mas sua atenção se volta para uns ou outros e facilmente esquece quem esteve em evidência no dia anterior.

E, novamente, não se constranja se você já passou por isso, se já teve um ou outro trabalho ou ideia esquecidos pelo micromercado a sua volta (chefia, colegas, concorrentes etc.). É a dinâmica da realidade em economias de mercado capitalista.

A paralelo, a vida é um constante e simples trocar de dias – imagino que algum filósofo já tenha dito isso.

Nunca se sabe quando é possível reverter determinadas situações ou mesmo se é possível reverter. Pode demorar algum tempo. Então, ter influenciado situações é bem mais inteligente que influenciar a partir de agora.

Quando o entrave chegar – e sempre chega, pois não há mal que sempre dure nem bem que nunca acabe –, você já será senhor de situações, vai poder minimizar percalços.

influenciar pessoas

Tome o controle das situações de sua vida.

Não estamos falando aqui de influenciar situações apenas no âmbito pessoal nem mesmo de influenciar situações no sentido de manipular pessoas. Estamos falando de construção de relacionamento sólido e, de certa forma, altruísta, pois as influências que você exercer devem ser sempre benéficas.

Influenciar situações no mercado

É possível dividir o campo em que nossas influências surtem efeito em dois: campo pessoal e campo profissional. Em verdade, pode-se dividir, mas há inter-influência entre os dois.

Quando você consegue interferir – sempre beneficamente – nas decisões de alguém, está interferindo na maneira como esse alguém vai divulgar seu trabalho, suas atividades, seu empreendimento. Isso resulta em benefícios para suas ações profissionais.

Quando você consegue interferir – sempre beneficamente – no comportamento do mercado em que atua, está certamente agindo sobre decisões de pessoas, pois qualquer mercado é sempre constituído de pessoas.

Não é o bastante oferecer bom produto ou bom serviço. Dispor de boa gestão de comunicação é complemento importante. É por ela que vai influenciar situações no mercado. O mercado atual exige isso.

Se você ainda não tem equipe e trabalha sob seu próprio empenho, é mais fácil. Controle de e-mails, mensagens cordiais, telefonemas em datas específicas, convocação educada para participação em redes sociais, dentre outras ações, são elementos que ajudam a influenciar situações no mercado.

influenciar situações

Influenciar situações facilita domínio do mercado em que se atua

Influencie situações no mercado participando de Programas de Afiliados. Entretanto, é preciso escolher com coerência os produtos e serviços aos quais vai se afiliar. Deve haver alguma inferência, algum elo – ainda que tênue – entre seus serviços e os produtos.

Claro, não é obrigatório, mas é sempre interessante.

Com o tempo, pessoas passam a falar de seu comportamento, de sua atenção. Mas isso é com o tempo. Por isso mencionamos acima que ter influenciado é melhor que passar a influenciar.

Se você já dispõe de equipe ou de auxiliar, é preciso redobrar a atenção. Nem sempre a equipe assimila seu conceito sobre boa comunicação. Ademais, o olho do dono é que engorda o boi. Sempre.

Exercícios para aprender a influenciar situações

Antes, três lembretes:

  • É necessário manter em mente que não é possível ter êxito em toda e qualquer tentativa de influenciação de situações. Caso contrário, todos seríamos criadores e não criaturas, conforme dizem as religiões. A boa notícia é que a parte em que você vai meter o bedelho é suficiente para beneficiar seu empreendimento. Aproveite ao máximo
  • Não há situação que seja totalmente influenciável. Quando é possível influenciar uma situação, apenas parte dela é alterável, ou seja, a “parte que te cabe”, como diz Chico Buarque na canção Funeral de um Lavrador
  • Bom senso é imprescindível, pois dispensa hipocrisia. As sugestões abaixo devem estar embasados no mais forte enlace de hosnestidade e sinceridade

Alguns exercícios são facilitadores para desenvolver o caráter de influenciador.

  1. Feng Shui Mental

Há mais de cinco mil anos, os orientais usam técnica que, segundo seguidores, é capaz de orientar e facilitar fluxo de energias esotéricas pelos ambientes. Trata-se da arte do Feng Shui (lê- “fong chuí”).

A disposição dos móveis e objetos num ambiente pode estar impedindo movimento de energia positiva e/ou facilitando acúmulo de energia negativa.

influenciar situações

Há mais de cinco mil anos, os orientais usam técnica que, segundo seguidores, é capaz de orientar e facilitar fluxo de energias esotéricas pelos ambientes

Por exemplo: dizem os orientais dessa arte que aquários devem permanecer em local visível na entrada; que a mesa de jantar nunca pode estar em sentido transversal à porta da cozinha; que a disposição dos assentos precisa criar espécie de corredor de passagem entre si etc.

É possível fazer arranjos mentais baseados na arte do Feng Shui. Tudo o que precisa fazer é encarar seus conceitos como objetos e móveis dentro de sua cabeça: religiosos, políticos, pessoais, relacionais, sociais, vestimenta etc.

Arrume-os segundo alguma linha raciocínio lógico. Não precisa ser exatamente uma linha correta com a qual todos concordem, mas precisa ter algum elo de lógica.

Quando você se expõe com coerência, ainda que não seja consenso, você vai estar dentro do campo de visão psicológica e análise das pessoas a sua volta. Isso mantém você no foco, lembrado, referenciado. A tarefa de influenciar situações se torna mais fácil.

Ei! Antes de seguir para o próximo tópico, permita-nos lhe apresentar alguns outros artigos diversos do vida de freesider…

1 – Curte esportes radicais? Você precisa conhecer os pontos de interesse em Queenstown agora em 2017

2 – Programa de Afiliados: dinheiro, sombra e água fresca

3 – Descubra como elevar o seu desenvolvimento pessoal

  1. Poder de Análise

Sente-se e analise o conjunto de situações. Perceba quais delas podem ser alteradas. Exemplo disso seria observação atenciosa de uma partida de futebol. Os resultados esportivos não são aleatórios, produto de vontade do destino.

São efeitos encadeados de uma série de detalhes que, juntos, tornaram o resultado possível.

Pode ter sido uma gripe mal cuidada do zagueiro, a discussão em rede social do atacante com sua namorada, o vento mais forte a favor do adversário, o incentivo maior ou menor da torcida… qualquer detalhe pode causar resultados esperados. Ou inesperados.

De alguma maneira, você tem capacidade de perceber qual seja e alterá-lo – não exatamente da partida, mas de seu conflito. Ou intensificá-lo, se for o caso.

Comece a exercitar isso a partir de situações de menor importância. Se alguém da família tem algum hábito mais ou menos criticável, busque meios para redefinir esse comportamento.

Comece por uma ou duas sessões de conversa; não havendo resultados, crie ambiente que dificulte o hábito; não havendo resultados, crie empecilhos naturais.

  1. Elogio como instrumento de influência

E estamos nos referindo a também oferecer elogios e não a somente recebê-los. Evidencie características interessantes e positivas das pessoas, físicas ou comportamentais. Deixe claro o quanto tais características são importantes para o ambiente ou para circunstância.

influenciar situações

Evidencie características interessantes e positivas das pessoas, físicas ou comportamentais

Isso produz efeito quase imediato nos elos das relações e facilitam no momento de influenciar situações.

  1. Palavras convenientes

Não importa se está contra-argumentando um conceito, combatendo uma ideia, questionando uma tarefa. Algumas palavras têm grande poder de influência, como “concordo nesse ponto”, “talvez não seja bem assim”, “por favor”, “vamos supor que” ,“desculpe” etc.

Uma palavra altamente eficiente que transmite todo o respeito e cria ares diferenciados no momento de se converter/reverter alguma situação é o nome do interlocutor.

Habitue-se a evitar apelidos, especialmente se este refletir alguma indicação física. Sempre mencione o nome da pessoa com quem conversa.

  1. Questione sempre…

… com cordialidade. Ainda que a situação seja aparentemente simples, habitue-se a questionar. Levantamento de arestas de uma tarefa ou atividade tatua caráter de responsabilidade em sua imagem

Nosso sexto exercício é prático, real e reconhecemos que não é fácil.

6 – Vença a Timidez: forte empecilho para influenciar situações

De todas as características contrárias às do influenciador, a timidez é a que mais causa empecilhos. Comece a vencê-la passando a emitir opinião, seja qualquer for o assunto. Gagueje, contrarie-se, sue frio, trema mãos, mas emita.

influencir situações

Vença a timidez para influenciar situações

Você vai notar que em pouco tempo seu estado influenciador vai aflorar naturalmente.

É claro que deve limitar suas opiniões a assuntos de seu interesse e conhecimento, além de oferecê-las em momento adequado. Agora, veja esse vídeo bem interessante sobre o assunto acima citado…

 —————–

Grandes vencedores são evidentemente grandes influenciadores. O fato é que nem todos podem ter sido bons influenciadores a vida inteira. Certamente muitos passaram a sê-lo em algum momento.

Talvez seu momento seja este. Aproveite!

Sucesso!

Como ter liberdade com a internet