7 Passos para melhorar a qualidade de vida

Se eu te perguntar agora como está sua qualidade de vida, o que me responderia? Tem uma visão ruim ou pior nem sabe o que responder? Sente como se essa não é a vida que deseja ter?

Pensa em como melhorar e não sabe por onde começar? Sei quanto essas questões podem ser angustiantes, mas você não precisa se manter assim. Vou apresentar pequenas mudanças que farão a diferença na sua vida.

Corrida ajuda a queimar gordura

Corrida é um dos esportes que mais queimam gordura, e turbina sua qualidade de vida.

São sete pontos que podem melhorar a qualidade de vida e que te colocará em um estágio melhor de relação com você mesmo e com tudo a sua volta.

Melhorar a qualidade de vida

Cresce a cada dia o número de pessoas diagnosticado com doenças como hipertensão, diabetes e até câncer e que as causas estão associadas diretamente com o estilo de vida que a sociedade moderna leva.

Além do estresse cotidiano, o hábito do fumo e consumo excessivo de álcool, associados a uma vida sem exercícios físicos e com uma má alimentação é a receita certa para o crescimento dos casos.

Como Melhorar sua Qualidade de Vida?

É chegada a hora da mudança de hábito, você precisa pensar mais em você e ter atenção com seu estilo de vida. E o primeiro passo é que você entenda que a cura depende exclusivamente de você. Então, segue alguns para você turbinar sua qualidade de vida.

1- Mantenha a mente ativa

Manter a mente ativa é um dos caminhos para se viver bem.

Exercitar o cérebro deve fazer parte da nossa rotina e há diferentes formas de criar esses estímulos. Ações simples, mas que tem efeitos incríveis, e que não necessita de muito erforço. Pelo contrário, pode ser muito prazeroso.

Ler é muito bom e ajuda a melhorar a qualidade de vida

Ler é muito bom e ajuda a melhorar a qualidade de vida

Praticar o raciocínio e a memória por meio de jogos de carta ou palavras cruzadas, ler livros, desenhar, costurar, praticar artesanato, tudo isso ajuda a aliviar as tensões e a ansiedade e ajudam a desenvolver nossas capacidades de concentração.

2 – Aprenda a respirar

Você pode dizer que já nasceu sabendo respirar, mas te digo que isso não é correto.

A ação de inspirar e expirar é uma função automática do nosso corpo e seu papel fisiológico é cumprido, mas não significa que você faça isso de forma a tirar o melhor proveito.

O oxigênio é o maior aliado do sangue. Quanto mais profunda for a respiração, mas límpida será sua mente e por consequência sua saúde física.

Dedique alguns minutos do seu dia a respirar corretamente. Procure um lugar calmo, que você possa se manter com a mente tranquila e tenha ar puro e calmamente inspire, enchendo os pulmões de ar e depois expire de forma lenta, mas ininterrupta.

2- Pratique atividades físicas.

Caminhar, andar de bicicleta, praticar yoga, jogar futebol, vôlei, tênis ou dançar. Manter seu corpo em movimento faz bem e é uma medida eficaz para melhorar a qualidade de vida.

Mulher praticando yoga

Mulher praticando yoga

Pratique exercícios moderados para manter sua saúde e uma relação saudável em relação ao mundo, pois exercitar-se te deixa de bom humor e de bem com a vida.

3- Coma o que te dá prazer.

Uma fruta suculenta, um bom chocolate, uma taça de vinho, seja qual for o sabor que mais te agrada, não há motivos para viver sem eles.

Quando você tem uma vida em regras equilibradas, pode se dar o luxo e o prazer de saborear o que gosta e não se prive disso.

Claro que, a depender do alimento, ele não pode ser consumido todos os dias, mas se permita saborear quando estiver com vontade e nesse momento diga mentalmente o quanto você gosta daquele sabor e quanto aquilo faz bem para seu consciente.

Certo que todo seu corpo compartilhará daquela deliciosa sensação.

4- Mantenha a mente em equilíbrio.

Estudos comprovam que a prática da meditação tem benefícios inigualáveis para o corpo e a mente humana, pois é o elo de harmonia entre a mente e os sentimentos.

Diferente do que se imagina, a meditação não é uma prática tão complicada.

Ao sentar em um local silencioso e deixar os pensamentos fluírem pela mente lentamente, de uma forma solta e leve, você já esta meditando.

Claro que há diversas técnicas mais específicas e se você gostar dessa experiência é aconselhado buscar por mais informações e adquirir todos os grandes benefícios que essa prática pode ter na sua vida.

5- Viva a natureza.

Saia da loucura que é a vida na cidade e se dê de presente o convívio com a natureza.

O contato com o mar, trilhas na floresta, escalar montanhas, banho de cachoeira, seja qual for sua paisagem natural preferida, tenha sempre ela como rota de fuga do estresse do dia a dia.

Viver na natureza e melhorar qualidade de vida

Viver na natureza é um dos melhores caminhos para turbinar sua qualidade de vida

E não há limites para usufruir dessa maravilha. Quanto estiver no seu ambiente, mantenha a mente livre e repire profundamente o ar desse lugar. Sinta a energia que o envolve e se permita viver o momento, sem pressa, ouvindo os sons que o ambiente produz, junto com os cheiros, texturas e temperaturas.

Deixe seus cinco sentidos entrarem em contato com a natureza.

Ei! Nós que fazemos o vida de freesider, adoramos a prática esportiva, então deixa a gente compartilhar alguns esportes radicais com você:

1 – Descubra onde praticar trekking no Brasil

2 – Veja as melhores dicas de rapel para iniciantes

3 – Descubra agora os melhores lugares para surf em 2017

6- Durma bem

Cuide da qualidade do seu sono. Escolha sempre ambientes limpos e confortáveis, com pouco ruído e luminosidade ajudam a melhorar a qualidade de vida.

Dormir bem e melhorar qualidade de vida

Dormir bem é fundamental para a conservação de seu corpo e de sua mente.

O aconselhado é dormir oito horas diárias, mas isso nem sempre é possível. Nesses casos é importante saber sonos com menos de cinco horas comprometem diretamente o funcionamento do seu metabolismo e reduzem sua capacidade motora e psicológica durante o dia seguinte.

7- Seja otimista

Todos nós temos dias em que não acordamos muito bem, achando que não devemos sair da cama e que algo não irá dar certo até o fim do dia.

Mas há pessoas que tem pensamentos ruins todos os dias, duvidando da sua capacidade e influenciando negativamente suas ações.

Em diferentes proporções, mas com consequências devastadoras, os pensamentos negativistas não ajudam em nada a melhorar a qualidade de vida humana.

Driblar essa onda de baixo-astral se faz com pensamentos positivos e seguir em frente. Claro que não basta deixar tudo não mãos do destino, é preciso agir.

O otimismo não é uma solução mágica. Bons pensamentos devem servir como motivador na busca pela realização dos sonhos.

Palavras de força, frases motivacionais, versículos bíblicos, todas essas expressões otimistas devem ser tomadas como força motriz para tirar de estado negativista e o apoio necessário para que você tome as rédeas da situação e provoque as melhorias que você busca para sua vida.

Como melhorar qualidade de vida no trabalho?

Algumas das dicas abaixo já foram citadas, mas não custa nada reforçar, para que você possa melhorar a qualidade de vida também no ambiente de trabalho.

Qualidade de vida no trabalho

Momento para respirar e relaxar

Antes de ir ao trabalho busque dormir bem, deixar suas roupas que irá usar para ir ao trabalho limpas e passadas na noite anterior, se alimentar bem durante a manhã, dar preferências a alimentos naturais e que sejam fontes de energia.

Quando estiver no trabalho mantenha uma boa postura quando estiver sentado, mas estipule intervalos para levantar, mudar de ambiente e alongar o corpo, tenha água potável sempre próximo a você e crie um hábito de se hidratar mesmo que não sinta sede, ouça música enquanto trabalha para relaxar, não faça refeições pesadas, dê prioridade em comer de três em três horas.

Depois que sair do trabalho, nada de pensar em trabalho, faça atividades que goste como ver filme ou caminhar, repita os exercícios de alongamento, procure relaxar, planeje seus dias de folga e suas férias.

Estas dicas ajudam a melhorar a qualidade de vida no trabalho porque previnem problemas que afetam a saúde física e mental do individuo, além de tornar o trabalho mais produtivo e agradável.

Como ter liberdade com a internet