Os benefícios da meditação que você precisa saber

Na loucura frenética do dia a dia, muitas pessoas passaram a dedicar um tempo diário para a meditação. Isso porque meditar permite a elas respirar, esfriar a cabeça, entender o seu estado de espírito interior e sair, por um momento, da insanidade em que vivemos.

Essa prática, que está cada vez mais comum, é altamente defendida por seus praticantes – afinal, os benefícios da meditação são inquestionáveis.

benefícios da meditação

Benefícios da meditação

Se você quiser sobre o que se trata, leia nosso texto e entenda mais sobre o assunto.

Por que meditar diariamente?

Meditar é cuidar de si mesmo. É tirar um tempo para você se observar, para se entender e desconectar de tudo o que está ao seu redor. Com o nosso dia a dia insalubre, deixamos nosso eu de lado apenas para viver correndo atrás do tempo. Com a meditação, o tempo está a nosso favor e nós somos a nossa prioridade.

Além disso, a meditação é um processo diário que nos conduz à essência natural do que somos. A paz interior a qual alcançamos quando meditamos nos permite ser quem realmente somos, pois meditar é uma maneira acessível para nos centrarmos e estarmos no momento presente.

benefícios da meditação

Por que meditar?

Por isso, não deixe de meditar e de descobrir você mesmo os porquês da meditação. Fazendo isso diariamente, você entenderá como essa prática pode impactar posivitamente em sua vida.

Quais os benefícios da meditação?

Os benefícios da meditação já são conhecidos por todos – sejam eles os estudiosos, os praticantes e, até mesmo, os místicos há milhares de anos. Por isso, não é à toa que essa prática milenar está em alta até os tempos de hoje, não é mesmo?

Relatos de que meditar ajuda na concentração, na diminuição da ansiedade, no autoconhecimento e entre tantas outras coisas não faltam. Mas como tudo só tem fundamento só se houver comprovação científica, nós listamos alguns benefícios da meditação que a ciência nos ajudou a comprovar. Vamos ver?!

Benefícios da meditação nº1) acelera a capacidade de processamento potencial do cérebro

De acordo com um artigo de jornal publicado na Frontiers in Human Neuroscience , a meditação pode alterar a geometria da superfície do cérebro.

descoberta foi feita por meio de um estudo o qual abordava uma possível ligação entre meditação e gyrification cortical, o padrão e o grau de dobrar cortical que permite que o cérebro processe mais rápido. 

Assim, ficou comprovado que há uma correlação positiva entre a quantidade de gyrification em partes do cérebro e do número de anos de meditação das pessoas.

Benefícios da meditação

Benefícios da meditação

Com isso, concluiu-se que meditar acelera a capacidade de processamento potencial do cérebro, sendo, então, o número 1 da nossa lista de benefícios da meditação.

Benefícios da meditação nº2) libera nosso tecido neuronal 

No Psychology Today, foi publicado um estudo revelando que a meditação auxilia em um funcionamento melhor do cérebro, além de ter efeitos positivos sobre ele.

Além disso,  também ficou comprovado que o cérebro pode ser moldado pela meditação, principalmente na conexão no nosso centro de medo e nosso “Eu” Center (local onde o cérebro reflete constantemente de volta para você) – mas isso é assunto para o próximo tópico.

Como estamos falando de saúde e bem estar, precisamos compartilhar com você alguns outros artigos bem interessantes…

1 – Benefícios do vegetarianismo para você aderir à ideia

2 – Descubra os benefícios da alimentação saudável

3 – Descubra quais esportes que mais queimam gordura

Benefícios da meditação nº3) diminui a ansiedade e a depressão 

Dando continuidade ao estudo citado acima, um dos benefícios da meditação é quanto à diminuição da depressão e ansiedade, além de dores crônicas, devido à liberação do tecido neural. Isso acontece porque as vias neurais que ligam nossa centro para o nosso medo diminui.

Benefícios da meditação

Benefícios da meditação

No entanto, não pense que obterá os benefícios da meditação fazendo a prática esporadicamente. A mente precisa ser trabalhada, assim como os nossos músculos. Então, é preciso continuar meditando, principalmente porque o cérebro pode facilmente voltar a seus velhos hábitos.

Benefícios da meditação nº4) reduz o risco de doença cardíaca 

Um estudo publicado na revista Circulation: Cardiovascular Quality and Outcomes descobriu que as pessoas com doença cardíaca que tinham aulas sobre a meditação transcendental tiveram uma redução de 48% para o risco geral de ataque cardíaco, acidente vascular cerebral e morte.

Benefícios da meditação nº5) melhora a memória recall 

Outro estudo sobre os benefícios da meditação descobriu que a prática pode aumentar ainda mais as capacidades de recuperação da memória.

Isso porque aqueles que praticam a meditação podem ajustar suas ondas cérebros melhor, podendo rastrear as distrações e ser mais produtivo do que aqueles que não meditam. Só essa ligeira mudança no ajuste do cérebro pode ajudar dramaticamente na recuperação da memória.

Benefícios da meditação nº6) reconstrói a massa cinzenta do cerébro 

Falando em cérebro, um estudo realizado por pesquisadores de Harvard em Massachusetts General Hospital verificou que a meditação reconstrói a sua massa cinzenta em apenas oito semanas. Aliás, esse resultado foi obtido com pessoas que praticavam a meditação diária por um período de meia hora.

Analisando as imagens do estudo, que se concentrou em áreas onde as diferenças associadas a meditação foram anteriormente observadas, encontrou aumento da densidade de matéria cinzenta no hipocampo.

Benefícios da meditação

Benefícios da meditação

Esse, por sua vez, é importante para a aprendizagem e memória e para estruturas associadas à auto-consciência, compaixão e introspecção.

Como meditar?

Quem nunca meditou deve achar que a prática é algo impossível e inatingível. Bobeira pura! Claro que é preciso de concentração, mas deixe sua respiração te levar que você chegará lá. A única coisa que você precisa focar é em fazer absolutamente NADA!

Mas se você está interessado e não sabe como começar a meditar, nós iremos te passar algumas diquinhas básicas:

1. Encontre um lugar tranquilo e confortável para se acalmar e sentar-se com os olhos fechados. É preciso que ele não tenha distrações a seu redor.

2. Em seguida, experimente algumas práticas de meditação e encontre aquela na qual você se sente mais confortável.

3. Relaxe e respire. Se os pensamentos vierem à mente, conte sua respiração ou mentalize um mantra, mas não perca o seu foco.

4. Aproveite os benefícios da meditação. Com a prática, você perceberá que ela irá te ajudar a relaxar, dormir melhor e expandir sua capacidade mental.

Como meditar

Como meditar

Os benefícios da meditação está aí pra quem quer ser ajudado e cuidado. Por isso, comece hoje mesmo a meditar e não deixe para depois. Se fizer isso, estará apenas perdendo tempo e deixando de desfrutar algo que mudará a sua vida.

Agora, veja esse vídeo bem interessante sobre o assunto…

Como ter liberdade com a internet