9 passos que ajudam no desapego

Reflita: você consome somente o que necessita? Adquirir roupas, calçados, itens de decoração, equipamentos eletrônicos, viajar, conhecer locais em alta, comprar presentes para si mesmo e seus amigos. Será que é preciso fazer tudo isso? Por que não dar alguns passos que ajudam no desapego?

Só que não é bem o consumo que lhe concede satisfação pessoal. De acordo com estudo feito pelo SPC Brasil, 85% dos participantes relatou que ter mais tempo para estar com a família e qualidade de vida estão entre os desejos que trariam realmente felicidade.

descubra 9 ótimos passos que ajudam no desapego

Descubra 9 ótimos passos que ajudam no desapego e aumente consideravelmente a sua qualidade de vida!

Apesar de o levantamento fazer muito sentido, tem muita gente que pensa assim, mas age de forma contrária. As pessoas consomem o que não precisam e sem ter condições de arcar com tudo. Por isso, sempre é bom conhecer passos que ajudam no desapego.

Confira alguns passos que ajudam no desapego

Procurando uma organização simples, é possível mudar a sua forma de pensar e, consequentemente, consumir. Afinal, sempre vale a pena refletir a respeito do que pode ser trazido para a sua rotina! Confira algumas dicas para deixar a sua vida muito mais assertiva, positiva e desapegada.

1 – Determine seu estilo de vida e objetivos

Segundo a situação financeira de sua família, é essencial entender como se deseja manter a sua qualidade de vida. A organização é um mecanismo e o objetivo principal é atingir o seu estilo pretendido.

passos que ajudam no desapego meta de vida

Definir a sua meta de vida é um dos primeiros passos que ajudam no desapego

Portanto, quando for comprar algo novo, veja se realmente fará alguma diferença. Isso também pode servir para as viagens que tem a intenção de fazer as metas que quer bater. Será mesmo que, mais relevante do que continuar a se qualificar é comprar um novo celular?

Agora, antes que você siga para o próximo tópico, deixa a gente dar algumas dicas para melhorar o seu planejamento financeiro agora mesmo, dá uma olhada:

1 – Planejamento financeiro: 3 planilhas para você começar a guardar dinheiro

2 – Qual o segredo para ter tempo, dinheiro e total liberdade?

3 – Ideias Criativas para Ganhar Dinheiro em 2017

2 – Valorize às pessoas

Às vezes, um encontro com a sua família, uma conversa com os amigos ou um almoço com os pais é muito mais agradável do que sair para comer em um estabelecimento caro ou fazer comprar desnecessárias.

Porque não apostar em programas bacanas? Este pode ser um dos melhores passos que ajudam no desapegado e ainda gera uma economia considerável no final do mês.

3- Organize a sua casa

A tarefa pode ser complicada, mas compensa dar os primeiros passos que ajudam no desapego. Não fique adiando esse afazer, inicie aos poucos e em diversos dias para não tumultuar a sua rotina.

passos que ajudam no desapego arrumar casa

Arrumar e organizar a casa faz parte dos passos que ajudam no desapego

Por exemplo, você pode estabelecer um cômodo por semana, descartar tudo o que não se encaixa mais com o seu estilo, organizar o que está deixando pelos cantos e até mesmo faturar um dinheiro com isso.

Por que não realizar um bazar com roupas, livros, discos, objetos de decoração, maquiagem e artesanato que não se encaixam mais com a sua casa ou sua personalidade? Esta atitude pode render uma grana extra e ainda deixar a sua residência muito mais aconchegante, ordenada e leve.

4 – Estimule sua família e amigos na pratica do desapego

Por que não dar esses passos que ajudam no desapego ao lado de seus entes queridos? Sem pressão, você pode organizar as suas coisas e incentivar amigos e familiares para abraçar essa nova mentalidade.

5 – Mantenha a família por perto sempre

Na hora do desespero é essencial conversar, mas isso também vale para as horas de conquistar. Sendo assim, faça de tudo para deixar a sua família sempre por perto e sabendo das decisões que podem mudar a sua rotina.

aproveitar família passos que ajudam no desapego

Aproveitar tempo de qualidade ao lado da família é um dos melhores passos que ajudam no desapego

Em conjunto, você vai perceber que é muito mais simples economizar para pagar uma dívida, alcançar uma meta ou apenas se divertir sem a necessidade de ir para uma balada extremamente cara.

6 – Livre-se do que não te faz feliz

Mantenha apenas o que você utiliza ou te traz boas lembranças. Entre os passos que ajudam no desapegado, é indicado abrir mão do que e de quem não faz mais sentido em estar no seu cotidiano.

Existe um momento para se afastar de tudo – emprego, atividades, exigências e até mesmo relacionamentos – que não agregam nada de valor ou agradável a sua vida.

Mas, esse modelo de desapego é muito mais complexo do que apenas desfazer amizades no Facebook. Se a pessoa não lhe faz bem, esta pode ser a hora de dizer adeus.

7 – Guarde tudo de forma consciente

Depois de se desfazer, você precisa organizar de maneira consciente o que restou. O ideal não é pendurar, somente os casacos mais pesados. O resto pode ser dobrado para que você possa ver tudo e otimizar o seu espaço.

8 – Não gaste dinheiro à toa

Antes de sair comprando tudo o que está pela frente, é recomendado avaliar se este item terá alguma função efetiva na sua rotina. Você não deve achar que as dificuldades serão superadas ao deixar tudo dentro de armários e gavetas.

O computador novo, o celular de última geração, a calça da moda ou a camisa da temporada do seu time podem lhe conceder momentos de alegria, mas não servem como motivação em longo prazo.

Uma ótima forma de comprar é através do boleto bancário. Muitas vezes, você enxerga algo interessante, se dobra ao impulso, compra pelo boleto, mas opta por não pagar imediatamente. Quando a sensação de urgência passa, você reflete e desconsidera a aquisição daquilo.

9 – Faça mais coisas por si mesmo

Muita gente deixa de fazer algo que adora somente por não contar com companhia para essa atividade. Quantas vezes você perdeu algum programa legal por que seus amigos não curtiram muito a ideia? Ou o seu estilo de diversão não foi tão bem compreendido pela galera?

passos que ajudam no desapego conta própria

Um dos mais importantes passos que ajudam no desapego é aprender a fazer as coisas por conta própria

Ao dar passos que ajudam no desapego, você entende que não deve perder oportunidades pela falta de aprovação ou concordância das pessoas a sua volta. Faça mais coisas para agradar a si mesmo e permita-se essa sensação de liberdade sempre que possível!

Como ter liberdade com a internet