Princípio de Pareto: Como usar a favor da sua vida?

O Princípio de Pareto está cada vez mais em voga em função da correria do cotidiano e da necessidade de ser multitarefa nos dias de hoje.

Basicamente, esse conceito serve para mostrar como o tempo é um elemento não usufruído de maneira correta.

Aprenda a aproveitar o tempo foco

Aprenda a aproveitar o seu tempo com foco direcionada para o que realmente importa

De acordo com esse conceito, há um grande desequilíbrio entre causas e efeitos e ações e intuitos alcançados. Isso significa que 80% dos resultados atingidos têm a ver somente com 20% da dedicação. Portanto, o mínimo do seu esforço representa a maior parte dos resultados.

Entenda o Princípio de Pareto

A chamada Lei de 80/20 de Pareto se trata que os seus objetivos podem ser realizados com 20% da sua dedicação, sendo que essa lógica pode ser inserida em qualquer aspecto de sua vida: realização pessoal, sucesso profissional, condicionamento físico, etc.

Pareto acreditava que você deve reduzir o seu foco em diversos setores de seu cotidiano, reforçando somente o que pode desencadear um grande benefício. Na verdade, na sua visão as pessoas devem avaliar a sua volta o que realmente é importante e se focar nessas ações totalmente.

Quem foi Pareto?

Nascido em Paris, na França, Vilfredo Federico Pareto contava também com nacionalidade italiana e foi responsável por elaborar um principio que segue com credibilidade após um século.

Há muita gente que leva a sua análise como se fosse uma verdadeira lei, a Lei 80/20. Afinal, Pareto foi famoso pela belíssima atuação como economista, filósofo e sociólogo e que pregava a produtividade acima de tudo.

Desta maneira, o Principio de Pareto surge por causa de sua crença no esforço seletivo e não no esforço contínuo, ou seja, ele defendia que as pessoas e empresas deveria se concentrar apenas no que poderia render um resultado apropriado.

Princípio de Pareto e seus exemplos

Um exemplo bastante famoso atrelado ao principio é que 80% da riqueza global pertence somente a 20% das pessoas, da mesma maneira que 80% da lucratividade de uma empresa é oriunda de 20% dos seus clientes.

Lei 80/20 aumentar produtividade resultados

Lei de Pareto 80/20 permite o aumento da produtividade e dos seus resultados

Outra comparação atual se refere a sua vida pessoal. Geralmente, 80% de sua satisfação pessoal se deve apenas a 20% dos integrantes do seu círculo de amizades, já que são esses indivíduos que lhe concedem amizade, carinho e estão ao seu lado quando você realmente necessita.

Até mesmo a perda de peso saudável pode ser retratada pelo Principio de Pareto. Muitas pessoas gastam horas na academia acham que emagrecerão rapidamente, sem dar a mesma atenção para seus hábitos alimentares.

Quando os nutricionistas indicam que 80% do sucesso de seu emagrecimento depende da sua alimentação, sendo que o exercício corresponde apenas 20% da queima de caloria.

Agora, antes que você siga para o próximo tópico, deixa a gente destacar outras dicas espetaculares para aproveitar o seu tempo da melhor maneira possível, dá uma olhada:

1 – 7 dicas para você aproveitar melhor seu tempo

2 – 6 dicas de como aumentar a performance profissional em 2017

3 – Os 7 segredos da alta performance

Princípio Pareto: como fazer aplicação na sua vida?

De fato, o Principio de Pareto foi construído a partir de avaliações da realidade. Deste modo, foi possível destacar como usufruir deste conceito, já que a maioria das pessoas já tem faz uso – mesmo que indiretamente.

princípio de pareto rotina de muitas pessoas

Princípio de Pareto faz parte da rotina de muitas pessoas nos dias de hoje

Mas, nem todo mundo entende a Lei de Pareto e como fazer para tornar a sua rotina muito mais produtiva e focada. No entanto, não é preciso se preocupar! Nunca é tarde demais para aderir esta lógica e aumentar a sua produtividade significativamente.

1 – Delegar tarefa

Aprenda a se concentrar no que realmente é indispensável. Por isso, delegar afazeres a outras pessoas da sua equipe é uma forma de colocar em pratica o Princípio de Pareto.

2 – Não esquecer as suas prioridades

Você pode fazer concessões para outras pessoas, desde que não se esqueça de suas próprias prioridades na maior parte do tempo.

3 – Qualidade de vida

Quando você está atuando em uma área que realmente lhe rende satisfação pessoal e ao lado de pessoas interessantes é sinal de que segue o estilo de vida ditado por Pareto.

4 – Trabalhar e não deixar de viver

Fazer o que se gosta, mas por uma quantidade de tempo apropriada para não comprometer a sua qualidade de vida.

trabalho tempo suficiente qualidade de vida

Quando a sua atenção voltada a produzir, a sua qualidade de vida no aspecto profissional e pessoal

Provavelmente, você está já usando o princípio!

5 – Esforçar-se pelo tempo necessário

Quando você efetua ações que exigem um imenso esforço e dedicação, mas não perde o sono e nem paciência por causa disto. Simplesmente, você execute o que precisa ser feito dentro do tempo apropriado para dar conta da demanda.

Com certeza, esta é uma lei que deve ser seguida no seu cotidiano em função da simplicidade, fortalecendo os seus pontos positivos e fazendo com que você construa mecanismos para potencializar esses 20%, alcançando metas impressionantes em curto espaço de tempo.

Utilidade do princípio de Pareto em concurso público e vestibular

Definitivamente, você pode usufruir da Lei de Pareto em qualquer desafio do seu cotidiano, inclusive para conquistar uma vaga em uma instituição de ensino superior ou mesmo uma vaga como funcionário público.

Basicamente, a lógica de 80/20 pode ser aplicada para definir a sua estrutura de estudo diária. Afinal, você não vai a lugar algum sem um planejamento correto das disciplinas e dos conteúdos que serão abordados.

Princípio de Pareto concurso vestibulares

Princípio de Pareto pode ser facilmente aplicado na preparação de concursos e vestibulares

O fator determinante se é alguma matéria tem um peso maior do que as demais. Portanto, é este o ponto de foco dos seus estudos, especialmente, se você tem dificuldade neste tema.

Não adianta ficar estudando somente o assunto que você já domina, é fundamental também melhorar o seu conhecimento nas áreas que são mais desafiantes e complexas.

Deste modo, você minimizará os seus pontos fracos e o risco de ser eliminado por não alcançar a pontuação mínima em algum assunto. Por isso, use o Principio de Pareto em concurso ou qualquer outra atividade de sua vida para que o tempo comece a trabalhar a seu favor.

Como ter liberdade com a internet