Cinco ferramentas gratuitas para aprender inglês

Hoje em dia, aproximadamente 375 milhões de pessoas tem o inglês como sua primeira língua, sendo o terceiro idioma com maior quantidade de falantes nativos do planeta perdendo apenas para o mandarim e o espanhol.

Mas, quando se mesclam nativos e não nativos, o inglês se transforma na língua mais relevante do mundo. Por isso, conhecer ferramentas gratuitas para aprender inglês pode ser essencial para a sua vida profissional e pessoal.

aprender inglês com ferramentas gratuitas

Aproximadamente 375 milhões de pessoas tem o inglês como sua primeira língua.

De acordo com cálculos de especialistas, o número de indivíduos que utiliza o inglês como segundo idioma já ultrapassa os 500 milhões dependendo de nível de compreensão. De fato, o uso do idioma está aumentando em todo o planeta para comunicação internacional, uma vez que a maioria das pessoas aprende por questões práticas.

E a disseminação de ferramentas gratuitas para inglês pela internet deve alavancar ainda mais estes dados. Por causa disto, o inglês pode ser considerado o primeiro idioma global.

A língua é a mais usada em todo o mundo para telecomunicações, publicação cientifica, comércio internacional, entretenimento, criação de livros e jornais, e até mesmo na diplomacia entre os governos. A partir de um tratado mundial, o inglês é visto como a base de comunicação entre as línguas naturais.

Conheça 5 ferramentas gratuitas para aprender inglês

Atualmente, aprender inglês em casa se tornou algo bastante viável em função da rede mundial de computadores e da popularização dos dispositivos eletrônicos. Basicamente, você pode usar ferramentas gratuitas para aprender inglês e estudar pela internet onde e quando bem entender.

Deste modo, você pode melhorar a sua comunicação para realizar uma viagem para fora do Brasil, assistir séries e filmes no idioma original e até mesmo para ter oportunidades no mercado de trabalho internacional. Confira alguns recursos para ajudá-lo em busca da fluência:

1 – Duolingo

Provavelmente, este é o aplicativo para aprender inglês em casa mais conhecido entre os brasileiros por sua simplicidade e também por abranger outros idiomas.

Duolingo ferramentas gratuitas para aprender inglês

Duolingo é uma das mais conhecidas ferramentas gratuitas para aprender inglês

O Duolingo fornece um curso gratuito de inglês através de games de perguntas e respostas multimídia. Você passa por lições, exercícios, textos, áudios e vídeos para desenvolver o seu conhecimento do idioma.

Além disso, o Duolingo é uma espécie de jogo com o acúmulo de pontos e passagem para fases mais difíceis rumo a fluência. Vale destacar que você também pode acessar o site oficial do Duolingo e utilizar todas as ferramentas disponíveis para o aplicativo.

2 – Voxy

O Voxy se trata de uma das ferramentas gratuitas para aprender inglês que disponibiliza aulas niveladas de acordo com o domínio de cada estudante da língua inglesa.

Voxy nivelamento fluência ferramentas gratuitas para aprender inglês

Voxy é uma das ferramentas gratuitas para aprender inglês que oferece tarefas de acordo com seu conhecimento

As atividades são personalizadas e bastante diversificadas com o objetivo de disseminar o conhecimento da língua inglesa para a realização de viagens internacionais ou participação em testes de proficiência para conseguir intercâmbio no exterior.

Antes de você seguir para o próximo tópico, dê uma olhada nos demais conteúdos relacionados que estão aqui em nosso blog:

1 – Aplicativos para aprender inglês e poder viajar
2 – Intercâmbio na Inglaterra: Tudo o que você precisa saber
3 – Intercâmbio no Canadá: descubra tudo o que você precisa saber

3 – English as a Second Language

Qualquer idioma no planeta exige quarto habilidades básicas: a leitura, compreensão oral, a fala e a escrita. A partir do uso do English as a Second Language para aprender inglês em casa, você tem a oportunidade de desenvolver a sua compreensão oral com mais de 1500 podcasts.

Desenvolver compreensão oral para fluência inglês

Desenvolver sua compreensão oral é essencial para atingir a fluência na língua inglesa

Muitos professores de inglês acreditam que a base para a comunicação deste idioma se encontra, justamente, no desenvolvimento de seu vocabulário e da sua capacidade de compreender o inglês falado por nativos em assuntos do cotidiano e não puramente didáticos.

Neste cenário, o English as a Second Language é excelente para estudar inglês pela internet sem gastar nada e através de áudios com temas do seu interesse, bem como: viagens, negócios, entretenimento, viagens e relacionamentos amorosos.

4 – Livemocha

Com mais de 16 milhões de pessoas cadastradas, essa rede social é uma das mais famosas ferramentas gratuitas para aprender inglês virtualmente. O Livemocha se difere por facilitar o contato com falantes nativos de mais de 35 idiomas.

Livemocha ferramentas gratuitas para aprender inglês

Com 16 milhões de inscritos, Livemocha é uma das ferramentas gratuitas para aprender inglês mais usada no planeta

Deste modo, os interessados podem se comunicar entre si, avaliar exercícios e lições uns dos outros e ainda desenvolver desafios variados para incentivar o aprendizado dos demais usuários. Com essas ações, os cadastrados vão acumulando pontos e podem trocar por acesso livre às lições pagas da ferramenta.

É importante ressaltar que a grande sacada do Livemocha se encontra na proposta de gamificação, uma vez que a meta desta rede social é fazer com que os seus usuários possam estudar inglês pela internet sem gastar nada e ainda se divertir com todos os desafios.

Nada de lições entediantes e aulas maçantes. A ferramenta tenta se aproximar ao máximo de uma estrutura de game eletrônico, sendo este um dos fatores do seu sucesso mundial.

5 – Linguee

Mesmo que seja mais uma das ferramentas gratuitas para aprender inglês, o Linguee se trata de uma opção bastante prática para quem precisa utilizar um vocabulário especifica para alguma situação corriqueira, bem como pedir um lanche durante uma viagem, fazer compras, se localizar no exterior ou pedir informações para outras pessoas na rua.

Basicamente, o Linguee é um dicionário buscador muito simples. Basta você selecionar uma palavra que este aplicativo lhe repassa alguns exemplos para facilitar a sua compreensão prontamente.

Linguee dicionário ferramentas gratuitas para aprender inglês

Linguee é uma das ferramentas gratuitas para aprender inglês indicada para aumentar seu vocabulário

Além disso, a ferramenta para aprender inglês gratuitamente também lhe mostra uma série de sentenças com a palavra digitada. Desta maneira, você tem acesso a dezenas de frases prontas e pode entender em qualquer contexto.

Portanto, se você está começando a se interessar pelo idioma ou já está em um nível avançado, não dá para sair pelo mundo afora sem contar com o Linguee em seu smartphone, tablet ou notebook. Afinal, ninguém sabe quando vai dar aquele branco ou faltar uma única palavra para terminar uma compra ou conversa com algum falante nativo.

Antes de finalizarmos esse conteúdo, quero te mostrar um vídeo incrível de um de nossos parceiros, o Mairo Vergara. Nesse vídeo ele te mostra como você pode aprender inglês sozinho, acredita?

Fica evidente que existem inúmeras ferramentas gratuitas para aprender inglês ou qualquer outro idioma de seu interesse a distância de um clique. Contudo, o domínio de um idioma pode demorar meses e até mesmo anos, dependendo da frequência de seus estudos.

É indicado estudar todos os dias de 30 a 60 minutos para acelerar esse processo de aprendizado e melhorar ainda mais as suas habilidades na língua inglesa.

Como ter liberdade com a internet