6 dicas de como aumentar a performance profissional em 2017

O mercado de trabalho tem se tornado cada vez mais competitivo e as empresas buscam profissionais completos e que tragam resultados. Como se destacar dos outros de maneira ética e saudável para ganhar seu espaço? Aumentar a performance profissional tem sido uma das grandes questões na carreira das pessoas.

Uma coisa é fato, com tanta competitividade quem não se atualiza acaba ficando para trás. Manter-se conectado com o que acontece ao seu redor e no mundo é o primeiro passo para aumentar a performance profissional.

aumentar a performance profissional

Descubra como aumentar sua performance profissional e destaque-se no ambiente de trabalho

Infelizmente não existe uma receita exata de como ter mais sucesso na sua carreira, pois cada ser humano é único, com habilidades e competências distintas uns dos outros. Todavia existem uma série de dicas e práticas de como aumentar a performance profissional. Vamos te mostrar todas aqui, assim você vai saber quais são as melhores para você.

Como aumentar a performance profissional em 2017?

Existem diferentes formas de ter mais desempenho e conseguir atingir mais resultados no ambiente de trabalho. Veja agora todas as dicas e descubra as melhores para você!

1 – Autocoaching, o que é?

Sabe o que é autocoaching e como usá-lo? Autocoaching é umas das técnicas mais essenciais para aumentar a performance profissional, independente do perfil de cada um. Com ela você se torna seu próprio líder, planejando suas ações, acompanhando o desenvolvimento delas e monitorando seus resultados.

Use o coaching como filosofia de vida, pois se manter em dia e conectado consigo mesmo nunca é demais. Como já diria Brian Tracy: “Se quer mudar sua gestão mude a qualidade de seus pensamentos”.

2 – Evolução contínua

Nossa mente não precisa se manter conectada apenas com a nossa principal profissão. Aprender algo novo e dar espaço para a descoberta de novos talentos fazem parte das práticas que ajudam a aumentar a performance profissional. Desafie sua mente, force-a a sair da zona de conforto se dedicando a um hobby diferente.

aumentar a performance profissional

Continuar aprendendo e evoluindo é essencial para aumentar a performance profissional

Aprender um segundo ou terceiro idioma é uma ótima forma de evolução contínua. Nosso cérebro precisa constantemente de novos estímulos, nunca se esqueça disso!

3 – Organize seus projetos

Existem profissionais que são mais criativos dentro da sua bagunça. No entanto isso não funciona em todos os casos, e falta de organização é a primeira porta para a procrastinação. Se você não faz parte do primeiro grupo, da bagunça organizada, comece a incluir a organização no seu dia a dia.

  • Escreva suas tarefas diárias;
  • Acostume-se a trabalhar com prazos;
  • Evite o adiamento das suas atividades;
  • Mantenha seu ambiente de trabalho organizado;
  • Não inicie um novo projeto sem ter finalizado o último.

Veja também o ótimo conteúdo que preparamos para você:

1 – Como definir prioridade quando tudo é urgente?

2 – 5 dicas valiosas de como aumentar sua performance pessoal em 2017

3 – Descubra o que é e como eliminar a autossabotagem

4 – Eliminando barreiras e crenças limitantes

Aumentar a performance profissional depende exclusivamente de nós.  Por isso é extremamente importante que você elimine agora todas as crenças limitantes que estão te impedindo de crescer profissionalmente. O ser humano tende a se limitar e criar empecilhos para alcançar algo. Para alguns, lidar com os limites é mais fácil, pois você já sabe até onde pode chegar.

aumentar a performance profissional

Use o autocoaching para acompanhar seus resultados

Entretanto se você quer realmente aumentar a performance profissional tem que eliminar essas barreiras do seu caminho. Não existem limites para aqueles que se esforçam e trabalham duro para atingir objetivos.  Lembre-se que sonhos não precisam ter limites!

5 – Use a análise SWOT

Já ouviu falar em análise SWOT? Mais conhecida em português como análise FOFA. Ela está baseada em identificar os pontos fortes e fracos de organizações e de pessoas, tanto no ambiente interno, como no externo também. Aprenda agora como fazer:

As siglas em português referem-se a F: Força; O: Oportunidades; F: Fraquezas; A: Ameaças. Pegue papel e caneta e reflita sobre si mesmo. Quais são seus pontos fortes? Liste todas as qualidades que você possui como pessoa e como profissional. Faça o mesmo com suas fraquezas e não se esqueça de ser sincero consigo mesmo e usar da autocrítica.

aumentar a performance profissional

Faça uma análise FOFA da sua vida

Agora liste as oportunidades. Tudo que pode ser uma oportunidade de crescimento pessoal e profissional. Uma nova oferta de trabalho, uma matrícula num curso novo, um networking que você fez. Saiba identificar as oportunidades que a vida oferece, às vezes, grandes mudanças vêm disfarçadas de pequenas oportunidades.

Por último é a hora de listar as ameaças que você está sujeito. Saiba avaliar as ameaças dentro da sua empresa, por exemplo, o avanço da tecnologia e de novas práticas na sua profissão é uma ameaça? Sua área corre o risco de ser atendida por outsourcing? Alguma mudança na sua vida pessoal pode ter impacto na sua carreira? Enfim, estude se seus pontos fracos podem aumentar os riscos frente as ameaças.

Por que a análise FOFA é tão importante? Ela demonstra com mais clareza suas qualidades e pontos a melhorar de uma forma bem visual. Tendo em consideração possíveis ameaças existentes tanto na vida pessoal e profissional. Faça já a sua, é fácil, rápido e seus resultados são muito eficazes em qualquer autoanálise.

6 – Priorize o diálogo

Dependendo da sua área de atuação o diálogo com outros membros da equipe ou até mesmo com o seu líder não é tão recorrente, o que é um erro. Priorizar o diálogo é importante para a manutenção de ideias e de feedbacks. Já ouviu o ditado que 2 cabeças pensam melhor que 1? Então, o diálogo tem o poder de elucidar situações e contribuir de forma positiva para aumentar a performance profissional.

aumentar a performance profissional

Agora é a hora de otimizar suas qualidades e atingir o sucesso profissional

Existem muitas maneiras para se atingir a alta performance profissional. O ideal é que você avalie o seu perfil e conheça suas necessidades especificas. Dessa forma ao aplicar ao colocar essas dicas em prática, seus resultados serão muito mais positivos. Boa sorte e sucesso!

Como ter liberdade com a internet