Como se tornar um nômade digital

Nômade digital, você vai querer descobrir o que é. Se todos os dias você acorda para ir ao trabalho, mas antes de levantar da cama já imagina a hora do dia acabar.

Passa a semana pensando no final de semana, não se sente bem ao imaginar que trabalha onze meses para ter férias por trinta dias. Não consegue se vê feliz com a possibilidade de sua liberdade só ser sua depois que se aposentar.

nômade digital

A grande sacada de ser um nômade digital, é você ter a possibilidade de poder trabalhar de qualquer lugar do mundo.

Mesmo não sendo o formato de vida que você quer, não parece haver outra solução? Então eu quero te apresentar uma carreira como nômade digital.

O que são nômades digitais?

Por diversos motivos nos encontramos na situação profissional em que estamos. Por ter sido forçado a escolher uma profissão muito jovem ou por ter feito escolhas baseados em retorno financeiro ou prestígio.

Ter seguido a orientação dos pais ou responsáveis que limitaram o campo de possibilidades ou por não ter acreditado que seria bom o suficiente para a profissão que realmente te interessava.

A vida é feita de várias possibilidades e que nossas atitudes diante delas nos trazem até o momento atual.

Lamentar pelo que se foi é inevitável, mas não deve definir quem nos tornaremos a partir do momento que tomamos clareza dos fatos. Isso acontece de formas diferentes e em momento diversos para cada um.

Rotina atual não sendo nômade digital

Rotina estressante de trabalho.

Você faz uma projeção e não quer ser a pessoa que não foi capaz de modificar a própria história, de arriscar ser feliz, já que o agora não é feito de felicidade.

E seu trabalho, sua carreira não podem te limitar.

Compartilhando dessas experiências e sensações, há um movimento crescente de profissionais, conhecido como nômade digital, que não se encaixam no formato profissional de bater ponto no mesmo horário, cumprir tarefas cronometradas, em uma empresa, que muitas vezes fica extremamente distante da sua residência.

Somado a isso os problemas sociais que envolvem todas as cidades como deslocamento e violência, tornando sua rotina cada vez mais desgastante.

O nômade digital quer ter a liberdade de ser remunerado por produção, fazer seus horários, seu local de trabalho, poder estar em qualquer lugar e isso o torna bem com ele mesmo e com as relações que estabelece.

O nômade digital busca transparecer o que sente e acredita, fazendo isso definir suas relações e experiências e não o trabalho e as regras administrativas definirem quem ele é como pessoa.

Qual o significado de nômade digital?

Nômade digital é um indivíduo que se utiliza da tecnologia para efetuar as tarefas referentes a sua profissão, tendo como principal características o trabalho remoto, sem depender de um local único para realizar o trabalho.

Essa liberdade em relação ao local de trabalho faz com que esse nicho de profissionais possa viver em qualquer lugar que desejar do mundo ou simplesmente optar por trabalhar da sua casa sem ter que enfrentar o trânsito, convivendo mais com sua família, adquirindo mais tempo livre para investir nele mesmo.

Por que há liberdade como nômade digital?

Ser nômade digital não significa fazer as malas e sair pelo mundo, refletindo sobre o existencialismo e vivendo do ócio criativo, não é um período sabático.

Um nômade digital tem responsabilidades, tão ou mais que em um emprego convencional, precisa cumprir prazos e metas, sua renda é baseada na sua produção, você organiza a forma como deseja trabalhar.

Não acredito que todas as pessoas queiram ou estejam preparadas para esse estilo de trabalho, mas é preciso ter claro que a total responsabilidade pelo sucesso dessa profissão está em suas mãos. Tudo passa a girar em torno do que você deseja para você.

Sei que tanta liberdade pode assustar e causar um momento de paralisação.

Há liberdade como nômade digital

Liberdade para administrar seu tempo.

É normal, estamos habituados a um formato padrão de vivência e quando algo totalmente novo surge, questionar faz parte do processo.

3 passos de como ser um nômade digital

Apesar aversão ao novo, por temos medo de sair de nossa zona de conforto, nos esquecemos o que vem do outro lado… Esquecemos que ganhamos de presente para vida toda a liberdade que tanto buscávamos e a possibilidade de fazer exatamente aquilo que nós sempre sonhamos.

1 – Comece

Parece redundante o que estou dizendo, mas comece! Dê o primeiro passo para que inicie uma verdadeira mudança na sua vida.

E esse passo é entender o que se passa com você, assuma sua insatisfação, seus medos e o que te limita, entenda que essa é uma situação atual e que você não precisa permanecer nela, única e exclusivamente, por já estar nela bastante tempo.

A vida é feita de mudanças, em qualquer tempo. E o valor é infinito quando essa mudança é para melhor.

Reconhecido e aceito que você deseja mudar, você precisa se colocar em primeiro plano. Todas as decisões, nesse momento, são para sua melhoria.

Comece nômade digital

Comece se conhecendo.

Você não poderá ajudar ninguém, nem ser feliz ao lado de qualquer pessoa, se você não estiver bem com você mesmo e esse é o momento exato de você ser sua prioridade.

Esse é o melhor começo, pois tudo vem em seguida, encaixando com toda naturalidade e esforço que existe nas grandes mudanças.

Pense, reflita, estude, leia, pergunte, entenda o que você gosta, o que te faz feliz, para onde você deseja ir, onde deseja estar, quem você quer ser, seja prático, corte gastos, se organize.

Com esses pensamentos claros para você é preciso tomar uma decisão importante, em que área deseja trabalhar e como ela pode ser executada tendo como plataforma a Internet.

Esse sem dúvidas é o pulo do gato, é o que dará a liberdade para você ser um nômade digital e o caminho mais adequado é entender o que as pessoas precisam e como seus serviços e competências podem suprir essa necessidade.

Ei! Deixa a gente dar algumas dicas de alguns trabalhos que você pode definir especificamente…

1 – Programa de afiliados: como ganhar dinheiro com ele

2 – 10 dicas para ganhar dinheiro como infoprodutor em 2017

3 – Programa de Afiliados: dinheiro, sombra e água fresca

2- Defina seu trabalho

Com suas questões pessoas todas esclarecidas, você precisa entender como fará para pagar as contas, se manter produtivo, seguir trabalhando.

Há a possibilidade de tornar um trabalho que você desenvolve atualmente em um trabalho remoto. Avalie se sua função hoje precisa ser exercida em um local de trabalho fixo.

Lembre-se que para um nômade digital, ferramentas como smartphones, Google Drive, Dropbox, Notebooks, Skype, 4G, email, Paypal são de suma importância para a realização do trabalho.

Se isso tudo já faz parte da sua realidade, faça as contas, mostre ao seu supervisor como é vantajoso para a empresa que sua função possa ser desenvolvida remota.

Como ganhar dinheiro como nômade digital

Venda suas fotos online.

Demostre como os custos para manter você em um ambiente padrão podem ser reduzidos e como tudo isso pode repercutir com a melhora na entrega dos serviços. Liste todas as vantagens que possam repercutir ao seu favor.

No caso de seu trabalho atual não ser compatível com esse formato chegou o momento de trocar de emprego.

Estude as possibilidades, faça uma relação com as habilidades que você tem, pesquise novos mercados, novos empregos ou até mesmo a possibilidade de abrir um negócio próprio.

Atualmente é grande a demanda por escritor, contador, educador, professor de idiomas, tradutor, webdesigner, programador, fotógrafo, consultor de diversas áreas, vendedor, investidor, organizador de eventos, suporte técnico.

O mercado cada vez mais se abre para trabalhos que podem ser feitos online e você pode encontrar uma fatia ainda não explorada.

3- Trabalhe

Antes de pensar na sua próxima viagem e como você estará bem produzindo de qualquer parte do mundo, se habitue a desenvolver seu trabalho como nômade digital estando em casa.

Entenda suas dificuldades e limitações nessa nova área, faça cursos, leia conteúdo na internet, produza, adquira experiência, encontre pessoas que trabalham na mesma área, tem o mesmo estilo de vida.

Vivencie todos os aspectos. Trabalhe para que seu trabalho seja um sucesso, não pensando somente na viagem, no dinheiro e na liberdade.

nômade digital

Antes de tudo, se habitue a desenvolver seu trabalho como nômade digital estando em casa.

Coloque no que você faz a dedicação pela qualidade e a iniciativa que aquilo ao qual você está dedicando seu tempo e suas energias possam ser de ajuda e mudanças na vida de outra pessoa.

Todas as vezes que uma ação sua gerar um bem a outra pessoa, seu trabalho vai ter valido a pena.

Como ter liberdade com a internet