Várias maneiras de ter sucesso no trabalho

Sucesso no trabalho sempre parece incógnita para a maioria dos colaboradores, principalmente os de grandes empresas.

Chegar a cargos elevados depende de sorte, segundo opinião de muitos deles. Cadeiras de espaldar alto se mostram como tronos inalcançáveis. Será mesmo? Vamos ver aqui se isso é verdade? Acompanhe com a gente alguns tópicos surpreendentes na relação  sucesso no trabalho-noção de emprego.

Sucesso no trabalho e "vencer" ganham novos elos

Sucesso no trabalho e “vencer” ganham novos elos

Há alguns dizeres interessantes no mundo corporativo. Um deles fala em “QI” elevado para se chegar a grandes empresas e se ter sucesso no trabalho. Significa, em primeira análise, que colaboradores bem-sucedidos são inteligentes, dispõem de “QI” alto e, portanto, têm mais chances de crescer nas empresas.

A ironia é que, na verdade, “QI” não significa “quociente de inteligência”, parâmetro de Psicologia para se determinar nível de capacidade intelectual e cognitiva. Nesse caso, significa “quem indicou”, ou seja, chefes dentro das empresas que possam indicar candidatos; estes têm mais chance de ser admitidos e crescerem.

Para outros ainda, “QI” significa “quantidade de idiotice”. Dizem estes que as estruturas de análises de funcionários contemplam colaboradores mais idiotas; esses, sim, conseguem subir nos cargos das empresas porque são completamente idiotas e, portanto, capachos, pau mandado etc.

É claro que os dois significados são verdadeiros somente para quem tem “QI” baixo; neste caso, o real sentido da sigla “QI”.

Atitudes de sucesso no trabalho podem ser exercitadas. Mas… bem… para entender mais profundamente a questão, é preciso antes saber…

O que é trabalho

Neste vídeo, Fagner Borges mostra seu conceito pessoal sobre trabalho.

Mas, em termos linguísticos, trabalho é conjunto de atividades, produtivas ou criativas, que o homem exerce para atingir determinado fim. Ou ainda atividade profissional regular, remunerada ou assalariada”.

Você tem sucesso no trabalho quando está bem consigo memso

Você tem sucesso no trabalho quando está bem consigo memso

Note que a primeira significação não menciona salário ou remuneração. Isso nos faz pensar que trabalho não esteja necessariamente associado a valores financeiros, mas a valores pessoais.

Mas ambos os significados mencionam o termo atividade, que quer dizer qualidade do que é ativo, faculdade que quem age.

Neste caso, pode-se dizer que trabalho é atividade que produza ou não resultados financeiros. Em tese, trabalho é ação, atuação, produção, capacidade de ser útil.

Pela aresta técnica, trabalho é termo com significado muito mais amplo e profundo. Os conceitos vão desde o fordismo ação produtiva única, repetitiva, enfadonha – até o toyotismo – atividade produtiva menos traumática em que o colaborador não tem ação única, mas diversas.

E essa aresta técnica, perceba você, nem fala em remuneração.

Assim, o conceito de sucesso no trabalho passa pela compreensão do que é trabalho para você. É atividade produtiva remunerada ou apenas produtiva? Deixe sua opinião nos comentários depois de ler este texto, por favor.

Definido, então, o que é trabalho, pode-se entender…

O que é sucesso no trabalho

Segundo fontes diversas, Albert Einstein dizia que “o único lugar em que sucesso vem antes de trabalho é no dicionário”. Outras fontes ainda creditam esse pensamento a Abraham Lincoln.

Sucesso no trabalho é, hoje, conceito pessoal

Sucesso no trabalho é, hoje, conceito pessoal

Seja quem for que a tenha dito, estava certíssimo. Se você parar para pensar, vai perceber que todo sucesso sem trabalho é ilusório porque sucesso é resultado unicamente de trabalho.

Muitos podem se sentir bem-sucedidos porque adquiram bens materiais a partir de heranças, ganhos surpreendentes e instantâneos, avanço meteórico em carreiras etc., mas isso não é sucesso.

É oportunismo ocasional, que muitos chamam de sorte.

Essa situação produz vazio com o tempo, sensação de inutilidade, de incapacidade. E sucesso está intimamente ligado a bem-estar. Não havendo este, não haverá aquela.

Esse bem-estar é conseguido com preparação. Todo bom resultado de uma atividade qualquer requer certo nível de planejamento. No caso de sucesso no trabalho, o planejamento começa muito antes do que, via de regra, se pensa: começa na avaliação do emprego antes de entrar nele.

Por que é preciso avaliar o emprego

O trabalhador brasileiro – e de qualquer país em desenvolvimento – tem muitos vícios sociais. O primeiro já foi comentado no início deste texto: imaginar que seja difícil ter sucesso no trabalho. Mais alguns são:

Atenção: sucesso no trabalho pode ser confundido

Atenção: sucesso no trabalho pode ser confundido

  • Depender de sorte
  • Ver superiores hierárquicos como heróis supremos
  • Sentir-se menor perante o patrão
  • Usar o termo patrão – pode não parecer, é vício
  • Considerar que apenas a empresa tem obrigações
  • Participar de picuinhas corporativas

Cada um dos vícios acima merece um texto especial. Entretanto, o pior dos vícios é o último elencado aqui:

  • Não avaliar o emprego antes de assumi-lo.

Quando se entra em uma empresa, pretende-se permanecer o maior tempo possível. As Leis Trabalhistas garantem direitos proporcionais ao tempo de serviço prestado.

Neste caso, o sucesso no emprego depende muito dos mecanismos de relacionamento da empresa para com seus colaboradores. A maneira como o empregado é encarado pelos degraus mais altos da pirâmide de poder interno é ponto de referência para se medir as possibilidades de sucesso.

Avalie o emprego antes de iniciar na empresa, pois, claro, você terá sido avaliado por ela. E como fazer isso?

Ei! Antes de seguir com o conteúdo, deixa a gente te apresentar algumas sacadas para você melhorar profissionalmente…

1 – Os 7 segredos da alta performance

2 – 6 dicas de como aumentar a performance profissional em 2017

3 – 11 dicas de como aumentar o foco no trabalho

1 – Busque referências

A internet hoje é meio eficiente para que empresas obtenham informações sobre eventuais candidatos. Dependendo da participação destes em redes sociais, elas podem ou não contratá-los.

Então, por que não usar o mesmo instrumento? Verifique se a empresa é boa pagadora a fornecedores, se há registro de conflitos com funcionários, veja o regimento interno (o próprio site da empresa dá boa ideia de seu funcionamento) e outros dados.

2 – Certeza de atividades

Ao ser selecionado para continuação do processo, questione sobre todas as tarefas que vai desempenhar; avalie se estão de acordo com seu contrato de trabalho.

3 – Atenção ao movimento

Durante o processo de seleção, observe o semblante dos funcionários, movimentação, linguajar, aspecto dos ambientes etc. Detalhes podem ser muito úteis no momento de se identificar com a empresa.

4 – Trabalho em equipe

Uma empresa é, no mínimo, uma equipe. Ou muitas equipes. Visualize o comportamento de cada colaborador para descobrir se ter sucesso no trabalho em equipe naquela empresa vai ser tarefa simples ou árdua .

As dicas acima servem para candidatos a qualquer vaga ou função. Afinal, relacionamentos não têm carimbo de título.

E, então, ao longo de suas experiências, já formou opinião sobre o que seja trabalho; já identificou o que é realmente sucesso no trabalho. Agora, precisa saber se está ou não confundindo determinadas situações.

Como saber se você tem sucesso no trabalho

Preste bem atenção a este texto a partir deste ponto. Você vai conhecer ou fortalecer sua ideia de trabalho.

Como vimos acima, sucesso não é exatamente ganhos constantes de dinheiro. Tem a ver com bem-estar e sentimento de utilidade. Aliás, quando puder, assista a esse vídeo do pe. Fábio de Melo sobre “inutilidade”. Você vai gostar.

Bem, vendo então sucesso por esse prisma, identifique as condições abaixo para saber se você tem sucesso no trabalho.

  • Autoimagem

A primeira situação que você deve analisar é como está sua amizade com sua própria imagem. Não exatamente aquela que você no espelho porque esses momentos ou são fugazes ou você está entretido demais para observar.

Mas aquela imagem psicológica que se reflete quando você se analisa: sua postura é adequada dentro da empresa? As pessoas procuram você para conversar? Você é cumprimentado ao chegar? Superiores hierárquicos delegam tarefas importantes para você?

  • Resultados efetivos

Verifique se suas atividades produzem resultados efetivos para a empresa e para a sociedade em que vive. Você pode ser produtor braçal ou intelectual; em qualquer situação, seu trabalho deve atender a necessidades de pessoas.

  • Satisfação pessoal

Você precisa se sentir bem com suas funções. Precisa gostar do que faz. Há outra máxima filosófica que diz que a pessoa de sucesso não é aquela que faz o que gosta, mas a que gosta do que faz.

É mais ou menos isso.

  • Relação com metas

Se suas atividades são gerenciadas por metas, verifique sua relação com elas: amigável? Fácil? Sem solavancos?

  • Ganhos financeiros

Apesar de não estar relacionado diretamente com sucesso, ganhos financeiros podem ser resultado de sucesso. Não seríamos levianos para dizer que questões financeiras nada têm a ver.

Analise sua evolução financeira em paralelo com suas atividades. Elas devem refletir seus esforços e trabalho. Essa é equação de sucesso.

Sucesso no trabalho independe de empresas

Sucesso é, portanto, conceito que pode ser individual. A ideia de sucesso de Jão pode não ser a mesma de ; e Tonho ainda tem uma terceira ideia sobre sucesso. Mas é evidente que todas as pessoas que se sentem bem-sucedidas têm características semelhantes.

E a grande notícia é que, atualmente, os termos trabalho e empresa perderam os elos fortes que os ligavam há 20, 30 anos. Hoje, você pode trabalhar em casa e conseguir todo sucesso do mundo.

Acompanhe nossas postagens em nosso site e transforme sua vida trabalhando em casa, tendo sucesso e, de quebra, total autoestima.

Boa sorte!

Como ter liberdade com a internet