Primeiros passos para começar no marketing digital

A tecnologia ampliou o status do conceito de marketing digital. Até poucos anos, era estratégia apenas de empresas especializadas – advindas geralmente de especialistas em marketing tradicional.

Avanços em tecnologia da comunicação, porém, têm deixado aquela estratégia ao alcance de todos que tenham alguma ideia, alguma iniciativa e algum senso de dedicação. Acompanhe com a gente dicas sobre os primeiros passos para começar no marketing digital.

Marketing digital - alcance o mundo com uma ideia

Marketing digital – alcance o mundo com uma ideia

Marketing em si e Política têm pelo menos uma característica em comum: são praticados por todo mundo em todo lugar em todo tempo. Inclusive quando se dorme.

De uma ou de outra forma, você expõe suas próprias habilidades (ou defeitos) a todo momento, seja no trabalho, nos relacionamentos pessoais, na escola, no clube etc.

Isso é marketing.

E escolhe – mesmo inconscientemente – palavras e ações certas no momento certo para o público certo.

Isso é Política.

Estamos falando da era do marketing espontâneo. E instantâneo. Por outro lado, se não houver o mínimo de conhecimento de estrutura de marketing digital, ele pode se apresentar momentâneo.

  1. É espontâneo em função de vídeos, áudios e imagens que se alastram pela rede sem que realmente haja motivo minimamente expressivo para isso
  2. É instantâneo por conta da velocidade com que se espalham, como fogo embaixo de fardos de palha seca
  3. E pode ser momentâneo se algumas ações não forem aplicadas para aproveitar a espontaneidade e instantaneidade com que se criam

Afinal, o que é? Conceito de marketing digital

Uma maneira direta, prática e simples de definir marketing digital é dizer que se trata de ação para promoção/divulgação de marcas, produtos e serviços por meio de instrumentos virtuais, as chamadas mídias eletrônicas.

Marketing Digital, suporte para suas ideias

Marketing Digital, suporte para suas ideias

Contudo, essa ideia praticamente oculta características importantes do conceito – diferença para com o marketing tradicional, por exemplo. Enquanto este lança mão de instrumentos físicos – veículos impressos, rádio e TV -, marketing digital aproveita canais e métodos virtuais.

Uma maneira mais técnica, logica e atual de definir marketing digital é associar ações dessa atividade à rapidez de propagação de eventos publicitários com alcance muito mais abrangente, muito mais forte e muito mais intenso.

Vantagens do marketing digital

Não seria exagero pensar que há vantagens infinitas do marketing digital sobre o tradicional. A cada dia, ferramentas e aplicativos novos fazem nascer benefícios diferentes e mais expressivos que não são conseguidos por marketing tradicional.

  • Alcance das ações

Uma ação a partir do marketing digital pode chegar ao mundo todo em questão de minutos. E não é errado imaginar que pode chegar à Lua em pouquinho mais de tempo, bastando apenas que algum astronauta esteja conectado em algum aparelho.

Aliás, isso já aconteceu. A música Coisinha do Pai, de Jorge Aragão, foi escolhida para ser ouvida em uma das viagens espaciais. Aparelhos do mundo inteiro e de quem estava na nave ouviram a canção. Imagine a força dessa ação de marketing sobre a imagem do autor/cantor.

  • Noção de Resultados

Agências e seus clientes monitoram resultados de ações em tempo real, conhecendo de imediato como o público reage, como se impressiona; com que frequência reage; suas opiniões sobre a ação.

  • Interatividade

O marketing digital permite que o mercado assuma controle de suas próprias impressões sobre determinado produto ou serviço oferecido em ações publicitárias.

Ao reagir a certa ação – postando suas opiniões em redes sociais, por exemplo -, o público pratica interatividade necessária às agências no acompanhamento dessa ação.

Essa característica impõe novo nível de relações entre consumidor e fornecedor. Antes da era do marketing digital, a impressão que o consumidor obtinha dos produtos consumidos vinha da força da opinião apenas e tão somente dos próprios fornecedores.

Agora, amigos, parentes, vizinhos, celebridades, desconhecidos (rede social), amigos de desconhecidos, conhecidos de conhecidos… enfim, todo mundo interfere na impressão causada por algum produto ou serviço.

Ei! Deixa a gente te mostrar onde você pode usar seus conhecimentos em Marketing Digital…

1 – Como ganhar dinheiro com infoprodutos na internet

2 – Programa de afiliados: como ganhar dinheiro com ele

3 – 10 dicas para ganhar dinheiro como infoprodutor em 2017

  • Possibilidade de adequação de ações

E levando em consideração o item acima, qualquer impressão negativa de qualquer ação pode ser arranjada, ajustada, adequada rapidamente, em tempo real.

Como começar no marketing digital

Ainda que marketing digital seja utilizável por qualquer um, está sujeita a alguns passos preparatórios. Como qualquer outra atividade, é preciso o mínimo de estudo, pesquisa e prática.

  • Conheça o termo estratégia

Estude de forma ferrenha o conceito por trás do termo estratégia. Não há ação de marketing sem que se compreenda intensamente essa ideia.

Estude particularmente a questão de estratégia de comunicação: linguagem e expressividade.

  • Identifique seu nicho base

Atualmente, todo ser humano com mais de 12 anos de idade já tem alguma atividade virtual que pode ser produtiva; antes disso, as atividades são de entretenimento, o que não quer dizer que não possam também ser produtivas.

Sempre há mercado para algo que você próprio goste de fazer. Descubra-o.

  • Estude esse mercado

Gostar não é exatamente conhecer. Estude com profundidade o mercado identificado: público-alvo (faixa etária, gostos, hábitos etc.); nível aquisitivo (poder de compra); frequência de compras; região de maior intensidade etc.

Isso vai ser particularmente útil no uso de ferramentas de marketing disponíveis mencionados logo abaixo.

  • Crie canais de divulgação

São muitos os mecanismos para criar tais canais. A maioria é gratuita – o que já é um bom começo – com versões pagas. O próprio Google+, o Yahoo Answers, o Youtube, LinkEDin, fóruns de discussões são alguns canais interessantes.

marketing digital

Crie canais de divulgação

Mas um blog ou site é o ideal. É o melhor canal para aproveitamento de ferramentas de marketing digital atualmente disponíveis no mercado. Nós falamos sobre isso neste texto.

  • Gere conteúdo cativante

Conteúdo cativante é aquele que conversa facilmente com o público-alvo – eis aqui a importância do item 3 desta lista.

Os assuntos dos conteúdos precisam estar relacionado a esse público, ainda que não esteja vendendo nada. Depois disso, você precisa usar os canais de divulgação de que falamos no item 04.

  • Convide a retorno indiretamente

Se seu conteúdo for cativante, é quase certo que o visitante de seu blog ou página em rede social vai voltar. É quase certo, mas não totalmente. É necessário criar elos com eles.

Faça isso oferecendo vantagens, como e-books, dicas importantes, atendimento a dúvidas etc. Isso é possível a partir de ferramentas que geram formulários e áreas de comentários, nas quais os visitantes precisam informar seus e-mails

Todas essas ações são importantes, mas a eficácia de cada uma delas é mais expressiva com a última dica desta lista:

  • Conheça as regras SEO

Os mecanismos de busca a site precisam de parâmetros para identificar endereços quando usuários pesquisam qualquer assunto na internet.

O Search Engine Optimization – SEO é conjunto de ações que facilita as pesquisas e levam blogs e sites para as primeiras páginas de busca. Imagine a importância que isso tem para seu blog ou site

Por fim…

Como é possível ver, marketing digital pode ser excelente maneira de você – que tem ideias, vontade de crescer e ímpetos de criatividade – conquistar seu espaço no mundo virtual que o cerca, de maneira que tenha tempo para viver e não apenas trabalhar.

Aliás, esse é princípio básico  Vida de Freesider.

Acompanhe.

Como ter liberdade com a internet