Organização pessoal no trabalho: como mantê-la?

O mundo organizacional está ficando cada vez mais exigente. A organização pessoal no trabalho é um verdadeiro requisito profissional, pois, progressivamente, é exigido de nós uma dose maior de tarefas, em um espaço menor de tempo, com prazos mais curtos.

Algumas pessoas parecem demonstrar uma aptidão natural para a organização, efetuando-a com toda a tranquilidade e facilidade do mundo.

organização pessoal no trabalho ocupada

Quando você tem organização pessoal no trabalho, consegue dar conta de tudo mesmo estando ocupado.

Outras, no entanto, já tem uma dificuldade bem maior para esse empreendimento e ainda por cima ficam bastante estressadas quando tentam ser mais organizadas.

A desorganização e falta de disciplina são alguns dos verdadeiros vilões da produtividade. Eles acabam gerando distrações, dispersões e muita procrastinação, ocasionando atrasos diversos e um acúmulo enorme de coisas a fazer. Toda essa situação gera perdas, prejuízos e estresse.

Há diferentes métodos de organização pessoal e de organização do cotidiano que são capazes de auxiliar a deixar sua vida em ordem e funcionando perfeitamente.

O que é e como funciona a organização pessoal no trabalho?

A organização pessoal é, por definição, um sistema de estruturação e organização de diversos elementos da vida de uma pessoa, de forma harmônica.

É o ordenamento de todos os setores da vida de alguém. Frequentemente as pessoas buscam por dicas de organização doméstica para poder melhorar sua vida dentro de casa.

organização pessoal no trabalho controle

A organização pessoal no trabalho permite um maior controle sobre tudo o que acontece.

Podemos ver espalhados na internet uma infinidade de sites, blogs e vídeos que explanam sobre técnicas de organização pessoal e a influência positiva que ela exerce, proporcionando bem estar e segurança.

A organização pessoal no trabalho seria, então, o ato de efetuar-se uma organização de todo o ambiente, objetos e situações de trabalho. É, enfim, o ordenamento de toda a estrutura e conjuntura do trabalho, de forma inteligente e eficaz.

Qual a importância da organização pessoal no trabalho?

O ambiente de trabalho possui uma série de demandas próprias de sua natureza. Há todo um protocolo de ações e uma formalidade que é exigida. Há prazos, quantidade de pessoas responsáveis e trabalhos a serem feitos, entre outros elementos.

Quando há a devida organização pessoal no trabalho, somos capazes de realizar todas as nossas tarefas da melhor maneira possível e com toda a agilidade, empregando uma dose menor de energia e desperdiçando bem menos tempo.

Pense que você trabalha no setor financeiro de uma multinacional, por exemplo. Todo o volume de dados e ações da empresa passam necessariamente pelo seu setor. Há diversos setores, cada qual com sua peculiaridade e um número x de pessoas.

Agora imagine que você precise resolver um problema relacionado ao pagamento de salários, em uma empresa com mais de 2000 funcionários.

Se você não mantiver todos os seus objetos nos devidos lugares e um arquivo no computador bem organizado e detalhado, terá uma dificuldade enorme de resolver qualquer problema.

organização pessoal no trabalho sofá

A tranquilidade proporcionada pela organização pessoal no trabalho te dá mais liberdade de tempo.

Quando você cuida da organização pessoal e agenda, não perde nunca nenhum compromisso e jamais se atrasa, sendo sempre pontual. Um erro nos prazos leva a uma reação em cadeia que prejudica diferentes setores e empresas.

Muito se fala em produtividade elevada e em alta performance. Isso quer dizer que você é capaz de fazer mais em menos tempo e seu desempenho é superior em termos de tempo e qualidade de serviço realizado. A organização pessoal e gestão do tempo é essencial para esse tipo de conduta.

Todo trabalho tem uma meta, ainda que não necessariamente oficializada. Para cumpri-las em um prazo ótimo, organização é a chave que falta para dar base necessária à sua conquista, em um determinado período de tempo.

Antes que possamos seguir com os demais tópicos, permita-nos mostrar mais alguns de nossos conteúdos sobre desenvolvimento pessoal:

1 – 5 dicas valiosas de como aumentar sua performance pessoal em 2017

2 – Descubra como elevar o seu desenvolvimento pessoal

3 – Descubra 7 formas de como manter a motivação pessoal

Métodos de organização pessoal no trabalho

Devido a sisudez e seriedade exigidas, não se pode nem se deve abrir mão da organização pessoal do trabalho. Não é à toa que existem cursos, palestras, workshops e livros sobre métodos de organização no trabalho.

Eles têm um peso enorme na produtividade do indivíduo e nos resultados obtidos no trabalho. É perceptível a diferença na qualidade do trabalho.

organização pessoal no trabalho tecnologia

A tecnologia pode ser utilizada para termos mais organização pessoal no trabalho.

A praticidade e objetividade são palavras-chave aqui. Vamos dicas práticas para ter organização no trabalho e ele fluir com facilidade.

1 – Tenha uma agenda

  1. A agenda é um item que não pode faltar. É nela que você colocará e ordenará todos os seus compromissos, com as respectivas datas, horários e uma brevíssima descrição no que consiste cada tarefa. Ela deve ser verificada todos os dias e estar atualizada.

    2 – Mantenha sua mesa organizada

    Dizem que a arrumação da mesa do profissional fala muito de como ele é. Mantenha-a sempre organizada, com cada objeto em seu devido lugar, sempre tendo em mãos os materiais necessários para a realização dos serviços.

    3 – Estabeleça o que é realmente importante

    Cada atividade tem seu papel, seu lugar, mas existem aquelas que são realmente importantes, pois têm ligação direta com os resultados finais e com suas metas. Elas devem ter a prioridade.

    4 – Determine horários para conferir contatos

    Por contatos leia-se aqui mensagens de e-mail, cartas e determinadas ligações. Defina alguns horários específicos e verifique suas correspondências e ligações somente nesses horários, para manter o foco em suas ações.

    5 – Planeje suas tarefas

    O planejamento é uma das palavras-chave no que toca à organização. Quando você planeja, consegue vislumbrar melhores as suas condições reais e saberá quando e como agir.

    6 – Controle o fluxo de documentos

    Volta e meia verifique a relevância de manter ou não os documentos (e de que modo).

Ganhando mais produtividade com a organização pessoal no trabalho

A organização pessoal no trabalho dá a você profissional uma produtividade muito maior e uma alta performance impressionante. O planejamento é essencial nesse processo.

Isso vai gerar não apenas mais satisfação individual. Porém, terá efeitos em tudo e todos ao redor ali e aprimorar sua reputação no emprego.

organização pessoal no trabalho computador

O tempo a checar as redes sociais e e-mail deve ser controlado para uma boa organização pessoal do trabalho.

É claro que isso tudo requer um pouco de boa vontade, pois demanda ações. Mas essas pequenas ações, por mais que pareçam perda de tempo no início, dão um ganho de tempo que faz toda a diferença.

Não perca tempo e comece hoje mesmo a pôr em prática essas dicas. Faça diferente e faça a diferença no mercado de trabalho.

Agora, veja algumas dicas de nosso parceiro Christian Barbosa:

Como ter liberdade com a internet