13 dicas para turbinar o tempo livre

Apostar em certos hábitos pode fazer a diferença para aumentar a sua produtividade, sem abrir mão da qualidade de vida. Por isso, é essencial saber como turbinar o tempo livre, ou seja, usufruir cada segundo com intensidade.

Mais do que buscar pelo sucesso, você necessita compreender a relevância de aproveitar os seus momentos de folga para renovar o conhecimento e por em prática tudo o que foi assimilado.

turbinar o tempo livre 13 dicas

Descubra 13 dicas para turbinar o tempo livre e recuperar as energias

De acordo com a Sociedade Brasileira de Coaching, as férias não precisam ser empregadas para relaxar e apenas recuperar o fôlego, é possível se preparar para voltar ainda mais informado para retornar ao seu ambiente de trabalho.

10 sugestões para turbinar o tempo livre

Para auxiliar a desempenhar um uso adequado e turbinar o seu tempo livre, confira algumas dicas de como utilizar o período de repouso em prol de sua satisfação pessoal e profissional.

1 – Tempo para você

Você precisa descansar o seu corpo e a mente de toda a cobrança no local de trabalho. Deste modo, você reduz a tensão, tem a capacidade de lidar adequadamente com as pressões diárias e alcança ótimos resultados, uma vez que conta com uma análise mais apurada do caso.

2 – Conhecimento interno

Turbinar o tempo livre também passa por uma avaliação interna a respeito do estágio de sua vida. Reflita sobre as suas atividades, pontos fortes e o que ainda pode ser aprimorado para obter o cargo e/ou estilo de vida desejado.

reflexão profissional e pessoal turbinar o tempo livre

Reflexão profissional e pessoal pode turbinar o tempo livre

O autoconhecimento faz com que você volte da sua folga com muito mais motivação e leveza para encarar os desafios corporativos e pessoais.

3 – Liberte-se do email

Esqueça totalmente o seu email de trabalho. Portanto, evite ao máximo acessar e retornar mensagens que tenham a ver com as suas funções laborais. Afinal, você está exercendo o seu direito de férias!

Uma boa dica para não deixar ninguém sem resposta e turbinar o tempo livre é programar uma resposta automática para seus clientes e parceiros comunicando que está descansando e quando deve voltar ao normal.

4 – Viaje!

Viajar concede muito mais felicidade do que comprar um bem material e deixa as pessoas mais criatividades, jovens e interessantes.

Portanto, coloque o pé na estrada com a sua família, os seus amigos ou por conta própria. Use esse tempo sem responsabilidades para fazer o que mais gosta, mas não encontra tempo no dia a dia.

Essa fuga da rotina faz tão bem para o seu corpo quanto para a mente. Então, elabore um roteiro de viagens e se programe para turbinar o tempo livre em outros destinos!

Agora, antes que você siga para o próximo tópico, deixa a gente mostrar os destinos mais procurados em 2017 no Brasil e no mundo para todos os bolsos, dá uma olhada:

1 – As 7 mais lindas ilhas do mundo que você precisa conhecer em 2017

2 – Fernando de Noronha: conheça essa ilha agora em 2017

3 – Curte esportes radicais? Você precisa conhecer os pontos de interesse em Queenstown agora em 2017

5 – Atualização

Não descarte a oportunidade de cursos de aperfeiçoamento profissional de curta duração durante o seu período de férias. Hoje em dia, é possível encontrar workshops de poucas horas online ou presencial.

Você pode aproveitar a praia com um livro relevante dentro do seu campo de atuação, efetuar uma viagem para outro país, melhorar a sua fluência em outro idioma e até assistir documentários sobre o mercado de trabalho.

6 – Desapegue do celular

Se você já deixou de responder aos emails de trabalho, o próximo passo é dar um tempo do seu celular. Não significa abandonar totalmente o aparelho durante as férias, mas diminuir a sua dependência.

desapegue celular descanso

Aproveite o tempo de descanso para se desapegar do seu celular

O ideal é dar mais atenção para o que está acontecendo a sua volta do que necessariamente somente pela sua tela de smartphone. Pode soar como sacrifício, mas acaba valendo a pena!

7 – Meio ambiente

Quando foi a última vez que você se encontrou rodeado pela natureza? Então, turbinar o tempo livre também passa por recarregar as energias em um local totalmente verde.

Você não faz ideia das maravilhas que uma caminhada no parque, uma trilha ecológica, um mergulho nas águas de uma cachoeira ou apenas observar a vida natural ao seu redor podem pelo seu bem estar.

8 – Vá a praia!

Aproveite para andar descalço na areia, correr na praia admirando o espetáculo do pôr-do-sol, aprenda a surfar, descubra as belezas do fundo do mar com um mergulho e se permita curtir intensamente cada pequeno momento.

9 – Família

Passe um tempo com os seus familiares ou viaje para encontrar algum parente que não vê há muitos anos.

Turbinar o tempo livre ao lado de sua família

Turbinar o tempo livre ao lado de sua família é imprescindível!

Estreitar esses vínculos afetivos pode ser determinante para turbinar o tempo livre e até seu desempenho profissional.

10 – Amigos

Reúna-se com seus amigos com mais frequência neste período. Aproveite que você tem total liberdade de tempo para se programar de acordo à necessidade deles, mas não deixe escapar essa oportunidade.

A ciência já comprovou que o índice de satisfação pessoal se relaciona diretamente com a qualidade dos relacionamentos que você cultiva ao longo da vida.

11 – Experimente algo novo!

turbinar seu tempo livre para poder fazer algo diferente

Faça algo pela primeira vez na sua vida durante as suas férias

Force-se a experimentar algo totalmente novo seja a respeito de um simples  prato exótico, uma viagem internacional, um salto de paraquedas, andar de skate, surfar, aprender um idioma e/ou instrumento musical.

Não importa se é algo do outro lado do mundo ou da rua, faça qualquer coisa que desperte a sua curiosidade!

12 – Esportes

Turbinar o tempo livre significa priorizar o seu condicionamento físico. Você não deve descuidar da sua forma física nem mesmo neste período, já que tem flexibilidade para ir a academia, clube ou parque quando bem entender.

Então, use essa facilidade para se dedicar mais as suas necessidades físicas, melhore o seu condicionamento e até varie de modalidade. Inove nas suas escolhas e se divirta com os resultados!

13 – Aprenda um idioma

Dificilmente, você conseguirá turbinar seu tempo livre o suficiente para se tornar fluente em um outro idioma em apenas 30 dias. No entanto, este pode ser o primeiro passo para criar motivação para aprender outra língua.

Além disso, você pode realizar uma viagem para o exterior a fim de treinar a sua capacidade de comunicação, ao mesmo tempo em que se deslumbra com novos cenários, costumes e pessoas totalmente diferentes.

Como ter liberdade com a internet