Benefícios de viajar sozinho: quais são eles e os cuidados necessários

Viajar é sempre uma experiência maravilhosa. Renova nossas energias, abre nossa cabeça e amplia nossos conhecimentos e nossos horizontes. Os benefícios de viajar sozinho são enriquecedores, diferentes e incríveis.

Certamente, muitas pessoas desejam ou já desejaram, em algum momento, viajar sozinhas. É uma experiência única, que pode proporcionar benefícios incontáveis. Contudo, a ideia pode parecer um pouco assustadora, a princípio.

benefícios de viajar sozinho avião

Livre-se do medo e aprecie os benefícios de viajar sozinho!

Imagine viajar sozinho pela Europa, fazendo um verdadeiro tour pelo continente ou então viajar só pela Itália, por exemplo.

O Brasil tem lugares maravilhosos, mas há também diversas vantagens de viajar sozinho pelo exterior: conhecer uma cultura diferente é uma delas. Enfim, são tantos lugares incríveis que surge a dúvida: ao viajar sozinho, aonde ir? Quais são as faixas de preço? Há pacotes turísticos para viajar sozinho? Tudo isso demanda uma certa reflexão, mas é um processo de escolha incrivelmente prazeroso.

É claro que viajar em grupo também é interessante. Porém, há vantagens e desvantagens de fazê-lo. Uma das vantagens pode ser o preço dos pacotes, que diminuem, e a questão da segurança. Uma desvantagem é que há um pouco menos de liberdade de ir e vir.

O machismo e a misoginia infelizmente fazem parte de nossa sociedade, e a mulher é, muitas vezes, considerada um alvo preferencial para a violência. Os homens também correm riscos, porém em grau menor. Apesar dos perigos que espreitam as estradas e localidades, é possível viajar sozinho com mais segurança.

Quais as vantagens e benefícios de viajar sozinho?

Os benefícios de viajar sozinho são uma excelente e divertida forma de empoderamento e de ganhar mais independência e autonomia. Viajar sem companhia alguma instiga a sair de sua zona de conforto, largar mão dos medos e se aventurar em novos lugares e atividades.

Ser independente e fazer coisas sem precisar de alguém, com mais segurança e confiança, é um ganho pessoal sem precedentes. Ganhar mais liberdade em todos os setores de nossas vidas, inclusive ao viajar, é um sinal de que conquistamos mais a nós mesmas e às nossas vidas.

benefícios de viajar sozinho cruzeiro

Um dos benefícios de viajar sozinho é ter total liberdade durante a viagem.

Uma excelente vantagem de viajar só é possuir muito mais liberdade durante a viagem.

Você planeja a viagem da forma que achar mais adequada e durante o percurso em si pode ir aos lugares que quiser, quando quiser, sem precisar esperar pessoas, sem depender do desejo delas de participar ou não das atividades, sem precisar adequar as programações de outras pessoas com a sua, faz novos amigos e ainda tem tempo para você.

Viajar sozinho, assim como qualquer outro jeito de viajar, requer cuidados e planejamentos e, obviamente, sozinho, requer um planejamento ainda maior.

Fazer tudo com a maior antecedência e ter sempre um “plano B”, em caso de apuros, são apenas algumas das medidas necessárias.

Os benefícios de viajar sozinho com mais segurança e tranquilidade: siga essas dicas

Independente de qual seja o motivo de sua viagem, é possível realizá-la sozinho sem problema algum, desde que sejam tomadas todas as precauções. Citaremos abaixo algumas dicas para você que quer viajar sozinho com segurança, tranquilo e poder aproveitar a sua viagem sem medos.

1 – Planeje tudo com o máximo de antecedência

Como citamos anteriormente, quando tudo é planejado previamente, ao serem tomadas atitudes preventivas e ao munir-se de informações, as chances de ter uma viagem mais sossegada são sempre maiores, pois minimiza a possibilidade de imprevistos.

Saber qual o tipo de viagem que quer ajuda a calcular melhor os seus passos e tudo aquilo que precisa.

2. Tenha bem claro em mente o estilo de viagem que quer fazer

Antes de escolher o destino, comprar objetos, passagem, fazer reservas, enfim, fazer qualquer coisa mais prática em relação à sua viagem, você precisa saber qual o estilo de viagem que deseja realizar. É uma viagem para os estudos? É uma viagem a trabalho? É uma viagem “comum”, a passeio/lazer? Vai fazer um mochilão?

benefícios de viajar sozinho estrada

Bote o pé na estrada e conheça os benefícios de viajar sozinho.

É uma viagem mais aventureira ou tradicional? Você deve se fazer essas e outras perguntas do tipo, pois o estilo de viagem que deseja determina tudo o que precisará fazer nela.

Ei! Antes de seguir ao próximo tópico, deixe-nos compartilhar alguns artigos do Vida de Freesider com outros destinos:

1 – Quer ir para Austrália? Tudo o que você precisa saber bem aqui

2 – Turismo em Amsterdã em 2017: tudo o que você precisa saber

3 – Descubra quais os benefícios de fazer um intercâmbio em 2017

3. Procure saber o máximo de informações sobre o seu local de destino

Esse é um dos itens mais importantes para se pensar ao viajar sozinha. Conheça as rotas para chegar ao local; onde ficam pontos estratégicos e importantes como hospitais, delegacias e afins; os horários de funcionamento dos estabelecimentos; como funcionam os transportes no local; o que tem para se fazer no local e os preços, enfim, todas as informações sobre o lugar, os hábitos, costumes, etc.

4. Tenha sempre os seus documentos em mãos

Não é nem preciso dizer que é obrigatório levar os seus documentos para a viagem. Passaporte, RG, CPF, carteira de habilitação e algum outro que seja necessário devem ser levados na viagem.

É bom também manter uma cópia autenticada de todos eles. Deixe-os sempre em um lugar seguro.

Cuidados para cultivar ao viajar sozinho

Viajar sozinho é uma experiência incrível e pode trazer um crescimento tremendo para você. Contudo, existe uma questão muito importante nesse quesito: a segurança. Você é o seu único vigia, então se ligue nessas dicas, pois elas vão te ajudar bastante.

1. Procure evitar lugares perigosos ou isolados

Cuidado nunca é demais e, como diz o ditado, “seguro morreu de velho”. Evite ao máximo ir sozinha a lugares muito perigosos, sair em horários arriscados ou passar por locais muito desertos.

2. Tenha bastante zelo pelos seus pertences

Perder algum objeto pessoal durante um passeio é algo bem ruim. Guarde bem guardado seus pertences durante a viagem, sempre em locais mais discretos e, no caso de malas ou caixas, mantenha-os fechados.

3. Tome muito cuidado com o seu dinheiro

O dinheiro é um ponto particularmente sensível, então é bom ter uma cautela redobrada com ele. Sempre leve um pouco a mais de dinheiro e procure administrar bem os gastos.

benefícios de viajar sozinho foto

Além de desfrutar dos benefícios de viajar sozinho, que tal tirar umas fotos e registrar esse momento?

Ao sair com ele por aí, não leve todo o dinheiro em único bolso ou carteira. Distribua um pouco em cada parte. Faça o mesmo com os cartões. Assim, em um eventual roubo, você sempre terá dinheiro em algum lugar.

4. Mantenha amigos, família e pessoas próximas informadas

Antes de viajar, informe às pessoas próximas sobre a sua viagem e deixe para elas o seu número de celular, e-mail e qualquer outra forma de contato, assim, como obter as delas também. Procure manter uma boa frequência de contato, estabelecendo comunicação a cada período de tempo combinado.

Em caso de alguma emergência grave, isso pode facilitar para que eles te ajudem, se for o caso. É importante também ter sempre em mãos os contatos de onde está hospedado.

Aventure-se e colha os benefícios de viajar sozinho e desbravar o mundo

Os benefícios de viajar sozinho são sempre algo mais do que viáveis e possíveis. Muitas vezes, é até mesmo necessário! Ter um tempo só para nós é fundamental para nosso bem estar.

Toda ação tem riscos, mas ao tomar os devidos cuidados e usar o bom senso, sua experiência de viagem tem tudo para ser tranquila e dar certo.

benefícios de viajar sozinho paisagem

Um dos benefícios de viajar sozinho é ter mais tempo e espaço para você.

Como se diz em uma daquelas frases sobre viajar sozinho: “Viajar é trocar a roupa da alma” – Mário Quintana.

Agora, permita-nos compartilhar este vídeo com algumas sacadas sobre os prós e contras de viajar sozinho:

Como ter liberdade com a internet