Cervejarias pelo mundo: conheça agora as melhores cervejarias

Não tem jeito, não há como negar: a cerveja é uma das bebidas mais consumidas e adoradas. Não é à toa que há inúmeras cervejarias pelo mundo. A bebida é apreciada no mundo e no Brasil e sua produção aumenta a cada dia.

Existe uma grande variedade de tipos de cerveja, cada qual com características e sabores peculiares, feitas de materiais diferentes.

Cervejarias pelo mundo

A cerveja é uma das bebidas alcoólicas mais antigas do mundo.

Claro que cada cervejaria deve ter algum elemento particular ou diferenciado na produção, mas as cervejarias pelo mundo seguem algumas diretrizes básicas do processo de produção da bebida.

Como são feitas as cervejas?

A cerveja é uma das bebidas mais antigas do mundo, remontando ao período dos egípcios antigos, por volta de 4.000 a.C.

A receita básica é uma produção feita pela fermentação da mistura de malte, lúpulo e água. Apesar de normalmente ser feita com cevada, a receita permite o uso de outros cereais, como arroz ou trigo e a inclusão de outros ingredientes, como limão, etc.

A receita básica da cerveja que é usada consta na Reinheitsgebot, conhecida como Lei de Pureza da Cerveja, um decreto alimentar elaborado em 1516 pelo duque da Baviera. O lúpulo foi introduzido há poucos séculos, com o intuito de amenizar o sabor adocicado do malte e tem efeito protetor contra microorganismos no processo de fermentação.

Cervejarias pelo mundo

O colarinho ajuda a manter a temperatura da cerveja e a protege do meio externo.

É interessante pontuar que como um dos principais componentes da cerveja é a água, a qualidade desta utilizada na produção da cerveja tem influência direta sobre o sabor da mesma. É por isso que cada ambiente pode ser capaz de produzir uma cerveja com características diferentes.

A cevada é um dos maltes mais utilizados na fabricação da cerveja. Isso porque ela tem um enorme contingente de enzimas. Mas existem outros tipos de cereais, sejam eles maltados ou não, que podem ser utilizados, como trigo, arroz, milho e diversos outros.

O fermento ou levedura também é importante, pois é o responsável pelo processo de fermentação da mistura. Esse processo deve ser o mais puro possível, evitando, assim, que a cerveja fique com algum gosto ou cheiro desagradável.

Como surgiram as cervejarias pelo mundo?

As primeiras cervejarias pelo mundo surgiram, por assim dizer, entre 6 e 10 mil anos atrás. Segundo alguns indícios, a prática de produção de cerveja surgiu na Mesopotâmia, onde o clima e a flora favorecem o crescimento da cevada de modo mais livre, em estado selvagem.

Como ocorre com uma série de descobertas, inclusive no que toca à alimentação, a cerveja foi provavelmente descoberta por acaso, quando a cevada sofreu acidentalmente um processo de fermentação.

Certos registros históricos mostram que os sumérios noticiaram o consumo de uma bebida fermentada à base de cereais. Lá, quase metade do cultivo de cereais destinava-se às chamadas “casas de cerveja”, que poderíamos chamar de cervejarias.

Os egípcios adquiriram os conhecimentos de como produzir cerveja e incorporaram-na a sua alimentação diária. Essas cervejas produzidas antigamente tinham uma coloração bem mais escura e um sabor mais forte.

Cervejarias pelo mundo

Há diferentes tipos de cerveja. Estes variam de acordo com os ingredientes usados.

Ela chegou em território europeu por conta do Império Romano, que a levou não somente à Roma, mas também aos territórios gauleses.

Na época medieval, foram os mosteiros que mais comumente assumiam a responsabilidade pela fabricação da cerveja. Os mais antigos a produzirem cerveja foram o St.Gallen, na Suíça, e Weihenstephan e St. Emmeran, na Alemanha.

Com o crescimento das cidades e aglomerados urbanos, alguns artesãos também começaram a se dedicar à produção da cerveja. Porém, os mosteiros continuaram com esse monopólio de produção até o século XII. Nesse momento, a produção de cerveja por artesão aumentou significativamente, principalmente com o surgimento de pequenas fábricas.

No passar dos tempos, as técnicas foram se aprimorando e se desenvolvendo mais. Em 1516, algumas guildas na Baviera se reuniram e fizeram o Reinheitsgebot, que citamos no tópico anterior, um decreto que determina a receita básica da cerveja – a lei de determinação da pureza da mesma.

Antes de você seguir ao próximo tópico, dê uma olhada nestes outros artigos aqui do Vida de Freesider:

1 – Conheça agora os melhores destinos do Canadá

2 – 7 Dicas de esportes para praticar em família em 2017

3 – Qualidade de Vida: entenda o conceito e aplique no dia a dia

Conhecendo as melhores cervejarias pelo mundo

Existe uma infinidade de cervejarias pelo mundo, sejam elas com produção em larga escala, industriais ou artesanais, que têm se tornado bastante populares, inclusive. Algumas grandes cervejarias pelo mundo são donas de várias marcas.

1. AB-INBEV

A AB-INBEV é a maior cervejaria do mundo. Tudo começou quando as cervejarias brasileiras Brahma e Antarctica se juntaram, criando a AMBEV. Depois disso, esta enorme cervejaria foi aglutinando outras fábricas, tornando-se maior ainda.

Essa empresa sediada na Alemanha é dona das marcas Antarctica, Beck’s, Budweiser, Leffe, Modelo, Quilmes, Skol, Stella Artois, Brahma, Hoegaarden.

A maior cervejaria do mundo também possui filial no México. O fato de a maior fábrica de cerveja do mundo estar localizada lá constitui uma posição bem estratégica, posto que o país é um dos maiores mercados consumidores. A maior fábrica de cerveja do mundo produz a Corona, cerveja bem popular no México.

2. SAB-MILLER

A SAB-MILLER é a segunda maior fábrica de cerveja do mundo, situada no Reino Unido. Ela existe desde o fim do século XIX. Começou inicialmente em Joanesburgo, na África do Sul e depois se transferiu para o Reino Unido. Principais marcas: Aguila, Castle, Miller Lite, Pilsner Urquell, Peroni Nastro Azzurro, Miller Genuine Draft e Grolsch.

3. HEINEKEN

A HEINEKEN fica localizada na Holanda e seu surgimento se deu em 1864, por meio do patriarca Gerard Adriaan Heineken.

Além da cerveja que incorpora o nome da empresa, eles também são responsáveis pela Kaiser, Amstel e outras.

4. CARLSBERG

Essa cervejaria teve uma origem familiar e procurou manter isso até os dias atuais. Surgiu em 1845, tendo o nome inspirado no filho do seu fundador. É responsável por marcas europeias como Baltika, Jacobsen, Kronenburg, Super Bock e Tuborg.

5. CRB

Cervejaria chinesa cuja principal marca é a Snow, cerveja lager e outras marcas pela Ásia.

Apreciando as cervejarias pelo mundo

É muito comum o consumo de cerveja em momentos de descontração e lazer. Seja em bares, pubs, restaurantes e ou mesmo nos lares, a cerveja faz parte de diversas situações de socialidade e calor humano. É por isso que há tantas cervejarias pelo mundo.

Cervejarias pelo mundo

É muito comum o consumo de cerveja em momentos de descontração e lazer.

É importantíssimo pontuar que, por ser uma bebida alcoólica, ela só pode ser comercializada e consumida por pessoas que sejam maiores de idade.

Já imaginou como seria incrível conhecer as maiores cervejarias do Brasil e do mundo e experimentar diferentes cervejas? As maiores cervejarias do mundo que mostramos aqui são apenas algumas das muitas espalhadas. Vale a pena marcar e conhecer uma fábrica e ficar por dentro da produção.

Como ter liberdade com a internet