Conheça as Cidades mais Frias do Brasil

Com a chegada do inverno, muitos brasileiros procuram o destino perfeito para sentir a estação, não é mesmo? No país do calor, quando o frio surge, não há quem não queira correr para as montanhas no seu tempo livre e entrar no clima europeu versão brazuca. Pensando nisso, selecionamos as Cidades mais Frias do Brasil para você aproveitar ao máximo a estação. Demais, não?!

É no inverno brasileiro que você tem a oportunidade ideal para ter tudo aquilo que o frio proporciona de melhor: pessoas bem vestidas, comidas de altíssima qualidade, deliciosas bebidas quentes pra aquecer o corpo e a preguiça eterna (ótimo momento para ficar debaixo das cobertas e despertar mais tarde, não é mesmo?).

cidades mais frias do Brasil.

Com o inverno chegando, chegou a hora de saber mais sobre as cidades mais frias do Brasil.

Junte isso com a deliciosa sensação do ar gelando o rosto – mas que não deixa a sua temperatura cair porque você estará coberto de camadas e mais camadas de roupas.

Curioso para saber quais são as Cidades mais Frias do Brasil? Se sim, então fique de olho nesse nosso texto e se delicie sonhando com os lugares que iremos listar. Boa leitura!

1 – Campos do Jordão – SP

Famosíssima pelos brasileiros como uma das cidades mais frias do Brasil,  é no inverno que Campos do Jordão mostra a sua graça.

Caminhar pelas ruas da Vila Capivari, bairro em que tudo acontece, é ainda mais charmoso no frio. É nessa época em que você pode se sentar tranquilamente, com seu chocolate quente ou com a sua cerveja Baden Baden, fabricada na cidade, e observar o que as pessoas têm de melhor em seu guarda-roupa. Parece algo simples, mas é delicioso de se fazer.

Campos do Jordão, uma das cidades mais frias do Brasil

Na Vila Capivari, o bar da Baden Baden é o lugar certo para ir em Campos do Jordão, uma das cidades mais frias do Brasil

Como passeio na cidade, nós te indicamos a visita na fábrica da cerveja artesanal Baden Baden, a queridinha do estado de São Paulo, a ida ao Horto Florestal, o parque Amantikir e o Festival de Inverno, famosíssimo por seus shows de música clássica. Em Campos do Jordão, há programa para todos os tipos de gosto!

2 – Gramado – RS

Uma das cidades mais frias do Brasil, Gramado é bastante conhecida por suas baixas temperaturas. Quem nunca sonhou em se empanturrar de comida em seus famosos cafés coloniais? Ou que ficou se imaginando na cidade quando vê as fotos do Festival de Cinema de Gramado?

Gramado

Gramado é um destino imperdível para os amantes do frio e da boa comilança

Pois é, Gramado é um destino imperdível para os amantes do frio – e frio remete à comida, né? Então, não se sinta culpado caso o cinto apertar porque a comilança lá é grande, mas é das boas. Ah, e não deixe de reservar um espaço no seu estômago para o rodízio de fondue e teste até onde aguenta comer – mais a cara do inverno do que isso, impossível!

3 – São Joaquim – SC

A serra gaúcha é mais conhecida pelo seu inverno gelado, mas é na serra catarinense onde é possível ver neve caindo nos meses mais frios do ano, principalmente em julho.  São Joaquim, em especial, é a mais famosa da região e está situada a 1.360 metros acima do nível do mar, sendo considerada uma das cidades mais frias do Brasil.

Na cidade, visite as praças João Ribeiro, onde está a Igreja Matriz, e Cesário Amarante, onde fica o centro de informações turísticas. Além disso, como passeio, nós te indicamos observar a vegetação típica da Serra no Mirante das Araucárias, ou Mirante dos Pinheiros, ir à Estação Experimental da Epagri e a Exponeve. A primeira é um centro de pesquisas onde está plantada a primeira árvore de maçã fuji do Brasil; já a segunda é uma feira de artesanato, com produtos típicos da região.

São Joaquim

Parece uma imagem de outro país, né? Mas não é! Em São Joaquim, é bem provável encontrar essas situações nas ruas nos dias de frio intenso

Pra fechar com chave de ouro, não deixe de ir à Vinícola Villa Francioni, a maior de Santa Catarina, e degustar bons vinhos. Afinal, inverno sem vinho não é um típico inverno, né não?

Antes de darmos continuidade ao texto, vamos listar outras publicações do nosso blog que tem a ver com o tema inverno e frio. Assim, você terá um repertório gigantesco e ficará expert no assunto.

4 – Ibitipoca – MG

Poucos conhecem, mas é em Ibitipoca a porta de entrada para uma das mais belas reservas naturais do país. Com um clima rústico, o povoado ainda preserva suas ruas de terra e pedra, os forrós pés-de-serra e as rodas de viola aquecidas com fogueira e cachaça.

Mesmo no verão, cidades localizadas na serra contam com a sorte de uma temperatura amena ao fim do dia. Agora, imagina o frio que faz no inverno! Pra tornar tudo ainda mais especial, Ibitipoca conta com o Festival de Blues mais charmoso do Brasil.

Ibitipoca - Uma das cidades mais frias do país

Ibitipoca é bastante conhecida por suas belezas naturais, mas também pelo seu frio intenso.

 

Em 2017, o festival comemorará a sua maioridade, pois fara 18 anos que ele acontece, e já tem data marcada: 25 e 26 de agosto no camping Ibitilua. Não é por acaso que Ibitipoca consta na nossa lista de cidades mais frias do Brasil.

5 – Curitiba – PR

Quando pensamos nas cidades mais frias do Brasil, logo imaginamos o estado do Rio Grande do Sul ou, no máximo, Santa Catarina, não é mesmo? De fato, esses lugares podem ser mais gelados, mas a capital brasileira que faz mais frio é Curitiba, com temperatura média de menos de 18°C nos meses de inverno, atingindo perto de 0°C nos dias mais frios.

Não é à toa que Curitiba é chamada por muitos de Londres brasileira. Em 2013, por exemplo, ela teve menos dias de sol que NY, Londres, Berlim e Praga. Sua média, nesse ano, chegou ao mesmo nível que Moscou (Rússia). Bizarro pensar numa cidade assim no Brasil, o famoso país tropical, né?

Curitiba

Chamada por muitos de Londres brasileira, Curitiba é uma das cidades mais frias do Brasil, sendo a capital mais gelada.

Agora que já estamos praticamente entrando no inverno brasileiro, tá aí uma bela sugestão de cidades mais frias do Brasil para você aproveitar as temperaturas baixas. Não deixe para depois o planejamento de sua viagem e organize-se porque será alta temporada nesses lugares. Have a good trip!

Como ter liberdade com a internet