Mochilão por minas gerais? Antes de fazer, veja isso!

Não há quem discorde quando alguém afirmar que Minas Gerais é um estado queridinho pelos brasileiros. Seja por sua gastronomia, pelo carisma do seu povo ou pelas suas riquezas históricas devido à importância dessa região para o desenvolvimento do país, as terras mineiras são ótimas opções para turistar no Brasil. E quer saber qual uma das melhores maneiras para se fazer isso? É fazendo um mochilão por Minas Gerais!

Sim, caros leitores, fazer um mochilão por Minas Gerais é uma experiência incrível para quem ama viajar. Isso porque, além de low cost, você se permite mais – exatamente o que essa região do país exige de você.

Minas Gerais

Você, que é mochileiro, que tal fazer um mochilão por Minas Gerais?! Certeza de que irá amar!

Pensando nisso, listamos os lugares mineiros incríveis que você precisa conhecer. Não tenha dúvidas de que sua vontade, depois de ler esse texto, vai ser de arrumar a mala e partir pra Minas!

Cidades antigas mineiras

Quem pensa em mochilão por Minas Gerais, pensa em suas cidades antigas. Afinal, foi lá um dos grandes polos de desenvolvimento do Brasil nos séculos passados, então a sua riqueza histórica é gigantesca. Quer saber então quais as cidades para você visitar? Então, veja só:

1. Tiradentes

Um dos melhores lugares para começar o seu mochilão por Minas Gerais é Tiradentes, uma das menores e mais charmosas do estado. Tombada como patrimônio histórico, nós te aconselhamos a se perder pelas ruas da cidade e visitar a Matriz São João, com a planta feita por Aleijadinho, a Prefeitura e a Capela Bom Senhor da Pobreza.

Tiradentes

Uma das menores e mais charmosas cidades do estado, Tiradentes deve fazer parte do seu mochilão por Minas Gerais

Aliás, tente conciliar sua ida a Tiradentes quando acontece algum dos vários festivais, como o Festival de Cultura e Gastronomia em agosto ou a Mostra de Cinema em janeiro. Ah, e não deixe de ir aos diversos restaurantes no centro da cidade para experimentar a tradicional comida mineira; afinal, não dá para ir a Minas e não comer a sua culinária, não é mesmo?!

2. São João del Rei

Outra cidade que deve estar no seu roteiro de mochilão por Minas Gerais é São João Del Rei. Lá, há muitos prédios históricos, além de ser possível visitar diversas igrejas e capelas com adornos em ouro, vestígios do seu período dourado. Uma dica valiosa: vá à cidade de trem maria fumaça que parte de Tiradentes. É imperdível!

3. Ouro Preto

Ouro Preto é uma das cidades mais famosas do estado e, é claro, não poderia ficar de fora do seu mochilão por Minas Gerais. De vida noturna agitada devido a seus universitários e com um dos carnavais mais conhecidos do Brasil, Ouro Preto também tem sua versão light.

Ouro Preto

Com um dos carnavais mais famosos do Brasil, Ouro Preto é destino certo para quem passa pelas terras mineiras

Também tombada como patrimônio histórico, há igrejas para todos os gostos, além do Museu da Inconfidência, da Casa dos Contos e das galerias da antiga Mina do Chico Rei.

4. Congonhas do Campo

A próxima parada do seu mochilão por Minas Gerias poderia ser Congonhas do Campo, mais conhecida por abrigar as estátuas dos doze profetas de Aleijadinho. As obras de arte ficam na Basílica Bom Jesus de Matosinhos e o passeio por lá dura cerca de duas horas. Aliás, aproveite para passear pelas lojinhas no entorno e comprar artesanatos e réplicas em pedra sabão.

5. Mariana

De Ouro Preto para Mariana é super perto, sendo que aqui também é possível pegar um trem maria fumaça para fazer esse deslocamento. Tente conhecer a cidade quando acontece alguma de suas várias festas religiosas ou folclóricas. Você vai amar!

Mariana

Com o desastre do rompimento da barragem de Fundão, visitar Mariana não teria só um fim turístico, mas também ajudaria a cidade se reeguer.

Está gostando do nosso texto?! Esperamos que sim! Então, que tal dar uma olhada em outros do nosso blog? Veja só algumas opções que selecionamos para você:

6 – Inhotim, em Brumadinho

Já que estamos falando em cidades históricas, vamos incluir Brumadinho e o incrível Inhotim no seu check list de lugares para fazer um mochilão por Minas Gerais.

Brumadinho também faz parte do roteiro de cidades antigas mineiras e, por isso, reúne muita história e cultura, além de ter uma natureza exuberante. No entanto, não é isso que chama os turistas para visitar a cidade, mas sim o maior museu de arte contemporânea ao ar livre da América Latina, Inhotim.

inhotim

O maior museu de arte contemporânea da América Latina é parada obrigatória do seu mochilão por Minas Gerais

Quem não conhece Inhotim, deveria se programar para ir lá o quanto antes. O lugar é incrível, assim como suas artes. E agora tem um plus para você conhecê-lo: desde o ano passado, está rolando o MECA Inhotim anualmente.

Para você que não sabe sobre o que se trata, eu te explico: é um festival de música brasileira que, além disso, conta com diversos workshops e a possibilidade de acampar no museu. Pra ter ideia do que eu estou falando, a atração principal do ano passado foi Caetano Veloso e, nesse, será Jorge Ben Jor. Não tem como perder, não é mesmo?!

7 – Serra Mineira

Brasil conta com diversas serras: a paulista, catarinense e a mineira. Bem conhecida – e, convenhamos, não é para menos, a serra mineira precisa estar no seu mochilão por Minas Gerais. É lá que você vai experimentar o que há de melhor na culinária do estado, onde vai poder fazer diversas trilhas e se banhar nas cachoeiras que há pelo caminho, passar aquele friozinho gostoso… Enfim, é parada obrigatória!

8 – Ibitipoca

Ibitipoca também faz parte da serra mineira, mas merece sua atenção especial. Isso porque lá é a porta de entrada para uma das mais belas reservas naturais do país.

Ibitipoca

Ibitipoca é bastante conhecida por suas belezas naturais, mas também pelo seu frio intenso.

Com um clima rústico, o povoado ainda preserva suas ruas de terra e pedra, os forrós pés-de-serra e as rodas de viola aquecidas com fogueira e cachaça no período do inverno, que faz um belo friozinho. Então, você, mochileiro, coloque Ibitipoca no seu roteiro porque esse lugar vai ganhar o seu coração!

9 – Belo Horizonte

É claro que não poderíamos deixar a capital de fora do seu mochilão por Minas Gerais. Belo Horizonte é a única cidade realmente grande dessa nossa lista e, por isso, lá é o único lugar indicado onde você terá uma Minas cosmopolitana. Mochileiro que é mochileiro também precisa ter essa experiência, né?!

Infelizmente, listar apenas alguns destinos para fazer um mochilão por Minas Gerais chega a ser injusto, já que há tanto lugar incrível no estado. No entanto, fizemos a nossa parte de selecionarmos o que é realmente imperdível nessa sua aventura. Esperamos que tenha gostado! Até mais e tenha uma ótima viagem!

Como ter liberdade com a internet