Mochileira que viaja sozinha: 3 coisas que você precisa saber

América, Europa, Ásia, África, Oceania ou quem sabe até Antártida! O mundo está aí, com seus seis continentes e quase 200 países, para você se aventurar. No entanto, quem é mulher sabe as dificuldades que há pelo caminho, principalmente quando decide se tornar uma mochileira que viaja sozinha.

mochileiras que viajam sozinhas

A cada dia que passa, mais e mais mulheres tornam-se mochileiras que viajam sozinhas pelos quatro cantos deste planeta.

Você, mochileira, não se abale com os obstáculos que encontrará porque eles se tornarão minúsculos a partir do momento em que embarcar e passa a desvendar esse mundão. Garantimos: todo o resto será resto quando você tiver uma das melhores experiências que a vida pode proporcionar – viajar.

Por que ser uma mochileira que viaja sozinha?

Achar uma companhia de viagem não é tão simples assim.  Às vezes, as datas de folga não coincidem, o dinheiro não dá conta, o roteiro já é conhecido ou, simplesmente, não quer. E aí, o que você faz diante de uma situação dessas? Deixa seu sonho de lado só porque não encontrou alguém para se aventurar com você?

Viajar vale a pena de qualquer forma. Seja acompanhada ou sozinha. Seja com uma mochila nas costas ou não. Mas você há de acordar que a experiência fica muito mais intensa se encarar essa aventura como uma mochileira solitária – não é mesmo?!

mochileira que viaja sozinha

Viajar sozinha te permite fazer coisas por você e mais ninguém.

Viajar sozinha permite fazer seus horários quando bem entender, visitar aqueles pontos turísticos que, às vezes, só é atraente para você (e para outros poucos loucos), ir a um restaurante e experimentar a comida que deu vontade, caminhar até quando você e ninguém mais cansar.

Afinal, viajar com uma mochila nas costas significa perrengue, certo? Certo, mas nem sempre é assim. São nos perrengues que as melhores histórias e lembranças acontecem.

São nesses momentos que você conhece os seus amigos de viagem, sente o calor do povo local e descobre que se vira nos 30 muitíssimo bem. É sendo uma mochileira que você dará mais valor às pequenas coisas que fazem com que a sua viagem seja ainda melhor.

mochileira que viaja sozinha

É sendo uma mochileira que viaja sozinha que você dá mais valor às pequenas coisas de sua viagem

E já que o papo é esse, então por que não dar uma olhada em outros posts antes de começarmos o próximo tópico?

3 coisas que toda mulher mochileira que viaja sozinha precisa saber

Fazer um mochilão é uma experiência incrível e que te transforma em vários sentidos. Mas, para que sua viagem seja ainda mais especial, elaboramos uma lista de 10 coisas que você, mochileira que viaja sozinha, precisa saber. Vamos nessa?

1 – Defina a sua viagem ideal

Se existe algo em que há muitas possibilidades, esse com certeza é o estilo de sua viagem. Lembre-se: você estará viajando sozinha, então a maneira como irá viajar depende única e exclusivamente – adivinha de quem? – de você!

Você pode optar por praia, campo, neve ou cidades grandes; também pode escolher entre fazer uma viagem com orçamento folgado ou uma com mais perrengues. Prefere viajar de carro a pegar um voo? Conhecer um único destino a ficar pingando em vários? Fazer trilhas por dias a ficar em uma cidade estruturada? Viajar a Deus dará a fazer roteiros pouco flexíveis?

viajar sozinha

Você viajará sozinha, então a maneira como vai viajar depende única e exclusivamente de você

Percebe? As opções são infinitas e você só saberá qual o seu estilo ideal para viajar se souber suas preferências pessoais. Conheça bem o seu gosto e assuma aquilo que está disposta a encarar em sua viagem.

2 – Estude bastante sobre o seu destino

A não ser que você tenha optado por fazer uma viagem sem roteiros – o que não é muito recomendável para viajante solitária, é muito importante estudar sobre o seu destino. Vá sabendo quais os pontos turísticos que quer visitar e como visitá-los, os restaurantes e bares que atendem a sua necessidade, se há alguma festividade que te interesse…

Além disso, informe-se se há uma unidade do seu banco e se existem farmácias e supermercados no seu destino escolhido. São dois pontos que provavelmente te livrarão de um grande estresse durante a viagem. Ninguém quer se estressar à toa, né?

3 – Prepara-se, principalmente a mochila

Antes de partir, é bom se certificar sobre seu plano de saúde ou seguro viagem, liberar o uso de seus cartões de crédito para o uso no exterior e fazer o mochilão ideal. Esse último ponto é, inclusive, o grande dilema da mochileira que viaja sozinha. 

Você pode pegar ainda mais dicas nesse artigo aqui que fizemos para mochileiros de primeira viagem. Se for seu caso, é bom dar uma olhada.

fazer a mochila

Saber fazer a mochila é um processo essencial para a mochileira que viaja sozinha

Acostume-se: muitas das coisas que tinha escolhido para ir com você terão que ficar para trás porque não caberão na mochila. Separe sempre as combinações de roupa, tenha apenas uma ou duas opções para sair à noite e não abuse na quantidade de calcinhas – três são mais que suficientes.

Afinal, você vai precisar de uma enquanto estiver usando, a outra estará molhada depois que a lavou no chuveiro (sim, no chuveiro) e a última ficará como reserva para quaisquer eventualidades.

Ah, e não se esqueça dos itens básicos! Coisas como soro, protetor labial, filtro solar, adaptador universal de tomadas e baterias extras passam quase despercebidos, mas são fundamentais. E faça sempre uma malinha de mão com tudo que precisa para um dia caso sua mala resolva passear em outro destino.

A quantidade de coisas que uma mochileira que viaja sozinha precisa saber são infinitas. No entanto, o conhecimento vem mais com você botando a cara no mundo e ganhando lindas experiências.

Então, que tal viajar mais? Esquece essa história de que “vou ficar por aqui, pois não tenho companhia”, porque, afinal, o mundo inteiro é companhia pra você.

Como ter liberdade com a internet