Oito cachoeiras do Brasil para conhecer o quanto antes

“Um país tropical abençoado por Deus e bonito por natureza”. Qualquer pessoa que já viajou pelo país entende exatamente o que o cantor e compositor Jorge Bem Jor quis dizer na famosa canção “País Tropical”. Caso você ainda não tenha compreendido a mensagem dever conhecer algumas das cachoeiras do Brasil com águas cristalinas e cenários fantásticos.

Além de admirar a beleza das quedas d’água espalhadas pelo país, você ainda tem a chance de desfrutar do contato direto com a natureza e se livrar do estresse acumulado durante o cotidiano.

(Inserir imagem aqui)

Outra possibilidade muito bem-vinda e emocionante é a jornada em busca das melhores cachoeiras para esportes radicais. Esta é uma excelente alternativa para quem gosta de adrenalina ou deseja fugir da rotina esporadicamente. O que não faltam são bons motivos para conhecer as cachoeiras mais incríveis do país. Vamos nessa?

Confira 8 cachoeiras do Brasil para visitar em breve

As cachoeiras do Brasil são encantadoras e podem fazer com que qualquer pessoa ganhe o dia com um mergulho ou apenas parando para contemplar essas magníficas riquezas naturais. Confira oito opções espalhadas pelo território nacional:

1 – Cataratas do Iguaçu em Foz do Iguaçu (PR)

As maiores cachoeiras do país ficam na divisa do estado do Paraná, na Região Sul, com a província de Missiones, na Argentina. As Cataratas do Iguaçu são um verdadeiro espetáculo da natureza e contam com aproximadamente 270 metros de cascatas no Rio Iguaçu, que deu origem ao Parque Nacional do Iguaçu, em Foz do Iguaçu (PR).

Cataratas do Iguaçu conhecidas cachoeiras do Brasil

Cataratas do Iguaçu são as mais famosas cachoeiras do Brasil

A grandiosidade das Cataratas do Iguaçu se tornou ainda mais reconhecida em todo o planeta em 2012 com a conquista do título de uma das Novas Sete Maravilhas da Natureza.

Milhões de pessoas de todos os cantos do planeta visitam anualmente o parque para testemunhar a imensidão das águas. Definitivamente, as Cataratas do Iguaçu são as mais famosas e as mais incríveis cachoeiras do país, quiçá das Américas.

2 – Cachoeira do Caracol em Canela (RS)

Mais ao sul do Brasil, você precisa conhecer a Cachoeira do Caracol, situada no município de Canela, na serra gaúcha. Com mais de 130 metros de queda d’água, o local conta com um mirante e é considerada parada obrigatória para todos que desejam passar pela serra e curtir o frio intenso e a neve no inverno.

Cachoeira Caracol Serra Gaúcha

Cachoeira do Caracol é um dos principais pontos turísticos da serra gaúcha

A Cachoeira do Caracol recebeu este nome por causa de uma escada no formato de um caracol que faz parte de toda a paisagem. O cenário espetacular pode ser observado de um elevador panorâmico no Parque Estadual do Caracol.

Vale lembrar que a cascata fica entre as cidades de Canela e Gramado, um dos destinos mais procurados pelos turistas de dentro e fora do país na época mais gelada do ano e também nas festividades de Natal e Réveillon.

Portanto, a cachoeira se transforma em mais um motivo para conhecer região verdadeiramente encantadora no Rio Grande do Sul.

3 – Cachoeira do Tabuleiro em Conceição do Mato Dentro (MG)

Uma das maiores cachoeiras do Brasil, Cachoeira do Tabuleiro é também uma das mais conhecidas no estado de Minas Geras e fica na cidade de Conceição do Mato Dentro.

Cachoeira do Tabuleiro Trilha Guia

Com acesso difícil, a Cachoeira do Tabuleiro exige orientação de um guia para evitar qualquer imprevisto na trilha

A água cai por cerca de 275 metros até alcançar um poço. No entanto, os caminhos até atingir o cenário espetacular são complicados e é indicado contar com a ajuda de um guia para não sofrer com nenhum imprevisto.

4 – Cachoeira do Itambé em Cássia dos Coqueiros (SP)

Uma queda de 85 metros com um volume inacreditável. Definitivamente, a Cachoeira do Itambé é uma das mais surpreendentes de todo o estado de São Paulo e se localiza na cidade de Cássia dos Coqueiros. O caminho passa pelo camping do Zé Manso e é preciso pagar para entrar na trilha.

Cachoeira do Itambé cachoeiras do Brasil beleza natural

Cachoeira do Itambé é uma das mais belas cachoeiras do Brasil

Contudo, a caminhada é bastante rápida e dura cerca de meia-hora. Esforço que é totalmente recompensado ao admirar o espetáculo da natureza bem diante dos seus olhos.

5 – Cachoeira Conde D’eu em Sumidouro (RJ)

O Rio de Janeiro tem diversas praias lindíssimas e também conta com várias opções quando se trata de quedas d’água. Um ótimo exemplo disto é a Cachoeira Conde D’eu com aproximadamente 130 metros de atura.

Situada na cidade de Sumidouro, a visão da cachoeira é de tirar o fôlego. O choque das águas dá origem a uma nuvem de água que forma uma espécie de arco-íris nos dias ensolarados. De fato, é uma das cachoeiras do Brasil que você precisa visitar o quanto antes.

6 – Cachoeira do Tororó em Santa Maria (DF)

A Cachoeira do Tororó fica situada em Brasília e um excelente ponto para quem gosta de viver fortes emoções. Afinal, esta é uma cachoeira para esportes radicais e costuma receber adeptos do rapel. Quem gosta de uma atividade mais trânquila pode aproveitar as trilhas ecológicas para intensificar o contato com a natureza durante a sua passagem pela região.

Só que antes que você veja o que falta para concluir o nosso conteúdo, queremos compartilhar com você alguns artigos bem interessantes de nosso blog sobre esportes radicais, dá uma olhada:
1 – 5 Esportes radicais para crianças
2 – Esportes radicais urbanos: conheça quais são os melhores
3 – 4 benefícios dos esportes radicais

7 – Poço Azul em Riachão (MA)

O próprio nome já coloca o “Poço Azul” entre as mais belas cachoeiras do Maranhão. Localizada no município de Riachão, essa é uma das cachoeiras do Brasil com águas cristalinas e que oferece um local perfeito para dar mergulhos inesquecíveis e ainda descansar completamente.

Dá uma olhada nesse vídeo incrível que pesquisamos para você…

8 – Cachoeira El Dourado em Serra do Aracá (AM)

A maior entre as maiores cachoeiras do Brasil. Esta é a Cachoeira El Dourado no município de Serra do Aracá, no Amazonas. A sua cascata com mais de 350 metros de queda livre é capaz de tirar o fôlego de qualquer um dos seus muitos visitantes.

Cachoeira El Dourado Maior Cachoeiras do Brasil

El Dourado: maior entre as maiores cachoeiras do Brasil com 350 m de altura

Fica evidente que em qualquer região é possível encontrar lindas e grandiosas cachoeiras para se aventurar com esportes radicais ou apenas para fugir da cidade grande.

Portanto, escolha a cascata que mais chamou a sua atenção ou que fica mais próxima da sua casa e comece a montar o roteiro de viagem agora mesmo. Afinal, sempre vale a pena conhecer as belezas naturais do nosso país.

[data-image-id='gourmet_bg']
[data-image-id='gourmet_bg']
[data-image-id='gourmet_bg']
[data-image-id='gourmet_bg']
[data-image-id='gourmet_bg']
[data-image-id='gourmet_bg']
[data-image-id='gourmet']
[data-image-id='gourmet']
[data-image-id='gourmet']
[data-image-id='gourmet']
[data-image-id='gourmet']
[data-image-id='gourmet']
[data-image-id='gourmet']
[data-image-id='gourmet']
[data-image-id='gourmet']
[data-image-id='gourmet']