Renovar Passaporte: 10 passos para fazer rapidamente

Muitas vezes quando precisamos renovar passaporte, acabamos nos deparando com diversas dificuldades e trâmites burocráticos que, na maioria dos casos, nem sabemos lidar direito.

E é para ajudar você a renovar passaporte com mais facilidade, que preparamos este artigo.

Renovar passaporte

Renovar passaporte pode ser mais fácil do que você imagina! Confira algumas dicas e links que vão facilitar o processo.

Confira a seguir 10 passos para renovar o seu passaporte de forma mais rápida, compreendendo as burocracias, se adaptando a elas e, é claro, tudo pensado para fazer com que você não precise remarcar a sua tão sonhada viagem.

Passo 1 para renovar passaporte: descobrindo a necessidade

Se você está com um passaporte vencido ou prestes a chegar à sua data de expirar e está precisando viajar para o exterior, não há outra forma: você terá de renová-lo.

Variando de acordo com a idade, para descobrir a data de validade do seu passaporte, é muito simples: no caso de já ser maior de 18 anos, o passaporte é válido por 10 anos.

Para passaportes de crianças com 04 anos completos até jovens com 18 anos incompletos, a validade dele é de 05 anos e é reduzida gradativamente de acordo com a idade da criança.

Mas não se preocupe: o processo para renovar passaporte será praticamente o mesmo de quando você o fez pela primeira vez.

A principal diferença em renovar passaporte em relação à sua emissão original é que, desta vez, você precisará levar o passaporte antigo às autoridades com a finalidade de dar baixa a ele.

Se você não fizer isso, será cobrada uma multa que fará com que o valor a ser pago para ter o novo passaporte possa chegar ao dobro.

Passo 2 para renovar passaporte: juntando os documentos necessários

Assim que você percebe que terá de renovar passaporte para realizar aquela tão esperada viagem, é chegado o momento de juntar os documentos que serão necessários para isso.

Confira abaixo a lista completa de documentos que você precisará apresentar quando for renovar passaporte.

  • Carteira de identidade;
  • CPF;
  • Título Eleitoral;
  • Passaporte antigo;
  • Para homens, também é necessária a apresentação do certificado de reservista ou equivalente à comprovação de regularidade com a junta militar do seu município.

Passo 3 para renovar passaporte: solicitando na Polícia Federal

O órgão responsável por emitir passaportes no Brasil é a Polícia Federal, não importa se é a primeira ou a segunda vez que você vai fazê-lo.

E com os documentos em mãos, basta acessar o site da Polícia Federal para começar a fazer a sua solicitação para renovar passaporte.

Para ir direto à página em que pode ser feita a solicitação para renovar passaporte, clique aqui.

Você deverá ver a tela abaixo.

Renovar passaporte

Ao acessar o site da Polícia Federal para renovar passaporte, você deverá preencher todas as informações nesta tela.

Todos os dados devem ser preenchidos de forma correta e você deve estar atento para qualquer atualização em algum documento que você tenha, como por exemplo, ter mudado o seu nome para casado.

Com os dados dos quatro campos preenchidos, você chega ao próximo passo.

Passo 4 para renovar passaporte: emitindo a (GRU)

Como da primeira vez, você terá que pagar uma taxa para renovar passaporte.

Renovar passaporte

Pague uma taxa para renovar passaporte através da Guia de Recolhimento da União.

Esta taxa é conhecida como GRU (Guia de Recolhimento da União), o documento tributário oficial para pagar as taxas diretamente à conta da União.

Para emitir a GRU com a finalidade de renovar passaporte, acesse aqui.

Passo 5 para renovar passaporte: pagando a GRU

Atualmente, a taxa para confecção do novo passaporte é de R$ 257,25 válido para todo o território nacional.

Ainda que seja um gasto considerável, você pode aprender, neste link, como economizar dinheiro para a sua viagem.

Com a GRU em mãos, impressa ou com seus números devidamente anotados, escolha a sua agência bancária de preferência, vá até ela e realize o pagamento do Guia de Recolhimento da União para renovar passaporte.

Passo 6 para renovar passaporte: agendando a ida ao Departamento da Polícia Federal (DPF)

Somente após a confirmação de pagamento da GRU, é que será possível fazer o agendamento para renovar passaporte, o que pode ser feito neste link, sendo que você deverá visualizar a tela abaixo para dar prosseguimento à requisição de um novo passaporte.

Renovar passaporte

Com o agendamento para renovar passaporte, você já está muito mais perto de conseguir chegar em qualquer lugar do mundo.

Nesta ida ao Departamento da Polícia Federal mais próximo da sua região, você deverá coletar todos os documentos que vimos no primeiro passo deste artigo, além de apresentar os demais documentos já obtidos durante o passo a passo.

E com todos os dados preenchidos, gere o PDF e imprima a tela que diz “detalhamento de agendamento”, já que é com ela que você poderá de fato comprovar o seu agendamento eletrônico.

Outro ponto a ser destacado, é que o horário informado é único, ou seja, é para o atendimento de apenas uma pessoa. Por isso, é recomendável que você se programe para chegar ao local indicado com 15 minutos de antecedência.

Passo 7 para renovar passaporte: comparecendo ao DPF

De acordo com a hora e o local informado durante o seu agendamento para renovar passaporte, você deverá comparecer ao Departamento da Polícia Federal com a finalidade de apresentar todos os documentos necessários e tirar a foto que será utilizada no passaporte renovado.

Importante salientar que além dos documentos originais, da carteira de identidade, do CPF, do título eleitoral, do passaporte antigo e do comprovante de quitação frente às obrigações militares (para homens), você ainda deverá levar:

  • o comprovante de pagamento da GRU;
  • protocolo da solicitação para renovar passaporte;
  • e o comprovante de agendamento para aquele dia e local.

Também cabe frisar que o atendimento só será possível se você fizer o agendamento eletrônico pelo link informado no passo anterior para renovar passaporte.

Passo 8 para renovar passaporte: recebendo o documento

Depois de tudo o que você fez para renovar passaporte, é chegada a hora, finalmente, de ir buscar o seu passaporte novinho em folha.

Após ter cumprido o sétimo passo, você saberá a data e hora da entrega do seu passaporte, então, basta comparecer ao local informado portando documento de identidade original com foto para retirar o seu novo passaporte.

Renovar passaporte

Finalmente com o passaporte renovado em mão, você pode começar (ou continuar) a desbravar o mundo.

Depois que você apresenta o documento de identidade, pode ser feito o reconhecimento de sua digital, bem como será obrigatória a assinatura de que você retirou o passaporte.

E agora que você já está com o passaporte em mãos, que tal dar um tempo na leitura deste artigo e conhecer estes destinos incríveis para começar a planejar a sua próxima viagem?

1 – Os melhores 6 pontos turísticos do Chile

2 – Lugares mais secretos do mundo: conheça 5 lugares super secretos

3 – 10 belas paisagens para conhecer na África

Passo 9 para renovar passaporte: em caso de furto, roubo ou perda

De acordo com a Constituição, através da determinação dada pelo Decreto nº 1.983, de 14 de agosto de 1996, você é obrigado a registrar um boletim de ocorrência para notificar às autoridades que o seu passaporte foi roubado.

Neste caso, após o BO registrado, você deverá comparecer à unidade da Polícia Federal mais próxima portando documento de identidade e boletim de ocorrência com a finalidade de obter orientações a respeito dos próximos passos para renovar passaporte.

Mesmo que o seu passaporte roubado já esteja vencido, você deverá fazer isso, já que precisará dele para dar entrada à solicitação de um novo passaporte.

Nos demais casos, como extravio, furto ou perda de um passaporte ainda válido, você deve ir imediatamente a algum Departamento da Polícia Federal e solicitar a “Comunicação de Ocorrência com Documento de Viagem”.

Passo 10 para renovar passaporte: quando ele já está em mãos

O novo passaporte tem validade de 10 anos. Ou seja, ter que fazer este passo a passo para renovar passaporte novamente, ainda levará um bom tempo.

Renovar passaporte

Agora que você já conseguiu renovar passaporte, o seu mais novo destino com belas paisagens, está à sua espera.

E depois de toda a burocracia e de todo o passo a passo que você passou para renovar passaporte, a única coisa que ainda podemos desejar é que você aproveite este seu novo documento para viajar o mundo e fazer aquela tão sonhada viagem.

Como ter liberdade com a internet